Aventura Dacia estreou Bigster no Alentejo

Aventura Dacia estreou Bigster no Alentejo com foco na cultura, gastronomia e percursos diferenciados onde a areia foi protagonista.

A edição 2025 da Aventura Dacia estreou Bigster no Alentejo e, ao mesmo tempo, permitiu experimentar os pisos arenosos e exigentes da zona de Santiago do Cacém e Grândola. Por outro lado, deu a conhecer a cultura e a gastronomia alentejanas. A família Dacia reuniu-se pela 14ª vez e assistiu à estreia do mais recente produto da marca. O irmão mais velho do Duster, o novíssimo Dacia Bigster.

O calor alentejano recebeu os participantes da 14ª edição da Aventura Dacia. Que se encaminharam dos quatro cantos do país para o Vila Park Natura & Business Hotel para a receção. Logo de seguida, duas visitas muito especiais que permitiram andar na zona da Lagoa de Santo André com um guia. Com toda a certeza falamos da visita ao Museu Monte do Paio e à Casa do Peixe que reuniu o agrado de todos os participantes.

Alentejo desafiou os aventureiros Dacia

Da mesma forma, o dia de sábado foi dedicado a explorar os diversificados trilhos alentejanos polvilhados com zonas com maior dificuldade. Percurso escolhido para desafiar as capacidades de condutores e dos Dacia Duster.

Billboard Escape Livre GIF

Antes da paragem para almoço deu-se a visita às Ruínas de Miróbriga, que deixaram todos espantados com a sua imponência, e a passagem pela pequena, mas adorável aldeia de Abela. Tempo para parar no Café Pardelha para um café e uma Torta, especialidade local.

Por outro lado, paredes meias com o Café Pardelha está o Museu do Trabalho Rural, visitado por todos os participantes. Depois foi hora para retomar os caminhos alentejanos até ao complexo das Minas do Lousal.

Armazém Central acolheu a Aventura Dacia com almoço alentejano

Com o intuito de dar a conhecer a gastronomia do Alentejo, a paragem foi no Armazém Central. O restaurante do complexo mineiro, foi servido um almoço tipicamente alentejano de lamber os dedos. Ocasião para a partilha de experiências e conversar sobre a novidade que esteve presente na Aventura Dacia, o novo Dacia Bisgster que suscitou a curiosidade de todos.

O caminho de regresso ao Hotel Vila Park Natura & Business ainda reservava alguma surpresas, não só em termos de paisagem, mas com mais uma paragem, desta feita no Vila do Gin – Parque Temático Black Pig para um reconfortante Gin ao final da tarde.

Com toda a certeza, a canícula sentida ao longo do dia foi mitigada com a chegada ao hotel e à piscina com água fresca que esperava pelos participantes da Aventura Dacia. Por outro lado, o jantar de entrega de prémios decorreu no hotel e aí foram entregues os Troféus SPAL. Altura também para ser ministrado um “briefing” especial que surpreendeu a família Dacia. A razão para esta palestra especial estava no percurso de domingo onde a areia seria o prato principal da etapa que terminou em Grândola.

Condução em areia ultrapassada com distinção

E a verdade é que as explicações oferecidas na noite anterior foram muito bem acolhidas. E, com toda a certeza, apreendidas! É que nenhum Duster hesitou e não houve um único carro atascasdo! Após a adrenalina dos percursos arenosos, nada melhor que uma pausa na belíssima Praia da Aberta Nova, entre Melides e as Fontainhas, para um “coffee break” fantástico à beira-mar. Prenúncio da chegada iminente ao almoço de encerramento da 14º edição da Aventura Dacia que decorreu em Grândola.

Para Daniel Oliveira e Nuno Borralho, da Dacia, “uma vez mais tivemos um fim de semana fantástico de convívio desta extraordinária família de proprietários Dacia. Por outro lado, diferentes experiências colocaram à prova todas as capacidades do Duster. E, em estreia, o novo Dacia Bigster. No final fica o nosso agradecimento ao Clube Escape Livre.”

Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, referiu que “os desafios colocados a todos neste fim de semana e as visitas a locais fantásticos, a par da excelente gastronomia alentejana, resultaram no êxito de mais uma Aventura Dacia.”