Acaba de ser apresentado na antecâmara do Salão de Munique o primeiro modelo BMW Neue Klasse. O novo BMW iX3 possui uma série de novidades e de características que vão esculpir a próxima geração de automóveis 100% elétricos. Aliás, de acordo com a casa bávara, este é um “veículo verdadeiramente desenvolvido pelo software”. Um SUV que não deixa de impressionar, mantendo os códigos de estilo da BMW.
Com toda a certeza, uma das pessoas mais felizes neste lançamento era Oliver Zipse, o CEO do Grupo BMW. “O Neue Klasse é o nosso maior projeto focado no futuro e é um enorme salto em termos de tecnologia, condução e estilo. Praticamente tudo é novo, mas é mais BMW do que nunca!” Em outras palavras, a BMW dedicou muito tempo a encontrar a relação perfeita entre o software e o hardware que criou o iX3.

Novo BMW iX3 é definido por software
Por certo que os muitos meses de desenvolvimento deram à BMW muita confiança neste iX3. Dessa maneira, o novo BMW iX3 é definido como o primeiro automóvel da casa bávara definido por software.

De facto, o iX3 impressiona de diversas formas. Em primeiro lugar pelos quatro super cérebros que fazem parte da estrutura do carro oferecendo um poder de computação superior em 20 vezes ao atual iX3. Em segundo lugar, o sistema permite condução autónoma de nível 3. Finalmente, a arquitetura de software do modelo pode ser atualizada de forma continua incluindo funcionalidades de Inteligência Artificial.

O quarteto de processadores oferece os seus serviços para ajudar a dinâmica de condução, a condução autonomia, info entretenimento, conforto e funções ligadas à cadeia motriz.

Super processadores tornam funções mais velozes
A BMW quis acabar com um dos maiores problemas das atualizações sem fios: a demora em concluir a atualização. Só para ilustrar, há modelos que levam horas para concretizar uma atualização simples. De acordo com a marca bávara isso não sucede no iX3. Graças aos quatro super processadores, a mais extensa atualização não demora mais de 20 minutos.

Por outro lado, a BMW diz que o processador encarregue da dinâmica de condução –transmissão, travões, recuperação de energia e direção – tem uma capacidade de processamento 10 vezes superior ao de um sistema convencional. Desse modo, e porque é um SDV (Software Developed Veihcle, ou veículo desenvolvido por software) o novo BMW iX3 oferece novas funcionalidades em termos de conectividade.

Exemplos? Tudo aquilo que é enviado do exterior – só para ilustrar, destinos para a navegação – é executado quase em tempo real. Do mesmo modo, a aplicação MyBMW permite monitorizar a velocidade de carregamento e definir as horas para carregar a bateria.

Bateria de elevada capacidade e ampla autonomia
A primeira versão do novo BMW iX3 a estar disponível será a 50 xDrive. De acordo com a BMW, o consumo é de 15,1 kWh/100 km e uma autonomia de 805 km. Haverá mais versões, inclusive uma de entrada de gama. Por outro lado, a produção do novo BMW iX3 está fechada, numa primeira fase, em Debrecen, na Hungria. Depois, Shenyang, na China, vai ser a “casa” do novo BMW iX1.
Com o propósito de chegar a autonomias como as reclamadas pela BMW, o modelo tem uma bateria de 108,7 kWh. De acordo com a BMW, será a primeira aplicação de células cilíndricas com densidade de energia superior em 20% e velocidade de carregamento 30% mais rápida.

Com 4782 mm de comprimento, 1895 mm de largura e 1635 mm de altura, o novo BMW iX3 oferece uma bagageira com uma capacidade entre 520 e 1750 litros. Há um “frunk” na dianteira com mais 58 litros.

Novo BMW iX3 com carregamento (muito) rápido
Com o fim de proporcionar mais rapidez no carregamento, a BMW oferece capacidade para carregar a 400 kW. Quer isto dizer que pode recuperar 372 km de autonomia em meros 10 minutos. Por outro lado, tem capacidade V2G (veículo para a rede) e V2H (veículo para casa) e V2L (veículo para carga de outros aparelhos). A potência é de 469 cv com um binário de 645 Nm, com uma velocidade máxima de 210 km/h. A autonomia dos vários modelos oscila entre os 678 e os 805 km com a arquitetura elétrica de 800V. Vai dos 0-100 km/h em 4,9 segundos.

O novo BMW iX3 estará disponível na primavera de 2026 na Europa, no verão do mesmo ano nos EUA, o mesmo calendário para a China. Preços também ainda não são conhecidos.