Dacia tem novo CEO: Katrin Adt

A Dacia tem novo CEO que se chama Katrin Adt, uma veterana da Mercedes-Benz e Smart, indo ocupar o lugar de Dennis Le Vot.

A Dacia tem novo CEO que se chama Katrin Adt, uma veterana da Mercedes-Benz e Smart. Vai ocupar o lugar de Denis Le Vot, homem de confiança de Luca de Meo, o anterior CEO do grupo Renault, que vai sair do grupo. Recordamos que Le Vot era um dos candidatos ao cargo deixado vago por Luca de Meo. Provost está a revolucionar a gestão do Grupo Renault e há mais mexidas.

Com toda a certeza que o anúncio da saída de Denis Le Vot, o CEO da Dacia, é a maior notícia do regresso de férias. Isto depois do Conselho de Administração do grupo Renault ter escolhido François Prevost para ser o CEO do grupo no lugar de Luca de Meo.

GRUPO RENAULT FRANCOIS PROVOST CEO GRUPO RENAULT 2025 1
François Provost

Quem é François Provost?

O novo CEO do grupo Renault tem 57 anos e uma carreira que passou por organismos estatais. Formou-se em engenharia, esteve ligado ao Ministério da Economia francês tendo chegado à Renault em 2002. Passou por Portugal como diretor de gestão da Renault-Nissan entre 2005 e 2008. Esteve em várias zonas do globo e antes de ser nomeado CEO do grupo, era o diretor de compras, parcerias e relações-públicas desde 2023. Conta com uma experiência de 23 anos dentro do grupo gaulês.

GRUPO RENAULT KATRIN ADT CEO DACIA 2025 1

Dacia tem novo CEO: Katrin Adt

Com a chegada do novo CEO, moveram-se algumas peças no xadrez da gestão do grupo Renault. A mais impactante é, como referimos, a saída de Denis Le Vot, o CEO da Dacia.

Dessa maneira, a Dacia tem novo CEO, a alemã Katrin Adt, uma veterana da Mercedes-Benz. Que era, até à data, a vice-presidente da auditoria corporativa da casa de Estugarda.

Dessa forma, entrou para a DaimlerChrysler em 1999 depois de completar os estudos em Direito em Gottingen e… em Coimbra! Nasceu em 1972 e por ser filha de um diplomata, viveu no Afeganistão, Índia, República Centro Africana, Suíça e França. Foi CEO da Smart entre 2018 e 2020. Agora, passa a ser a CEO da Dacia e passa a fazer parte da gestão do grupo.

GRUPO RENAULT Philippe BRUNET GRUPO RENAULT 2025
Philippe Brunet

As outras mudanças

Por outro lado, Philippe Brunet, responsável pela engenharia de veículos elétricos e grupos motopropulsores da Ampera, filial da Renault dedicada aos veículos elétricos, passa a CTO. Em outras palavras, passa a ser o máximo responsável técnico do grupo gaulês. Sucede a Phillippe Krief que fica, apenas, como CEO da Alpine.

Por outro lado, o CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive, recebeu responsabilidades acrescidas ao tornar-se CGO. O que quer dizer esta sigla? Que Cambolive passa a ser o responsável pela supervisão do crescimento do grupo. Nessa qualidade, Katrin Adt reportará a Cambolive.

Do mesmo modo, Anthony Plouvier, vice-presidente para a estratégia e aquisições passa a ocupar o lugar de Provost como responsável pelas compras. Claire Fanget, diretora de recursos humanos da marca Renault, passa a ocupar o lugar de Bruno Laforge (que deixa a Renault) como diretora de recursos humanos e de organização de todo o grupo. Finalmente, Christian Stein continua como diretor de comunicação, mas passa a fazer parte do Conselho de Administração.