Ainda só foi revelado nas especificações coreanas, mas será assim o novo Kia Stonic. Uma remodelação com mudanças no estilo exterior e no interior, além de um motor a gasolina com versão híbrida. Com toda a certeza que o objetivo da casa sul-coreana é estar preparada para a rivalidade com modelos como o Ford Puma ou o Nissan Juke, só para exemplificar.
Com o intuito de se aproximar da linguagem de estilo da marca, o novo Kia Stonic surge diferente. Em primeiro lugar beneficia de uma frente próxima do EV3 e outros modelos da Kia. Em segundo lugar, a traseira também não escapa ao tema “Opposites United”, embora seja uma interpretação mais, digamos, clássica.

Novo Kia Stonic mantém dimensões
Por outro lado, a marca não mexeu nas dimensões que se mantiveram: 4165 mm de comprimento, 1760 mm de largura, 1520 mm de altura e 2580 mm de distância entre eixos. A capacidade da bagageira também não conheceu alterações, oferecendo 352 litros.

Mecânica convencional
De acordo com as informações da Kia, o bloco 1.0 litros é a base, sendo oferecido em duas versões. A primeira não tem hibridização e debita 100 cv e 172 Nm de binário. A segunda conta com hibridização ligeira oferecendo 115 cv e os mesmos 172 Nm de binário.




Contas feitas às performances, o Kia Stonic 1.0 acelera dos 0-100 km/h em 11 segundos, enquanto o 1.0 MHEV faz o mesmo exercício em 10,7 segundos. Os valores de emissões de CO2 são de 133/131 (caixa manual ou automática) e 129/127 (caixa manual/automática) respetivamente, para o 1.0 e 1.0 MHEV. A caixa manual tem seis velocidades, a automática tem sete relações.

Interior mais perto dos Kia mais recentes
Por dentro, o novo Kia Stonic também está mais perto de modelos como o EV3. Só para ilustrar, o painel de instrumentos inclui dois ecrãs de 12,3 polegadas e controlos multimodo. Há, também, novas funcionalidades para o sistema ADAS.
As especificações finais para a Europa e definições de preços e gamas em Portugal serão confirmadas mais tarde.