Alfa Romeo Milano. Um novo SUV de entrada na gama italiana com um preço canhão!

O Alfa Romeo Milano será o primeiro SUV compacto da marca e o primeiro 100% elétrico da casa italiana. Chega em breve com um preço canhão!

O novo Alfa Romeo Milano acaba de ser apresentado em Milão, como disse Jean-Philippe Imparato, “a nossa casa” e onde Carlos Tavares marcou presença para explicar algumas coisas e deixar alguns recados fortes. O novo SUV compacto é o terceiro SUV da casa do Biscione, funciona como modelo de acesso à gama da Alfa Romeo e será comercializado por menos de 30 000€. Uma versão 100% elétrica com 240 cv assegura a desportividade que “um Alfa Romeo terá sempre de exibir” conforme declarou Alejandro Mesoneros Romano, o “patrão” do Centro Stile Alfa Romeo.

O novo Alfa Romeo Milano é, também, o primeiro modelo da marca 100% elétrico. Com toda a certeza é um crescimento fantástico da marca rumo a eletrificação. Conforme disse Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, “passamos de zero eletrificação em 2022 para dois modelos híbridos e um 100% elétrico em 2024” E “ameaçou” que não “vamos ficar por aqui. Irei receber-vos a todos em Balloco para a apresentação do Milano e em 2025 estaremos em Itália para vos revelar o novo Stelvio e em 2026 o novo Giulia.”

Novo Alfa Romeo Milano

Cavalgar a onda Alfa Romeo

Os lucros e a boa performance em termos de controlo de custos permitem que se respire um ar sadio e feliz na Stellantis. E mais ainda na Alfa Romeo que desde a chegada de Jean-Philippe Imparato para implementar um programa de 10 anos que coloque a casa italiana como das mais importantes do segmento Premium, tem estado em ebulição.

Em primeiro lugar com o atraso do Tonale, forçado por Imperato que não gostou das premissas do projeto. Mudou alguma coisa e o SUV é, hoje, um enorme sucesso. Em segundo lugar, as vendas subiram 30% entre 2022 e 2023 e, como sublinhou Carlos Tavares “a ser lucrativa”. Finalmente, o carro recebeu o nome, não de uma estrada ou o pico dos Alpes, mas sim o nome da cidade onde nasceu a Alfa Romeo em 1910: Milão.

Por outro lado, isto significa duas coisas: o Milano reposiciona-se na história da Alfa Romeo, mas reafirma a vocação urbana do novo SUV da marca. Até pelas suas dimensões (4,17 metros de comprimento, 1,78 metros de largura) fica evidente essa vocação.

O que muda no estilo?

Assinado pelo Centro Stile Alfa Romeo, liderado por Alejandro Mesonero Romanos (ex-SEAT e ex-Dacia), o novo Alfa Romeo Milano destaca uma silhueta compacta. Que tem as quatro rodas colocadas nos quatro cantos da carroçaria. Por outro lado, há uma nova assinatura luminosa que são “os olhos do Milano e que estão sempre a apontar para a estrada”. 

O famoso “Scudetto” teve direito a uma reinterpretação. Mais pequeno que o habitual é proposto em duas definições: Leggenda (o tradicional lettering da casa italiana sem o Biscione) ou Progresso (interpretação modernizada do Biscionne). 

Com toda a certeza o Alfa Romeo Milano tem uma traseira musculada. As ilhargas são musculadas e a traseira fecha-se em redor de grupos óticos que descem pelas laterais e são unidos por uma faixa preta. Aquilo a que os italianos chamam “Coda tronca” e que lembra os Giulia TZ dos anos 60.

Novo Alfa Romeo Milano

Com o fim de esconder os puxadores das portas traseiras, assim como sucedia no Alfa Romeo 147, por exemplo, o Milano tem os puxadores nos pilares e não há vidro no Pilar C, dando a sensação de Coupé ao modelo. Aliás, a forte inclinação do vidro traseiro – um trapézio invertido – ajuda nessa sensação. As jantes são entre 18 e 20 polegadas com desenhos novos.

Interior do novo Alfa Romeo Milano preserva tradição

Com toda a certeza este é um interior Alfa Romeo! Volante pequeno e o binóculo que deixou de ter instrumentos e agulhas para passar a ser 100% digital através de um ecrã de 12,3 polegadas.

