Recorda-se do coupé da Hyundai chamado Veloster que tinha duas portas de um lado e uma do outro? Desde que desapareceu do mercado em 2022 que se perdeu nas brumas da memória, mas pode estar de regresso. Não como coupé, mas como pequeno SUV urbano que será chamado Hyundai Ioniq 3. Para já fica a antevisão com este delicioso Hyundai Concept Three.
De acordo com a Hyundai, o Ioniq 3 vai chegar ao mercado dentro de um ano a um ano e meio. Ou seja, no final de 2026, ou início de 2027, poderá adquiri este modelo urbano do segmento B com motorização 100% elétrica.

Espírito do Veloster paira sobre o Hyundai Concept Three
No momento em que foram reveladas as primeiras imagens do modelo ficou evidente que a Hyundai conseguiu surpreender. Como o nome de código interno BJ1 (sendo que o B significa o segmento) era expectável que a casa sul-coreana mostrasse um SUV à imagem do que fez a Kia ou, no limite, um crossover.
Em contraste com isso, surgiu um coupé de três portas à imagem do que foi o Veloster. Evidentemente que este não é um Veloster, mas o espírito está lá. O formato coupé seduz e as proporções mostram que está nos limites do segmento.
De facto, não é um revivalista, longe disso, como é possível verificar na frente e na traseira e, até na lateral. Um desenho que seduz.

Sinergias com a Kia e uma versão N no programa
Por certo que existe outra razão para este estilo bem diferente do EV3 da Kia, por exemplo. Chama-se sinergias. Seria ridículo o Ioniq 3 canibalizar o EV3, ou vice-versa. Assim, mantendo a mesma base, a Hyundai oferece uma proposta diferente, não sendo mais um SUV a entrar nas contas do grupo.
De acordo com as informações da Hyundai, o Ioniq 3, perdão, o Cooncept Three, terá um comprimento de 4,28 metros (o EV3 tem 4,30 metros), mas é 10 centímetros mais baixo. A distância entre eixos é maior 4 cm que o Kia EV3 (2,72 metros).
Com toda a certeza o Ioniq 3 não terá portas de abertura antagónica, carroçaria sem pilar central e mais algumas “loucuras” de protótipo. Já o spoiler traseiro deixará de ser amarelo e transparente, porém, será mantido no modelo final. Aliás, segundo algumas informações, 80% daquilo que vemos no Concept Three será o modelo final. Por outro lado, há uma versão N no horizonte do Ioniq 3. Um bom rival, diríamos nós, para o VW ID.Polo GTI.

Habitáculo será bem diferente
Todas as vezes que um protótipo surge, os interiores costumam ser futuristas. Alguns chegam ao produto final, no caso do Hyundai Concept Three isso não vai acontecer.
Em primeiro lugar porque o produto apresentado é, ainda, demasiado futurista. Em segundo lugar, porque a Hyundai quer que o condutor tenha as mãos no volante e os olhos na estrada.

Por essa razão, o Ioniq 3 terá um ecrã frontal, comandos de voz mais precisos, widgets personalizáveis e comandos físicos à mão sem necessidade de olhar para eles. O espaço será acolhedor e amplo para acolher quatro pessoas.

Base mecânica do Kia EV3
Para que as sinergias sejam eficazes, a Hyundai deitou mão à unidade motriz do Kia EV3. Dessa maneira, a potência do Hyundai Concept Three, perdão, do Hyundai Ioniq 3, será de 204 cv com tração traseira. E duas capacidades de bateria: 58 e 81,4 kWh. A primeira autoriza uma autonomia de 430 km, a segunda até 600 km. Do mesmo modo, a arquitetura de 400 volts será aplicada ao Ioniq 3.
Na eventualidade de surgir uma versão N, poderá ter dois motores (um em cada eixo) e oferecer tração integral. Com o fim de oferecer uma gama completa, a Hyundai vai propor em cada segmento um modelo 100% elétrico num total de 21 automóveis até 2030.