Novo Renault Clio está mais moderno e eficiente

O novo Renault Clio aproveita o nome e a plataforma, mudando tudo o resto para ficar mais moderno, musculado, eficiente e… atraente!

Vendeu mais de 500 mil unidades em Portugal e chega agora à sexta geração. E, com o propósito de criar um automóvel que se mantenha no topo das vendas, optou por começar tudo de novo. Desse modo, o novo Renault Clio aproveita o nome e a plataforma, mudando tudo o resto face à mais recente evolução do utilitário da marca. De acordo com a Renault, esta sexta geração destaca-se pelo estilo inovador e pelo facto de ter sido melhorado em todas as áreas. Também está mais eficiente.

Olhando para as fotos já percebeu que a Renault decidiu partir de uma folha em branco para fazer esta sexta geração do seu utilitário. Olhando para a evolução em 2019 – passagem da quarta para a quinta geração – e para este novo Renault Clio, estamos a falar de coisas bem diferentes.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Na época foi decidida uma evolução e não uma revolução, que acabou por não ter o sucesso esperado. Em 2023 a Renault corrigiu e o estilo tornou-se mais agressivo. Com a chegada da sexta geração, que vai estar à venda no início de 2026 , tudo é bem diferente!

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Novo Renault Clio com estilo musculado

Comecemos pelo estilo. A frente destaca-se com a grelha proeminente e inclinada como o nariz de um tubarão, capô alongado e faróis separados. Assim, de repente, a grelha parece a “Jet Fighter” dos Mitsubishi. A forma como está aplicada parece que flutuante.

Por outro lado, os faróis são estruturas complicadas sem lente de proteção. Assim à maneira do Renault 5 original na versão para os Estados Unidos.

Atrás, os farolins funcionam como quatro blocos separados e a formar uma protuberância na lateral do carro. A tampa da mala está limpa e surge apenas o logótipo da Renault e o nome do modelo. Com cavas das rodas pronunciadas e a lateral sem grandes proezas de estilo, o novo Renault Clio mostra-se atlético.

Com toda a certeza devido às ranhuras provocadas pelos farolins traseiros, o recorte dos faróis nos guarda-lamas e o vinco na parte inferior das portas. Além da frente proeminente onde se destacam, também, os dois meios losangos de cada lado do carro que funcionam como luzes diurnas. As rodas são de dimensões generosas.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

A sexta geração do Clio está maior

Com 4116 mm de comprimento, o novo Renault Clio cresceu face a anterior geração. Contas feitas, são mais 70 mm. Mas há mais crescimento! O carro está 39 mm mais largo (1768 mm), mas ganhou apenas 11 mm na altura (1451 mm). O que não mudou foi a plataforma que continua a ser a CMF-B do grupo Renault. Por essa razão, a distância entre eixos só evoluiu 8 mm para os 2591 mm.

Onde não houve progressos foi na bagageira com os mesmos 391 litros. Vá lá, houve progressos na versão E-Tech que ganhou 8 litros! Curiosamente, a altura do acesso de carga ficou mais alto quatro centímetros. Outra boa notícia… a versão com GPL tem, agora, um depósito maior que passou de 39 para 50 litros.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Interior do novo Renault Clio com sensação de… deja vu!

De acordo com a Renault, a qualidade dos materiais e da montagem foi uma das preocupações do caderno de encargos do novo Clio. Algo a verificar aquando do ensaio ao modelo.

A sensação de deja vu é dada pelo painel de instrumentos e alavanca colocada atrás do volante e que controla a transmissão. Onde é que já vimos isto? Claro! Nos Renault 4 e 5. Por outro lado, o volante é semelhante ao do Rafale, dando, assim, uma nota de sofisticação.

O painel de instrumentos tem 7 polegadas (10 polegadas nas versões de topo) enquanto o ecrã sensível ao toque tem, sempre, 10 polegadas. Há vários comandos físicos na consola posicionado de forma ergonómica. E lá está a referida alavanca por trás do volante para comandar a transmissão automática. Tudo agradável à vista e oferecendo um aspeto mais desportivo, se assim quiser.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Mecânicas mais eficientes e… fim do diesel!

