Porsche Taycan Turbo GT é o mais potente de sempre e já roubou recordes à Tesla

O Porsche Taycan Turbo GT é o carro da casa alemã mais potente de sempre com 1100 cv e o Pacote Weissach torna-o num carro brutal!

Começam a brotar as séries especiais do modelo 100% elétrico da Porsche. Desta feita falamos do Porsche Taycan Turbo GT, o carro da casa alemã mais potente de sempre. Com toda a certeza, os 2,2 segundos que leva para chegar dos 0-100 km/h indicam a capacidade da berlina 100% elétrica da Porsche que se traduz pela obtenção dos recordes da volta em Laguna Seca e no Nürburgring. O Pacote Weissach é o grande “culpado” disso!

Com o intuito de expandir a sua gama 100% elétrica (depois do Taycan já existe o Macan) da Porsche passa a incluir dois modelos muito especiais. O Taycan Turbo GT e o Turbo GT com Pacote Weissach da Porsche. Este último é um automóvel muito especial.

Porsche Taycan Turbo GT

Redução de peso é palavra de ordem

De acordo com a Porsche, os dois carros têm medidas de construção de baixo peso e forte aerodinâmica para elevar a fasquia da condução. O eixo traseiro utiliza um inversor mais potente e eficiente que utiliza carboneto de silício como material semicondutor.

Por outro lado, existe um “Attack Mode” e está baseado na função “Push-To-Pass” dos modelos Taycan (aqui com mais 50 kW) e funciona de forma semelhante ao dos Porsche 99X da Fórmula E. Oferece mais 120 kW de potência adicional. O condutor pode ver no painel de instrumentos o contador decrescente da função.

No sentido de facilitar a condução em circuito, pode ser ativado o Attack Mode com as luvas de competição sem tirar as mãos do volante e há a possibilidade de controlar tudo através das patilhas atrás do volante.

Porsche Taycan Turbo GT

Só para exemplificar, os modelos com o Pacote Weissach da Porsche têm um inversor mais potente debitando 580 kW. Com o Launch Control passam para 760 kW e até 815 kW durante dois segundos. A aceleração 0-100 km/h é feita em 2,2 segundos com o Pacote Weissach da Porsche, em 2,3 segundos sem este pacote.

Mudanças nos propulsores

Da mesma forma, foram feitas alterações nos propulsores com um novo motor no eixo traseiro. Os inversores utilizam uma corrente de 900 amperes, logo, mais potência e binário. Reforçadas as relações e a robustez da caixa, permite, assim, encaixar o binário máximo de 1340 Nm.

Por outro lado, a autonomia dos Taycan Turbo GT pode chegar aos 550 km de acordo com o ciclo WLTP.

Porsche Taycan Turbo GT

Alterações no chassis GT

Com o intuito de promover a performance, a Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT até 75 kg face ao Taycan Turbo S. Isto foi possível com o recurso à utilização de vários elementos em fibra de carbono – frisos dos pilares B, molduras superiores dos espelhos retrovisores, inserções das saias laterais – com os bancos a serem semelhantes aos de competição e feitos em CFRP. A bagageira perdeu a função de amortecimento do fecho.

O Taycan Turbo GT está equipado de série com o pacote dinâmico que inclui, entre outras coisas, a suspensão Porsche Active Ride com afinação específica. Há, também, pneus específicos montados em jantes forjadas de 21 polegadas.

Por outro lado, a travagem está entregue ao sistema PCCB, com discos de carbono cerâmica. As maxilas foram alteradas para serem mais leves (dois quilos) e estão pintadas de dourado.

Aerodinâmica revista no Taycan GT e Taycan GT Pacote Weissach

Naturalmente que a aerodinâmica teria de ser revista. Em primeiro lugar um novo spoiler dianteiro específico deste Taycan GT. Em segundo lugar, uma asa adaptativa com um lábio (ou Gurney flap) com acabamento em carbono brilhante. Finalmente, as jantes com desenho mais aerodinâmico.

Por outro lado, os faróis são LED Matrix de série que podem ser atualizados para LED HD-Matrix. Curiosamente, sem custos adicionais. Há vários detalhes em fibra de carbono e o logótipo Turbo GT é pintado em preto mate.

Interior redefinido

Com o fim de personalizar os modelos, os logótipos Turbo GT estão gravados nos encostos de cabeça. Os bancos desportivos são de série e podem ser encomendados os bancos Desportivos Adaptativos Plus sem custos. O volante desportivo GT tem o aro revestido no tecido Race-Tex preto e marcação às 12 horas. O modelo está equipado com o Pacote Sport Chrono.

Porsche Taycan Turbo GT com Pacote Weissach

Foi pensado para ser utilizado em circuito e, por essa razão, dispensa os bancos traseiros, sacrificados no altar da poupança de peso. A velocidade máxima é de 305 km/h. Há elementos defletores na parte inferior da carroçaria e um novo difusor dianteiro. Atrás, o Pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa com acabamento em carbono, oferecendo uma força descendente de 220 kg.

Porsche Taycan Turbo GT

O Taycan Turbo GT com Pacote Weissach da Porsche tem diversas personalizações em termos de cor. Por outro lado, no interior, tudo o que não necessária para a condução em circuito foi retirado, reduzindo, assim, 70 kg o peso do carro.

No lugar dos bancos está uma folha em carbono com um espaço para arrumação atrás dos bancos dianteiros. Também não tem tapetes, nem o cronómetro do Pack Sport Chrono. Por outro lado, o material de isolamento foi reduzido ao mínimo.

Só há uma tomada de carregamento e os vidros especiais reduzem o peso, para o qual contribui, também, a ausência do sistema de som Bose. No seu lugar surge o pacote Som Plus sem altifalantes atrás. À frente do passageiro está o logótipo “Weissach Package”.

O mais veloz em Lagna Seca e no Nurburgring

Com toda a certeza, a Porsche quis mostrar que este é um modelo que coloca ao serviço da performance as características de um automóvel elétrico. E para derrubar mitos fez este Porsche Taycan Turbo S Pacote Weissach que já derrubou, também, recordes. Em Laguna Seca, o Taycan Turbo GT Pacote Weissach fez uma volta em 1m27,87s, enquanto no Nurburgring fez 7m07,55s!

É o carro elétrico homologado para estrada mais veloz de sempre no traçado de Laguna Seca. Por outro lado, é o mais veloz veículo 100% elétrico homologado para andar em estrada no Inferno Verde. Mas, mais que isso! É o carro de quatro portas mais veloz de sempre no Nordschleife!

Quanto aos preços, começam nos 252 785€, não tendo sido informado o preço do Taycan GT com o Pacote Weissach da Porsche.