Chegaram ao fim os meses de espera e de gestão interina de John Elkann, o presidente do Grupo Stellantis. O CEO da Stellantis é Antonio Filosa ficado com o lugar deixado vago por Carlos Tavares em dezembro do ano passado. Qual é a missão do italiano que era o CEO da Jeep, responsável pela qualidade de produto global e COO da Stellantis North America? Com toda a certeza, reconstruir a Stellantis!
Foi em comunicado que a Stellantis anunciou o aguardado substituto de Carlos Tavares. Falou-se de vários nomes, mas a solução acabou por ser interna com a promoção de Antonio Filosa a CEO do grupo Stellantis. Pode ler aqui a entrevista do Escape Livre ao novo CEO da Stellantis.

Razões para a escolha? Competência!
Com toda a certeza que a competência do italiano ao longo de uma carreira com mais de 25 anos na indústria automóvel foi fator chave para a escolha. Por outro lado, John Elkann continuará como presidente executivo da Stellantis.
Dessa forma, o responsável da Exor, a holding da família Agnelli e maior acionista da Stellantis, declarou que a efetiva e forte liderança de Filosa na América do Norte e na América do Sul, num momento de desafios sem precedentes, confirma as suas excelentes qualidades que ele traz para o cargo.

“Dessa maneira, o profundo conhecimento de Antonio sobre a nossa empresa, incluindo o seu pessoal, que ele vê como a nossa principal força, e sobre a nossa indústria, equipam-no perfeitamente para o papel de Diretor Executivo nesta próxima e crucial fase do desenvolvimento da Stellantis”, disse o Presidente Executivo da Stellantis, John Elkann.
“Trabalhei em estreita colaboração com Antonio nos últimos seis meses, durante os quais suas responsabilidades aumentaram. E sua liderança forte e eficaz, abrangendo tanto a América do Norte quanto a América do Sul, num momento de desafio sem precedentes, confirmou as excelentes qualidades que ele traz para o papel. Juntamente com todo o Conselho de Administração, estou ansioso por trabalhar com ele”.
![[nZ]](https://www.escapelivre.com/wp-content/uploads/2025/05/ANTONIO_FILOSA_CEO_STELLANTIS_2025_1-683x1024.jpg)
O CEO da Stellantis é Antonio Filosa e terá nova equipa
De acordo com o comunicado enviado pela Stellantis, Antonio Filosa foi nomeado CEO e entrará em funções dia 23 de junho. Nessa altura será anunciada a nova equipa de gestão liderada pelo italiano.
Em síntese, com 52 anos, Antonio Filosa era um dos protegidos de Sergio Marchionne e manteve o seu estatuto dentro da FCA e, depois, na Stellantis. Depois de liderar a Jeep, Filosa ficou com o cargo de responsável pelo mercado norte-americano após a saída de Tavares. Acumulou a gestão da América do Sul e da qualidade global da Stellantis.
Ao mesmo tempo, passou grande parte da sua carreira no Brasil depois de entrar na Fiat em 1999 com um mestrado em engenharia passado pela Universidade de Milão.
Responsável pela América do Sul, tornou-se CEO da Jeep em 2023. Com a saída de Tavares, juntou-se ao comité interino criado por John Elkann para gerir a Stellantis.

Qual será a sua missão?
Com toda a certeza, reavaliar a presença global da Stellantis. Em primeiro lugar, perceber o que fazer com 50 fábricas de carros e motores. Em segundo lugar, lidar com as tarifas de Donald Trump. Finalmente, reorganizar o grupo para o tornar mais eficiente e ágil.
Por outro lado, Antonio Filosa terá de encontrar forma de rentabilizar as 15 marcas da Stellantis, incluindo a Leapmotor, uma joint venture com o construtor chinês.
Quando assumiu a responsabilidade operacional das Américas, Antonio Filosa quis reforçar os lugares executivos da Stellantis nos EUA com veteranos que conhecem o mercado, tirando alguns da reforma.
![[nZ]](https://www.escapelivre.com/wp-content/uploads/2025/05/ANTONIO_FILOSA_CEO_STELLANTIS_2025-683x1024.jpg)
Trazer veteranos e restabelecer relações
Foi o caso de Tim Kuniskis, que passou para a liderança da RAM. Jeff Kommor voltou ao seu lugar de responsável de vendas nos EUA depois de 2024 ter sido terrível sem a sua liderança. Foi Carlos Tavares quem o tirou da sua posição em 2024.
Em contrapartida, uma das tarefas de Filosa este ano será preservar o “cash flow” positivo, depois das quedas das vendas e o peso adicional das tarifas. Recordamos que o ano passado, o “cash flow” industrial foi de 6 mil milhões de euros negativos, em comparação com um resultado positivo de 12,9 mil milhões de euros em 2023.
Finalmente, Filosa terá de recuperar as relações com governos, fornecedores e sindicatos. E há um bom sinal! Kevin Gotinsky, vice-presidente do mais poderoso sindicato norte americano, o UAW, disse alto e bom som que tem sido “muito melhor” lidar com a Stellantis em Tavares e com Filosa!

O nome de Antonio Filosa foi bem acolhido
De acordo com várias declarações, o nome de Antonio Filosa foi bem acolhido. Depois do vice-presidente do UAW, vários são os testemunhos disso.
“Saudamos unanimemente a nomeação de Antonio como nosso novo Diretor Executivo”, disse o vice-presidente da Stellantis, Robert Peugeot. “O seu historial de liderança bem-sucedida durante os seus muitos anos na nossa empresa fala por si. E isso, juntamente com o seu profundo conhecimento do nosso negócio e da dinâmica complexa que o nosso sector enfrenta, fazem dele a escolha natural. Para ser o novo CEO da Stellantis.”
“A nomeação de Antonio Filosa para liderar a Stellantis abre um novo e importante capítulo para a nossa empresa.” Palavras de Nicolas Dufourcq, CEO do Banque Publique d’Investissement (Bpifrance). “Num momento de transformação para a indústria automóvel global, Antonio Filosa tem o conhecimento. Mas também a experiência e o talento para levar a Stellantis a novos sucessos.”

Antonio Filosa agradece a confiança
“É uma grande honra para mim ser nomeado diretor-geral desta empresa fantástica”, declarou Antonio Filosa. “Estou grato ao nosso Presidente, John Elkann, e aos membros do nosso Conselho de Administração pela sua liderança, particularmente nestes últimos meses. E pela confiança que depositaram em mim para liderar o nosso negócio durante este momento crucial para a nossa indústria.
Com toda a certeza sempre me senti inspirado pelo imenso talento, paixão e empenho dos nossos colaboradores. E pelo poder de confiar nas nossas equipas para alcançar a excelência. Temos as melhores e mais emblemáticas marcas do mundo na história automóvel e uma herança de mais de 100 anos de inovação.
Esse legado, combinado com a nossa dedicação incansável em oferecer aos nossos clientes os produtos e serviços que eles adoram, continuará a ser a chave do nosso sucesso.”