Do mesmo modo que o estilo e o interior mudaram bastante, a gama de motores também foi alterada. Em primeiro lugar recebe o motor 1.2 litros a gasolina com três cilindros (conhecido do Austral) que debita 115 cv. A versão com alimentação GPL debita 120 cv. O motor a gasolina pode ter caixa manual de 6 velocidades ou a EDC automática de dupla embraiagem também com 6 velocidades. Por outro lado, a segunda versão está equipada, apenas, com caixa EDC.

Outra novidade é o bloco 1.8 litros híbrido que se estreou no Dacia Bigster. O sistema híbrido E-Tech é o mesmo, mas com a cilindrada do bloco a gasolina maior (de 1.6 para 1.8) e a potência a progredir para os 160 cv. Como o novo Renault Clio não tem tração integral, não receberá a caixa de cinco velocidades de dentes direitos e sem embraiagem do Duster. Permanece, assim, a unidade de quatro velocidades. Como referimos, o motor diesel desaparece da gama do novo modelo, o que deixará alguns clientes do Renault Clio tristes.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

A gama do novo Renault Clio

Com o fim de simplificar a escolha, a gama do novo Renault Clio oferece três níveis de equipamento, de acordo com a Renault, muito recheados. Em primeiro lugar o Evolution. Oferece regulador de velocidade adaptativo e travagem automática de emergência, aviso e prevenção de saída da via, sistema de monitorização da atenção do condutor e travão de estacionamento automático. Junta-se o ecrã central de 10 polegadas com replicação de smartphone, tecido no painel de instrumentos e banco do condutor regulável em altura, ar condicionado e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro.

Em segundo lugar, o nível Techno. Fazem parte o Sistema multimédia OpenR Link com Google integrado (Google Maps, Google Assistant e Google Play), ar condicionado automático e vidros traseiros escurecidos, espelho retrovisor interior electrocromático e apoio de braço central dianteiro. Encontramos ainda iluminação ambiente LED e Renault Multi-Sense, cartão mãos-livres e espelhos retrovisores rebatíveis automaticamente, jantes em liga leve de 16 polegadas e câmara de marcha-atrás, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento e limpa-para-brisas automático, sistema de som com 6 altifalantes.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Esprit Alpine é o topo da gama Clio

Finalmente, o nível esprit Alpine, topo de gama. Como tal oferece inserções Alcantara e acabamentos específicos, pedais em alumínio e carregador de smartphone por indução, banco do passageiro regulável em altura e logótipo projetado. Adiciona, ainda, jantes em liga leve de 18 polegadas com inserções azuis e logótipos e monograma Clio Dark Chrome, frente específica e inserções nos para-choques, regulador de velocidade adaptativo inteligente e sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral. Contempla, ainda, alerta de ângulo morto e saída segura dos ocupantes, alerta de obstáculo traseiro em manobras de marcha-atrás e sistema de travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Completo sistema de ajudas à condução e segurança

Além do travão de estacionamento automático, de série em todas as versões, o novo Renault Clio integra muitas ajudas à condução (ADAS). Estão disponíveis até 29 funções diferentes (dependendo do nível de equipamento) provenientes dos segmentos superiores. Incluindo muitas novidades para o Clio, como o sistema Active Driver Assist, com regulador de velocidade adaptativo inteligente (introduzido com o Renault 5), a deteção dianteira e traseira com correção de trajetória de emergência.

RENAULT CLIO VI FULL HYBRID E TECH (RB3B1 HEV)

Apontamos, também, a travagem ativa de emergência em manobras de marcha-atrás, o aviso de saída segura dos ocupantes e, pela primeira vez na Renault, na Europa, a assistência à travagem de emergência, que desacelera o automóvel até à imobilização completa em caso de inatividade do condutor. O regulador de velocidade adaptativo é de série em todas as versões. Por fim, o botão My Safety Switch, localizado à esquerda do volante no painel de instrumentos, permite desativar ou ativar, simultaneamente, as configurações até cinco funções de ajuda à condução.