O Dacia Spring recebe atualização depois de há algum tempo ter recebido uma renovação mais profunda na estética. Dessa maneira, a novidade não reside na parte estética. De acordo com a marca romena, não muda rigorosamente nada! Já na cadeia cinemática, tudo é bem diferente, o mesmo sucedendo no que toca ao chassis e à travagem. Alterações que não deverão ter impacto no preço ultracompetitivo, apesar da nova bateria e mudanças em vários pontos do modelo.
O sucesso nem sempre se escreve com a palavra Dacia. E, com toda a certeza, o Spring não conhece o sucesso do Sandero e do Duster. O preço é um chamariz intenso, mas havia muita coisa que necessitava de melhoria para o Spring ser um sucesso comercial. Ainda por cima, a Leapmotor decidiu trazer para a o Velho Continente o T02 e dificultou a vida do Spring.

Dacia Spring recebe atualização… será suficiente?
De facto, o Dacia Spring necessitava de uma mudança mais profunda. Que, mesmo assim, não o vai levar a ser um cisne. Olhemos, então, para as mudanças.
Em primeiro lugar a bateria tipo LFP, uma novidade para a Renault e para a Dacia, que tem uma vida mais longa e é mais segura. Porém, perde densidade energética e no Spring passa a ter 24,3 kWh líquidos contra os 26,8 kWh do modelo atual.

Em segundo lugar, apesar de tudo isto, a Dacia diz que a autonomia medida pelo protocolo WLTP ficou igual, ou seja, 225 km.
Por outro lado, o carregamento também evolui. De acordo com a Dacia, o Spring aceita o máximo de 40 kW (era de 30 kW) e manteve os 7 kWh em corrente alterna.

Há, também, novas mecânicas
Naturalmente que a Dacia não podia perder a oportunidade de mudar os motores elétricos do Spring. Recordamos que até agora existam as versões de 45 e 65 cv. O salto é dado para duas versões com 70 e 100 cv!

Porque esses valores poderiam colocar em causa o chassis do Spring, a Dacia mexeu. Desde logo nos eixos, ao introduzir uma barra estabilizadora e afinações diferentes para molas e amortecedores. A Dacia terá feito alguma coisa para encaixar os 137 Nm de binário (mais 24 Nm) já que o valor anterior colocava algumas dificuldades ao eixo dianteiro do Spring. De acordo com a Dacia, a travagem recebe modificações de fio a pavio. Tudo para evitar as dificuldades que são sentidas no atual modelo.






