A colaboração entre a Ford e o Grupo Volkswagen traduz-se, atualmente, no VW Amarok (base é o Ford Ranger) e no Ford Explorer e Capri, ambos baseados na plataforma MEB da VW que serve o ID.3 e ID.4. A responsável do marketing da VW, Susanne Franz, deixou a ideia de que a colaboração vai ser incrementada. Estará o Ford Fiesta de regresso com a ajuda da Volkswagen?
A colaboração entre a Ford e a Volkswagen tem corrido muito bem com sucessos de ambos os lados. Com toda a certeza, a casa da oval azul tem beneficiado mais com o Explorer e o Capri a conhecerem relativo sucesso. E segundo palavras de Susanne Franz, a diretora de marketing da Volkswagen, a cooperação com a Ford poderá ampliar-se.

Fiesta e Focus desapareceram. Porquê?
De acordo com a ideia de alargar a colaboração com a Ford por parte da Volkswagen leva-nos a olhar para a gama da marca americana no Velho Continente. Um dos carros mais bem sucedidos da Ford desapareceu do catálogo. Falamos do citadino Fiesta que viveu quase 50 anos e vendeu mais de 22 milhões de unidades. Razões para desaparecer? A rentabilidade. Com toda a certeza que um utilitário não tem a mesma rentabilidade de um modelo do segmento C ou D.

Por outro lado, o Ford Focus, outro caso de sucesso da marca da oval azul, também foi descontinuado, exatamente pelas mesmas razões. E, até hoje, não há anúncio de sucessores. Dessa forma, a Ford tem vindo a centrar a sua estratégia nos modelos SUV e na Ranger Raptor, um enorme sucesso de vendas. Mas… é pouco!

Ford Fiesta de regresso?
Esta é a questão do milhão de euros! Estará o Ford Fiesta de regresso? Suportado pela colaboração com a Volkswagen, podemos pensar que sim. De conformidade com aquilo que a VW tem dito, a Ford poderá aproveitar o novo ID.2 da VW para lançar um Fiesta 100% elétrico.

Nesse sentido e recuperando as boas sensações tidas com o Explorer e com o Capri – que conseguem afastar-se dos originais da VW – o Fiesta poderia regressar com uma maior rentabilidade e compondo a oferta da Ford na Europa. Mero rumor ou algo já pensado? Dentro de pouco tempo saberemos.