Dacia Duster chegou há um ano e já renovou todos os motores

Os motores do Dacia Duster foram todos renovado, menos de um ano depois da estreia devido à pressão de evitar multas da União Europeia.

A pressão para baixar as emissões de CO2 para salvar o ambiente e, mais importante na ótica das empresas, evitar as multas da União Europeia é enorme. Com toda a certeza que a Dacia sente essa pressão e, por isso, após um ano de comercialização, já renovou todos os motores do Dacia Duster. Mudanças sensíveis numa gama que mantém uma completa gama de opções para todos os gostos e necessidades.

A primavera de 2024 acolheu a chegada da nova geração do Dacia Duster com uma completa proposta de motorizações. Gasolina, GPL, micro-hibrido, híbrido e até 4×4. Só faltou à chamada o diesel. Mas, apertou o cerco às emissões de CO2 com as regras impostas pela União Europeia e começou a caça a esse nefasto poluente.

DACIA DUSTER TCE130 2024 PRIMEIRO ENSAIO 10

Dacia Duster com renovação mecânica

Com toda a certeza que as mudanças são profundas. Se é verdade que o bloco de 3 cilindros com 1.2 litros e 130 cv passa a debitar 140 cv e nada mais acontece, nos restantes não é bem assim.

Desse modo, a versão E-Tech com o sistema híbrido recebe a motorização do Bigster. Assim como no seu irmão maior e mais novo, o Dacia Duster recebe um sistema híbrido com um bloco a gasolina com 1.8 litros e vê a potência subir dos 140 para os 155 cv. O recurso a uma injeção direta, veio de excêntricos variáveis e ciclo Atkinson reduziu as emissões e s consumos. As primeiras caem para 105 g/km e os segundos para 4,6 l/100 km. Por outro lado, a original caixa de velocidades de dentes direitos e sem embraiagem passa de quatro para cinco relações, ficando o motor elétrico com duas velocidades.  

DACIA DUSTER TCE130 2024 PRIMEIRO ENSAIO 24

Versão GPL com grande evolução… e não só!

Até agora, a versão GPL utilizava o bloco 1.0 litros com três cilindros. A potência de 100 cv era um pouco justa face às dimensões e peso do novo Duster. Esse motor foi substituído por uma unidade de 4 cilindros com 1.2 litros a debitar 120 cv e 200 Nm de binário.

Por outro lado, existe uma versão Hybrid-G 150 4×4. Vai começar a ser vendida no início de 2026 e utiliza o bloco 1.2 litros com três cilindros e 140 cv. É o mesmo motor do Bigster e está acoplado a uma caixa de dupla embraiagem com seis velocidades. Junta-se a tudo isto um motor elétrico de 48V com 31 cv, colocado no eixo traseiro que tem uma caixa automática de duas velocidades.

DACIA DUSTER TCE130 2024 PRIMEIRO ENSAIO 29

De acordo com a Dacia, esta arrumação permite que a primeira seja mais curta para o todo-o-terreno e a segunda autorize andar em 4×4 até 140 km/h. Este 4×4 GPL reduz as emissões para 126 g/km, ao passo que a potência passa para 154 cv. Desconhece-se, ainda, quando é que as novas motorizações chegam a Portugal e quais serão os preços.