Novo Renault Captur chega com novo estilo e novos equipamentos

O novo Renault Captur recebe o mesmo tratamento do Clio no sentido de permanecer competitivo no aguerrido segmento dos SUV subcompactos.

Após a ofensiva elétrica com modelos como o Megane E-Tech, o novo Renault 5 ou a Scenic E-Tech, a Renault cuida da parte mais rentável, os SUV com motor de combustão interna. O novo Renault Captur recebe o mesmo tratamento do Clio no sentido de permanecer competitivo no aguerrido segmento dos SUV subcompactos. A tecnologia também foi revista adicionando-se o nível de equipamento Esprit Alpine.

O novo Renault Captur recebe esta renovação de meio de ciclo numa altura em que a marca francesa estava a cuidar da parte elétrica da gama. O modelo SUV subcompacto, “irmão” do Clio, passa a ostentar o estilo da casa francesa.

Quais as novidades do Captur?

Em primeiro lugar, a face do Captur está diferente e sendo mais alto que o Clio, fica muito bem no SUV. Em segundo lugar, foi adicionada mais tecnologia no interior, com a remoção de pele e cromados cumprindo com a política de sustentabilidade da Renault. Finalmente, foi adicionado o nível de equipamento Esprit Alpine.

Por outro lado, ao nível dos motores, não há alterações com destaque para a permanente ausência de blocos diesel que já tinham sido obliterados da gama.

Novo Renault Captur

Novo Renault Captur com frente arrojada

A frente do novo Renault Captur chama a atenção sendo semelhante à do Scénic E-Tech e do Rafale, por exemplo. Novos faróis com tecnologia full-LED e as luzes diurnas em forma de flecha, forma o novo para choques dianteiro.

Por outro lado, todo o carro ficou inalterado, exceto os farolins traseiros com novos grafismos. Também exibe o novo logótipo da Renault e opções de jantes entre 17 e 19 polegadas consoante o nível de equipamento.

Esprit Alpine estreia-se no Captur

O novo Renault Captur deixa de oferecer o nível de equipamento RS Line. Para o seu lugar entra o Esprit Alpine que cumpre a sua estreia no Captur e funciona como topo de gama. Dessa maneira, destaca-se pelas jantes específicas de 19 polegadas e os detalhes em preto brilhante. Já no interior destacam-se, os revestimentos em material sustentável ao invés de pele, as bandeiras da Alpine e da França, pespontos azuis, uma inserção em cinzento no tabliê e pedais em alumínio.

Mais tecnologia a bordo

Outros destaques a bordo do novo Renault Captur estão no painel de instrumentos com novo ecrã de 10,25 polegadas. Há um novo ecrã de 10,4 polegadas para o sistema de info entretenimento com sistema OpenR. Que utiliza o software Google e o Android Automotive 12.

Da mesma forma, há quatro tomadas USB-C (duas delas com capacidade de carga), um carregador sem fios e um sistema de som Harman Kardon com nove altifalantes que é opcional.

Interior espaçoso e chassis alterado

Mantendo as dimensões do atual modelo, o novo Renault Captur também manteve os bancos traseiros deslizantes. Por outro lado, existem 24,7 litros de capacidade de arrumação no habitáculo, com uma bagageira a oscilar entre os 484 e os 616 litros. Com toda a certeza que estes números são possíveis jogando com o deslizar do banco.

Com o fim de oferecer melhor comportamento, a Renault mexeu no chassis do Captur. Mantendo, claro, a plataforma CMF-B, os engenheiros da casa francesa mexeram na geometria da suspensão, nas definições dos amortecedores e na calibração da direção.

Por certo que o objetivo foi tornar o carro mais eficaz e reforçando o prazer de condução. E nesse sentido, o novo Renault Captur está equipado com pneus de elevadas performances. Só para exemplificar, o Esprit Alpine recebe borrachas 225/45 19 da Michelin.

Mecânicas inalteradas

A Renault não sentiu a necessidade de alterar a gama de motores do Captur. Dessa forma, o motor de entrada na gama é o bloco 1.0 litros turbo a gasolina com 90 cv ou 100 cv com alimentação a GPL, ambos com caixa manual de seis velocidades.

Segue-se o bloco 1.3 TCe sobrealimentado a debitar 140 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem. Neste caso, a potência sobre para os 160 cv. Utiliza a tecnologia híbrida de 48 volts. E ainda existe uma versão deste motor sem sistema híbrido para alguns mercados. Todos têm, em exclusivo, tração às rodas da frente.

O topo da gama é a versão E-Tech, o excelente sistema híbrido da Renault com 145 cv. Conta com o motor 1.6 litros aspirado com dois motores elétricos e uma bateria de 1.2 kWh e a caixa multi velocidades. A Renault não menciona uma versão híbrida Plug-In. Porém, acreditamos que possa surgir num futuro próximo.

Este poderá ser, também, o último Renault Captur visto que a marca pretende colocar no mercado a nova Renault 4, precisamente um B-SUV que, tal como o novo Renault 5, chegará ao mercado com enorme revivalismo. A manterem-se os dois, será o tipo de motorização a diferenciá-los, com o Captur a manter-se apenas com motorizações a combustão, e o novo Renault 4 apenas como elétrico.

Renault 4 está de volta! Este 4Ever Trophy é o concept que antecipa o modelo de produção

Renault 4 está de volta. Chama-se 4Ever Trophy e oferece o primeiro vislumbre da reencarnação do 4L cumprindo promessa de Luca de Meo.

Ler mais