A família S da casa de Gaydon está mais completa com a chegada do Aston Martin DB12 S. Um automóvel que toca os 700 cv e ganha maior agressividade que dilui, ligeiramente, a sua elegância. Porém, esta era uma evolução inevitável para um dos automóveis mais espetaculares da Aston Martin. Por outro lado, o motor continua a ser o V8 de 4.0 litros duplo turbo emprestado pela AMG.
A gama de modelos S da Aston Martin completa-se depois da Aston Martin ter lançado o Vantage S e o DBX S. O Aston Martin DB12 S sobre dos 680 para os 700 cv, extraídos do motor V8 de 4.0 litros da AMG com dupla sobrealimentação. O binário ficou exatamente o mesmo com 800 Nm. Porém, os 20 cv a mais na potência permitem que este seja um carro mais rápido.

Aston Martin DB12 S vai dos 0-100 km/h em 3,5 segundos
Com toda a certeza que a potência faz a diferença e quando alinhada com um “Launch Control” melhorado, o Aston Martin DB12 S chega aos 100 km/h em meros 3,5 segundos. Menos um décimo face ao DB12 “normal”.

Por outro lado, a velocidade máxima ficou a mesma, ou seja, 325 km/h. Mesmo assim, a Aston Martin decidiu otimizar o chassis e passar a oferecer de série os travões de carbono-cerâmica. Conseguiu-se, assim, uma redução do peso não suspenso de 27 kg.

Nova aerodinâmica e mais algumas alterações
De acordo com a Aston Martin, o DB12 S exibe um novo escape feto em aço inoxidável com quatro saídas. Porém, os silenciadores podem ser feitos em titânio (opcional) oferecendo uma “música” mais intensa. São mais 1,5 dB, reduzindo o peso do sistema em 11,7 quilogramas.

Com o intuito de oferecer mais apoio aerodinâmico, há um novo “spliter” dianteiro e um redesenhado difusor na traseira. Na dianteira, o “spliter” orienta o ar para as cavas das rodas.

As aberturas do capô podem ser em fibra de carbono (opcional) e não têm apenas funções estéticas. Dessa maneira, são responsáveis por extrair muito do calor gerado pelo bloco V8.

Finalmente dizer que esta versão DB12 S conta com estofos específicos, um botão de seleção do modo de condução em alumínio anodizado vermelho. Igualmente diferente a calibração do pedal do acelerador para criar, de acordo com a Aston Martin, melhor reação e despertar novas sensações ao volante. O carro estará disponível no primeiro trimestre de 2026.






