Organização conjunta da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre, o Slalom de Castelo Rodrigo e a Grande Perícia Automóvel realizam-se nos dias 19 e 20 de julho naquela vila raiana. Dessa maneira, as duas provas são pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Perícias. Mas também para o Troféu Raiano de Perícias e para o novo Troféu Júnior de Perícias. Competição introduzida pela FPAK segundo sugestão do Clube Escape Livre. A edição 2025 foi apresentada no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda. Nesse sentido, contou com a presença de alguns dos pilotos e máquinas que vão “invadir” Figueira de Castelo Rodrigo.

Após o sucesso da edição que comemorou as Bodas de Prata daquela que é considerada a prova “Rainha das Perícias”, o Slalom de Castelo Rodrigo entra na vigésima sexta edição mantendo a fórmula de sucesso. Com o intuito de cumprir a tradição, a prova será disputada à noite. E no Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo num ambiente de absoluta segurança. Para pilotos e, sobretudo, espectadores, que podem assistir às manobras de homens e máquinas em busca dos melhores tempos sem correrem o menor risco.


Jornada dupla é fórmula de sucesso
Da fórmula de sucesso faz parte, ainda, o facto da edilidade de Figueira de Castelo Rodrigo e do Clube Escape Livre manterem a aposta numa jornada dupla. Dessa forma, depois de uma noite de sábado com emoções fortes, a Avenida Heróis de Castelo Rodrigo acolhe, na tarde de domingo os pilotos do Campeonato de Portugal de Perícia. Para a sexta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo. Seguindo o pensamento de “perto da emoção, longe do perigo”, tudo está a ser feito para que a segurança dos pilotos e espectadores seja garantida.

Segurança absoluta para espectadores e pilotos
Desse modo, como sucede há largos anos, Figueira de Castelo Rodrigo reúne a preferência dos pilotos de perícias. Cientes da importância que é ter no seu palmarés uma vitória no Slalom de Castelo Rodrigo, a prova “Rainha das Perícias”. Por outro lado, o enorme esforço do Clube Escape Livre, e da edilidade local, para oferecer as melhores condições de participação tem sido retribuído pelos pilotos. Que marcam presença engrossando as listas de inscritos de forma recordista. Nesse esforço inclui-se a oferta de alojamento para os concorrentes que participarem nas duas provas e que tenham de percorrer mais de 200 quilómetros até Figueira de Castelo Rodrigo.

Divulgação e prestígio destacam Slalom de Castelo Rodrigo
Naturalmente que a forma como o Clube Escape Livre divulga as duas provas nos órgãos de comunicação social, dando visibilidade a pilotos e patrocinadores, é outra das razões para a participação em massa dos pilotos. Por outro lado, manter-se-á a tradição de convocar todos os pilotos para um jantar no sábado a convite da Câmara Municipal. E porque falamos de tradição, a edilidade vai premiar o melhor piloto de Figueira de Castelo Rodrigo com um troféu.
Por outro lado, a competição já começou com a disputa das provas de Guimarães e da Mêda. Por lapso de comunicação o Clube Escape Livre divulgou, erradamente, os vencedores das duas provas. A primeira foi ganha por Filipe Aguiar, a segunda por Nelson Aguiar, fica a correção.

Slalom de Castelo Rodrigo “é um evento nacional”!
A apresentação da edição 2025 do Slalom de Figueira de Castelo Rodrigo e da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo decorreu no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda. E contou com a presença do presidente da edilidade figueirense, Carlos Condesso. Juntaram-se o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio e, ainda, vários pilotos com carros expostos.
Carlos Condesso afirmou que “esta prova já extravasou as fronteiras de Figueira de Castelo Rodrigo e é um evento nacional, no que às provas de perícia diz respeito. É muito importante para o nosso concelho e para a região. Porque há 25 anos que atrai tanta e tanta gente que dinamiza a nossa economia e o nosso turismo. Estou certo de que a edição deste ano não será diferente. E por isso continuamos a apostar nesta parceria com o Clube Escape Livre e contamos com todos em Figueira.”

Espumante da Adega de Castelo Rodrigo vai jorrar nos pódios
Por seu turno, Luís Celínio lembrou que “os mais de 25 anos sobre a primeira edição do Slalom de Castelo Rodrigo demonstram a estreita ligação entre a Câmara Municipal e o Clube Escape Livre. Que transformou uma perícia num cartaz turístico e num grande espetáculo desportivo. Figueira de Castelo Rodrigo será sempre recordada pela sua prova noturna num estádio de futebol. Mas, também, pela presença de Markku Alen, nome incontornável nos ralis mundiais. Por tudo isto o nosso agradecimento aos pilotos e ao público que sempre privilegiaram Figueira de Castelo Rodrigo.”


No final, os presentes brindaram ao sucesso da jornada dupla com espumante da Adega de Castelo Rodrigo, com destaque para a garrafa Magnum. Será com este espumante que todos os vencedores e os que subirem ao pódio vão celebrar.
Todos os caminhos rumam, assim, a Figueira de Castelo Rodrigo. No dia 19 de julho para o Slalom Noturno no Estádio Municipal a partir das 19.30. No domingo 20 de julho, a partir das 13.30 na Av. Heróis Castelo Rodrigo para a Grande Perícia Automóvel.