Renovado Suzuki Vitara recebe mais tecnologia

O renovado Suzuki Vitara resulta da decisão da marca japonesa em manter o SUV que há dez anos está no mercado mais algum tempo à venda.

Depois do Swift, chegou a vez do Vitara conhecer uma remodelação. A casa japonesa decidiu manter o SUV que há dez anos está no mercado mais algum tempo. A remodelação não é muito profunda e, talvez, a maior diferença esteja no sistema de info entretenimento. As mecânicas permanecem as mesmas com sistemas híbridos ligeiros e híbrido total neste renovado Suzuki Vitara.

O novo modelo oferece mudanças em alguns detalhes e nova tecnologia. Não há alterações nas mecânicas, mantendo-se o modelo mais ou menos igual ao que foi lançado há dez anos. Uma escolha da Suzuki que vai deixar o Vitara mais alguns anos no mercado dos modelos abaixo dos SUV compactos.

Renovado Suzuki Vitara

Então o que mudou?

Esta quarta geração do Vitara foi colocado no mercado em 2014, tendo recebido a primeira atualização em 2018, passou a contar com o motor híbrido ligeiro em 2020 e um sistema híbrido total em 2022. Agora, chegou a vez da tecnologia receber novidades. Centradas no sistema de info entretenimento e nos equipamentos de segurança. Tudo para tentar manter o Vitara como protagonista no segmento abaixo dos SUV compactos.

Renovado Suzuki Vitara

Vamos aos detalhes

Só para exemplificar, a carroçaria do Vitara permaneceu igual ao que conhecemos desde 2014. Porém há detalhes que mudaram. Em primeiro lugar um para choques dianteiro remodelado, com faróis redesenhados, luzes diurnas reposicionadas e ausência de faróis de nevoeiro. Por outro lado, a grelha também mudou e passa a haver uma enorme entrada de ar por baixo pintada de preto e emoldurada por uma representação de uma barra de proteção contra animais.

Da mesma forma, há novas jantes de liga leve com desenho aerodinâmico (diz a Suzuki) e duas novas cores que juntam à palete existente e que se combinam com o tejadilho preto.

Renovado Suzuki Vitara

Interior recebe nova tecnologia

A Suzuki decidiu manter os instrumentos analógicos no painel de instrumentos. Por outro lado, introduziu um novo sistema de info entretenimento com um ecrã sensível ao toque de 9 polegadas. Dessa forma, o sistema tem entradas USB, Bluetooth e conectividade WiFi. Juntamente com tudo, é, ainda, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Também permite que o proprietário possa aceder, remotamente, a algumas funções através do smartphone.

Segurança reforçada

Os modelos Suzuki sempre estiveram muito bem equipados em matéria de sistemas ADAS de segurança. O renovado Vitara oferece mais novidades e funções melhoradas. Nesse sentido, falamos do duplo sensor de ajuda à travagem de emergência, monitorização do condutor, Cruise Control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e assistência à manutenção na faixa de rodagem.

Motorizações inalteradas

Em contraste com o que sucedeu com o exterior e o interior, as motorizações permaneceram as mesmas. Desta forma, a base do sistema híbrido ligeiro é o motor 1.4 litros a gasolina sobrealimentado com 129 cv. O sistema de 48 volts adiciona mais 14 cv. Esta configuração está equipada com uma caixa manual de seis velocidades e tem tração às rodas da frente ou às quatro rodas com o sistema AllGrip.

Por outro lado, para o sistema híbrido, a base é o bloco com 1.5 litros sem turbo a debitar 101 cv e um motor elétrico com 24 cv. A potência combinada é de 116 cv, estando equipado, em exclusivo, com uma caixa automática de seis velocidades.

O renovado Suzuki Vitara chegará ao mercado no início do verão sendo ainda desconhecidos os preços e a data de lançamento em Portugal.