O SUV coupé Polestar 4 apresentou-se em Lisboa. Estivemos lá!

É um modelo que promete. O Polestar 4 que quer conciliar o espaço e versatilidade de um SUV, com a aerodinâmica e eficiência de um coupé.

A marca sueca de elétricos premium escolheu o ECAR Show para apresentar à imprensa e ao público o seu mais recente modelo, o Polestar 4. É o quarto modelo da marca (daí o nome), e situa-se entre o Polestar 2 e o Polestar 3, não só a nível de dimensões, mas também de preço. Foi uma das atrações do Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, onde também conhecemos o novo Alfa Romeo Junior.

O Polestar 4 é o quarto modelo da gama Polestar e é um automóvel capaz de transformar a aerodinâmica de um coupé e o espaço de um SUV numa nova geração de SUV coupé. Sem dúvida com pormenores muito fora da caixa, como é o caso da ausência de vidro traseiro, o Polestar 4 reúne argumentos de peso para conquistar adeptos da mobilidade elétrica que não dispensam qualidade e performance num automóvel familiar.

Polestar 4 ECAR Show Lisboa 1

Eficiência aerodinâmica

A eficiência aerodinâmica destaca-se pelo nariz baixo, pelos puxadores de porta retráteis, e pelos vidros embutidos sem moldura. Para além disso, o Polestar 4 conta com lâminas traseiras aerodinâmicas e otimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira. Tudo em prole da eficiência.

Apesar de não existir vidro traseiro, o teto panorâmico em vidro (de série), estende-se para além dos lugares traseiros, aumentando a luminosidade do habitáculo. E se não existe vidro traseiro, um retrovisor convencional também não faria sentido. Assim, o espelho retrovisor é substituído por um ecrã de alta definição (8.9″) capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho, permitindo um campo de visão muito mais amplo. Para além disso, a câmara está montada de forma a que a aerodinâmica do automóvel permita sempre a total desobstrução da mesma.

Contudo, esta não é, naturalmente, a única câmara instalada no Polestar 4. No total, e dependendo do nível de equipamento, o Polestar 4 pode vir equipado com nove (9) câmaras. Uma delas trata-se de uma dashcam posicionada na frente e que, em caso de acidente, grava o momento antes e depois do mesmo. A imagem das mesmas é visível no ecrã central de 15.4″ polegadas, agora colocado em posição horizontal.

Bateria e performances

O Polestar 4 é o modelo de produção mais rápido de sempre da marca, atingindo os 100 km/h em apenas 3.8 segundos na versão mais potente. Qualquer uma delas atinge os 200 km/h de velocidade máxima.

Em Portugal estão disponíveis versões Single e Dual motor, sendo que o preço de entrada é de 66 700€ e 73 700€ respetivamente. Ambas as versões estão equipadas com uma bateria de 100 kWh. A versão Long Range Dual Motor tem uma potência de 400 kW (544 cv), 686 Nm, e uma autonomia até 590 km WLTP. Já o Single motor tem 200 kW (272 cv), 343 Nm e uma autonomia de até 620 km. Este último dispõe de tração traseira e atinge os 100 km/h em 7,1 segundos.

Para ainda maior autonomia e eficiência é possível desativar, na versão com dois motores e tração às 4 rodas, o motor dianteiro. De série o Polestar 4 conta com tejadilho panorâmico, banco do condutor ajustável em 8 vias com memória, iluminação interior inspirada no sistema solar, dashcam, câmara de estacionamento 360º, duas portas de carregamento USB-C (60w), conetividade 5G e o logo Polestar projetado na abertura da porta.

Para além de muito espaço para os ocupantes, nomeadamente no banco traseiro, o Polestar 4 conta com 526 litros de bagageira e mais 15 litros de espaço na “frunk” frontal.

Equipamento de topo

Estão ainda disponíveis alguns packs como o “Pack Plus”. Este inclui, entre outros, o head-up display, o sistema som premium Harman Kardon com até 16 colunas de som e 1400 watts, os faróis pixel LED, o carregamento AC de 22 kW, um ecrã traseiro de 5.7″ para controlo multimedia, bagageira com abertura com sensor de pé, e volante e bancos traseiros aquecidos.

Para além deste, o “Pack Performance” inclui jantes forjadas de 22″ com pneus desportivos, afinação específica do chassis, pinças de travão Brembo gold, e cintos de segurança em Swedish gold (amarelo).

As primeiras entregas do Polestar 4 em Portugal estão previstas para agosto e será possível realizar testdrives a partir de julho, algo que ansiamos depois do que vimos. A Polestar mantém a estratégia de vendas online pelo que é possível encomendar qualquer um dos modelos Polestar através do site da marca.

É um modelo que promete muito. O Polestar 4 é um SUV coupé que quer conciliar o espaço e versatilidade de um SUV, com a aerodinâmica e eficiência de um coupé.