Volvo. Mudanças de nome para os XC40 e C40 refletem estratégia de eletrificação

Os Volvo XC40 e C40 passam a EX40 e EC40, respetivamente, desaparecendo o nome Recharge dos veículos elétricos e, também, dos híbridos.

Com o propósito de alinhar a sua estratégia de modelos eletrificados, a Volvo promoveu alterações ao nome de vários modelos. Desta forma, os Volvo XC40 e C40 Recharge passam a EX40 e EC40, respetivamente, desaparecendo o nome Recharge dos veículos elétricos e, também, dos híbridos. Há uma nova série especial “Black Edition” e um pacote “Performance” que oferece aos SUV da casa sueca tanta potência como a de um Mercedes-AMG A45!

São os modelos 100% elétricos primogénitos na gama Volvo, à venda desde 2021 e 2022, respetivamente. Até agora chamavam-se Volvo XC40 e C40 Recharge. A partir de agora, e alinhando-se com o resto da gama elétrica da casa sueca, passam a chamar-se EX40 e EC40.

Facilmente percebemos que existindo um EX30 e um EX90, ambos 100% elétricos (sendo que o E de elétrico se junta ao X de SUV ou C de coupé), faz sentido esta espécie de esclarecimento.

Volvo EC40 E Volvo EX40
Volvo EC40 e Volvo EX40

Novos Volvo EX40 e EC40 com mais potência

De acordo com a Volvo, esta alteração “torna ainda mais fácil para os atuais e futuros clientes perceberem quais são os nossos modelos 100% elétricos e quais são os híbridos.” Com o intuito de tornar tudo mais claro, a Volvo retirou o nome Recharge dos veículos híbridos Plug-In, passando a denominar-se T6 e T8 consoante a potência.

Volvo EC40 Black Edition 2

Para lá desta alteração de nome, a Volvo oferece nos modelos EX40 e EC40 um novo pacote denominado Performance. Passa a ser o topo da gama de ambos os modelos e atira a potência máxima os 442 cv.

Atualização feita à distância

Contas feitas, a aceleração é mais rápida, mas a Volvo não descortinou quanto e o valor final. Sabemos, apenas, que os modelos sem o pacote Performance fazem esse exercício em 4,7 segundos. O pacote Performance pode ser ativado remotamente através da aplicação Volvo.

Por outro lado, a marca sueca diz que melhorou a autonomia os modelos. O EX40 passa a ter até 576 km, enquanto o EC40 exibe 583 km. Valores WLTP. Quanto a autonomia com o pacote Performance, a Volvo não revelou.

Volvo Eletricos EX40 EC40
A alteração já se encontra refletida no site da marca.

Para terminar com o rol de novidades Volvo, dizer que a Black Edition é uma série especial para os EX30, EX40 e XC40 Plug-In. Uma aposta que segue o sucesso do XC60 Black Edition. Em primeiro lugar, os modelos são pintados de Preto Onyx. Em segundo lugar, têm logótipos em preto brilhante, jantes de liga leve de 20 polegadas em preto brilhante. Finalmente há escolha de vários tipos de tecidos para os bancos.