Jeep dá Neve a Lisboa deu-se a conhecer no Martinho da Arcada

O “Jeep Dá Neve a Lisboa” recria uma tradição nascida há 400 anos quando D. Filipe II mandava vir neve e gelo da Serra da Estrela.

A grande novidade do Calendário de Atividades 2025 do Clube Escape Livre foi apresentada no Martinho da Arcada, em Lisboa. O “Jeep Dá Neve a Lisboa” recria uma tradição nascida há 400 anos quando D. Filipe II mandava vir neve e gelo da Serra da Estrela. Com o intuito de se refrescar com água cristalina e gelada e deliciar a sua corte com gelados de fruta. A Jeep e o Clube Escape Livre, com a colaboração da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE), Marinha do Tejo e as Câmaras Municipais de Alcochete e Lisboa vão percorrer o caminho do gelo desde Manteigas até Lisboa.

O Professor Carvalho Rodrigues espoletou a ideia de recriar esta tradição com mais de 400 anos. E, em 2021, o Clube Escape Livre fez uma primeira edição do “Dar Neve a Lisboa” reservada a jornalistas. Quatro anos depois e com o apoio da Jeep, da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, da Marinha do Tejo, das Câmaras Municipais de Alcochete e Lisboa, da Bridgestone, First Stop, Valorpneu e SPAL, o “Jeep Dá Neve a Lisboa” vai mostrar a uma caravana de aventureiros como é que a neve e o gelo chegavam à capital.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 12

Jeep dá Neve a Lisboa apresentado no Martinho da Arcada

De acordo com a tradição, o Martinho da Arcada foi o ponto escolhido para a apresentação oficial do “Jeep Dá Neve a Lisboa”. Perante uma plateia de jornalistas e convidados, que experimentaram dos melhores vinhos da Beira Interior acompanhados do famoso Queijo da Serra. Numa parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior e a Estrelacoop.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 1

Eça de Queiroz falou da neve vinda de Manteigas

A neve fresca trazida do Covão da Ametade, em Manteigas, na Serra da Estrela, era algo muito importante para a Corte e para os habitantes da capital. De tal forma que Eça de Queiroz, no livro “O Primo Basílio” confirmou que se podia tomar neve e sorvetes em Lisboa no Martinho da Arcada. “Depois diante do Martinho, falou em irem tomar neve; mas D. Felicidade receava a frialdade; Luísa tinha vergonha. Pelas portas do café abertas, viam-se sobre as mesas jornais enxovalhados; e algum raro indivíduo, de calça branca, tomava placidamente o seu sorvete de morango.” Escreveu ele no livro.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 3

Covão da Ametade será o ponto de partida

Dessa maneira, a Serra da Estrela será ponto de partida para esta aventura. Com a recolha da neve cortada e compactada em Manteigas que seguirá a bordo do novíssimo Jeep Compass e de outros veículos da caravana. Depois será palmilhar os caminhos que levavam o precioso gelo para a Corte atravessando Proença-a-Nova, Abrantes até Alcochete.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 14

De Alcochete ao Terreiro do Paço

Onde a caravana entrará no “Bote Leão”, da Câmara Municipal de Alcochete. Até desembarcar no Terreiro do Paço com os alforges carregados de neve da Serra da Estrela. Que vão depositar no Martinho da Arcada, anteriormente conhecido como Martinho das Neves. Porque era ali o armazém da neve vinda de Manteigas.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 9

Mas a grande dúvida que permanece na mente de todos é saber como é que a neve chegava a Lisboa. Fresca e gelada depois de tantos dias. Esse é um dos aliciantes deste “Jeep Dá Neve a Lisboa”. Que vai partir da Serra da Estrela no dia 18 de setembro e chegar ao Terreiro do Paço no dia 20 de setembro.

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 10

Oportunidade única de celebrar a história

Para Sara Bravo, diretora de comunicação da Jeep, “este evento é uma oportunidade única para celebrarmos a história e a inovação. Ao recriar uma tradição com mais de 400 anos, o ‘Jeep Dá Neve a Lisboa’ permite-nos apresentar o Novo Jeep Compass. O modelo que vai liderar esta caravana simbólica e que traduz os valores da marca: capacidade de superação, tecnologia e espírito de aventura. Unimos passado e futuro numa viagem que é tão simbólica quanto emocionante.”

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 8

Por outro lado, António Miraldes, secretário executivo da CIMRBSE, destacou o facto de “a CIM Região Beiras e Serra da Estrela orgulha-se de continuar a aceitar estes desafios. Que visam promover toda a nossa região. Temos um território cheio de histórias e estórias, com muito para conhecer e descobrir. E é, sobretudo nestas alturas, depois de viver os momentos trágicos que viveram, que as nossas gentes mais precisam. Que as visitem e as venham conhecer. Estamos, como sempre, de braços abertos.”

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 7

Embarcações históricas no Tejo

Já para Rui Rosado, da Marinha do Tejo, “é importante recordar esta história. E são precisamente eventos como estes que fazem com que a Marinha do Tejo continue hoje a manter vivas embarcações históricas. Que outrora eram o motor das cidades e do país.”

JEEP DA NEVE A LISBOA MARTINHO ARCADA 2025 15

O “Jeep dá Neve a Lisboa” tem o patrocínio da Jeep, o apoio institucional da Comunidade Intermunicipal Região Beiras e Serra da Estrela, Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, Turismo do Centro, Câmaras Municipais de Manteigas, Alcochete, Lisboa e Guarda e Marinha do Tejo, e o apoio da Bridgestone, First Stop, SPAL, Valorpneu e RFM.