Rita Nabeiro no aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050

O 11º aniversário será celebrado no dia 1 de julho, tendo como tema “Liderança e Humanidade” que será desenvolvido por Rita Nabeiro.

A Cápsula do Tempo – Guarda 2050 é uma das mais importantes e significativas iniciativas do Clube Escape Livre, ideia nascida com o propósito de celebrar os 40 anos do programa de rádio Escape Livre, em antena na Rádio Altitude há 51 anos. Perpetuando-se no tempo – acaba de entrar na segunda década de existência – a iniciativa abraçou outra missão. Olhar o futuro a par do passado da cidade, da região e, também, do país.

É junto da Torre de Menagem, na Encosta do Tempo, o ponto mais alto da cidade da Guarda, que está soterrada esta cápsula do tempo que encerra testemunhos, objetos e fotos de 40 personalidades de diversas áreas sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. Tudo será revelado no dia 1 de julho de 2050 já dentro de uma nova geração, bem diferente daquela que soterrou a cápsula.

Mantendo a tradição, as cerimónias desta iniciativa do Clube Escape Livre com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e com o patrocínio SPAL e COFICAB, vão desenrolar-se na Encosta do Tempo. Será lançada uma nova chávena da coleção “Chávenas do Tempo”, um exclusivo SPAL, plantada mais uma árvore no Jardim do Tempo e realizada a cerimónia de cinzelamento na pedra do ano de 2024, sendo a honra deste ato entregue ao Arquiteto António Saraiva, o autor das chávenas da “Coleção Chávenas do Tempo”.

O principal momento de celebração da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 acontecerá na Biblioteca Eduardo Lourenço, na Guarda, a partir das 17 horas, com a conferência subordinada ao tema “Liderança e Humanidade”. Um tema cuja oradora será Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor. Um tema, como sempre, para reflexão apontada a toda a comunidade, pois como é tradição, a entrada é livre.