Novo Opel Grandland recebe versão 100% elétrica

O novo Opel Grandland inspirou-se no protótipo Opel Experimental tendo sido concebido e projetado na Alemanha, onde será produzido.

O novo Opel Grandland inspirou-se no protótipo Opel Experimental tendo sido concebido e projetado na Alemanha, onde será, igualmente, produzido. Baseado na nova plataforma STLA Medium, o Grandland terá versões multi energias, com destaque para a variante 100% elétrica com autonomia até 700 quilómetros. Por outro lado, oferecerá tecnologia que vai da iluminação até opções de arrumação, e o já famoso Opel Vizor.

A inspiração do novo Opel Grandland vem, claramente, do protótipo Opel Experimental. Obviamente, a frente com o Opel Vizor 3D com o logótipo da Opel retroiluminado, tal como a palavra Opel na traseira. Mas muitas mais novidades no SUV topo de gama da casa de Russelsheim.

OPEL GRANDLAND 2024 1

Autonomia alargada até 700 km

Com toda a certeza, um dos destaques está no sistema de iluminação Intelli-Lux Pixel HD. Este sistema conta com mais de 50 mil elementos individuais. Uma iluminação sem falhas.

Por outro lado, o novo Opel Grandland utiliza a plataforma STLA Medium que está pensada para utilização de motorizações 100% elétricas. A nova base autoriza baterias até 98 kWh. Com esta capacidade, a Opel reclama que o Grandland pode percorrer até 700 quilómetros. Por certo que o novo Opel Grandland oferecerá tempos de carregamento rápidos, dizendo a marca alemã que num carregador rápido pode chegar de 10 a 80% da capacidade da bateria em apenas 26 minutos.

Novo Opel Grandland com maiores dimensões

O novo modelo é maior com 173 mm adicionais no comprimento, 19 mm mais na altura e 64 mm na largura. Contas feitas, o novo Opel Grandland tem 4650 mm de comprimento, 1905 mm de largura e 1660 mm de altura. Por outro lado, utiliza jantes de 20 polegadas.

OPEL GRANDLAND 2024 3

Com o seu tejadilho flutuante de dois tons e acabamento contrastante, o Grandland é visualmente alongado para um aspeto elegante. O design geral da carroçaria é organizado e estruturado, mantendo-se fluido e orgânico. As linhas acentuadas dos arcos das rodas fluem através do automóvel e ajudam visualmente a projetar as rodas para fora. Isto é combinado com a robustez dos elementos de revestimento à volta das rodas e da parte inferior da carroçaria.

Habitáculo com amplo espaço

A longa distância entre eixos de 2.784 mm e a porta da bagageira inclinada realçam o aumento do espaço no habitáculo e na bagageira. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando assim um volume de carga de até 1641 litros.

OPEL GRANDLAND 2024 4

A disposição do interior enfatiza o tema horizontal, com linhas que atravessam o tabliê de um lado ao outro. O ecrã central tem 16 polegadas e está ligeiramente orientado para o condutor. Já o painel de instrumentos é amplo e totalmente digital. Há, também, um Head Up Display. De maneira idêntica, os comandos da climatização possuem botões físicos.

Os bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor. Entretanto, os passageiros do banco traseiro beneficiam de 20 mm de espaço adicional para as pernas em comparação com o Grandland anterior. Por outro lado, a caraterística patenteada Intelli-Seat nos bancos dianteiros – uma ranhura que alivia a pressão sobre o cóccix – é de série e pretende assegurar um conforto excecional, mesmo durante viagens longas na autoestrada. E todos os tecidos do interior são 100% reciclados.

Motorizações multi energias

Por outro lado, o novo Opel Grandland poderá ser declinado nas versões Plug In Hybrid (com até 85 km de autonomia 100% elétrica) e Hybrid com tecnologia de 48 volts. Estas juntam-se à variante 100% elétrica. Os detalhes sobre as motorizações serão revelados pela Opel mais tarde.

OPEL GRANDLAND 2024 2