O hidrogénio continua a ser encarado de soslaio pela maioria da indústria, mas na Toyota continua a ser a resposta para a defesa do ambiente. Dessa maneira, um Toyota Yaris a hidrogénio vai cumprir a sua estreia. Feito com base no GR Yaris Rally2, estará presente no Rali da Finlândia (nos dias 31 de julho e 3 de agosto) na super especial de Harju (disputada 5ª e 6ª feira) e na classificativa nº10 com Juha Kankkunen ao volante.
Chama-se Toyota GR Yaris H2 Concept e materializa um trabalho que há vários anos a casa japonesa está a fazer no sentido de encontrar alternativas os motores com ciclo Otto. A gama da Toyota tem modelos híbridos, híbridos Plug In, 100% elétricos e com célula de combustível de hidrogénio. Agora falamos de motores de combustão interna alimentados por… hidrogénio líquido!

Toyota Yaris Rally2 com H2?
Então o que temos aqui? O ponto de partida é um GR Yaris Rally2. O carro tem o mesmo chassis, os mesmos alargamentos e aerodinâmica do Rally 2 a combustão. Diferenças? Com toda a certeza a decoração exclusiva e os painéis com ventilação que surgem no lugar dos vidros laterais traseiros, mostram que este é um carro diferente.

Como funciona?
Apesar de não haver muitas informações, é assumido que será mantido o motor 1.6 litros turbo com três cilindros do Rally2. Naturalmente com as devidas alterações para receber o hidrogénio líquido. Por outro lado, a Toyota Gazoo Racing World Rally Team – localizada em Jyvaskyla, Finlândia – desenvolveu o sistema que produz quase zero emissões.
Já o som é igual ao modelo alimentado a gasolina. O funcionamento e as alterações estão, ainda, no segredo dos deuses.

Toyota acredita no hidrogénio como alternativa
Perante estes desenvolvimentos – um Corolla com esta mecânica já fez diversas provas com Akyo Toyoda e Jari-Matti Latvala – a casa japonesa acredita que esta será uma das opções para o futuro do desporto automóvel.
Ao mesmo tempo, o carro estará exposto no parque de assistências em Jyvaskyla, juntamente com outros modelos alimentados a hidrogénio com o Mirai, elétrico com pilha de combustível e a pick-up Tundra com motor, igualmente, a hidrogénio.