Novo Alfa Romeo Milano

Por outro lado, na consola central, o Milano exibe um ecrã de 10,25 polegadas. Que a Alfa Romeo reclama ser ergonomicamente intuitivo graças a “widgets” personalizáveis que permitem criar um ambiente personalizado. 

Felizmente que na Alfa Romeo não se cedeu à tentação de acabar com os botões físicos e há uma fila deles por baixo do ecrã central. A casa do Biscione também trouxe para o Milano a possibilidade de personalizar o interior com bancos desportivos da Sabelt, por exemplo (de série na versão Sport).

Nessa medida, a Alfa Romeo diz que o novo Milano tem preocupações com o conforto de todos os ocupantes. Igualmente importante é o facto de a bagageira ter 400 litros de capacidade e do modelo 100% elétrico ter um “frunk” que é utilizado para guardar os cabos de carregamento.

Versão elétrica com duas potências

Naturalmente que o Milano é feito com a imensa caixa de peças do grupo Stellantis e, por isso, a versão elétrica utiliza o mesmo grupo motopropulsor de outros modelos como o Peugeot e2008 ou o Opel Mokka Electric. Quer isto dizer que debita 154 cv e uma autonomia de 410 km.

Porém, estamos a falar da Alfa Romeo e por isso haverá uma variante (Veloce) que debitará 240 cv, o mesmo que estará disponível no Abarth 600e e no futuro Lancia Ypsilon HF. 

Se é verdade que o novo Alfa Romeo Milano permanece, assim, um tração dianteira, será 25mm mais baixo, maxilas de travão de 4 pistões, jantes de 20 polegadas e uma bateria de 54 kWh que se recarrega de 10 a 80% em menos de 30 minutos.

Novo Alfa Romeo Milano oferece 4×4

Por outro lado, o Milano vai receber motorização híbrida. O modelo adota a motorização híbrida com tecnologia de 48 volts a debitar 136 cv. A bateria de iões de lítio e o motor elétrico de 21 kW, integrado na inovadora caixa de dupla embraiagem com seis velocidades. Junta-se a tudo isto uma inédita, para o segmento, tração integral Q4.

Gama simplificada

O Milano está disponível nas versões híbrida (Ibrida) e elétrica (Electtrica), com três pacotes: Techno, Premium e Sport. O Ibrida pode ter a versão Q4 e o Electtrica a variante Veloce. Com toda a certeza vai existir uma série especial Milano Speciale com base no Milano Ibrida e no Milano Elettrica. As encomendas do novo Alfa Romeo Milano, em Portugal, irão abrir durante o mês de maio.

Carlos Tavares desmente “fake news”

O CEO da Stellantis esteve presente e chamado ao palco por Jean-Philippe Imparato, explicou várias coisas. “Na Stellantis não temos de pedir desculpa porque gostamos de automóveis e porque gostamos de marcas. As marcas de automóveis fazem parte da história de um povo, da sua liberdade” começou por dizer. Por outro lado, confessou que “tentaram comprar a Alfa Romeo porque achavam que íamos dar em doidos na gestão de 14 marcas diferentes. E ainda recentemente voltaram a tentar comprar uma marca da Stellantis. Não se preocupem, foi uma marca francesa e eu disse Não!” 

Carlos Tavares disse ainda que “compromisso exige ter cérebro, coração e estômago. Cérebro para ter capacidade de encontrar as soluções para ultrapassar obstáculos. Coração para apresentar projetos como o 33 Stradale, um automóvel que apela às emoções. E estômago para o CEO de uma marca vir ter comigo e propor algo que colocou o meu CFO (diretor financeiro) a olhar para o teto e fungar. Mas a verdade é que fazia sentido e com cabeça, coração e estômago, fizemos o 33 Stradale que dentro dos rigorosos procedimentos da Stellantis foi um tremendo sucesso.”

Finalizou Carlos Tavares dizendo que “a Alfa Romeo é uma marca inclusiva com carros de 2 milhões de euros e um automóvel abaixo dos 30 mil euros. E a dar lucro! Por outro lado, queria vos dizer que as ‘fake news’ são isso mesmo, falsas. A Stellantis não vai sair de Itália, vamos investir mais de 5 mil milhões de euros e que não vamos seguir o mesmo caminho que seguiram aqueles que venderam a Volvo à Geely e a MG a outro construtor chinês. Não vai acontecer com a Stellantis nem com a Alfa Romeo!”