Novo Audi A3 chega com inédita versão Allstreet

O novo Audi A3 surge ligeiramente renovado e com algumas novidades, nomeadamente, o Allstreet e um S3 mais potente.

O novo Audi A3 surge ligeiramente renovado e com algumas novidades, nomeadamente a versão Allstreet. Isso mesmo, o A1 Allstreet recebe um irmão mais musculado e com aspeto de SUV tendo como missão preparar o desaparecimento do Audi Q2. Ah! e também deixa de ter versão cabriolet. Mantiveram-se o Sportback de cinco portas e a berlina de quatro, sendo o Allstreet a terceira versão do A3.

Como sucede em jogos como o Monopólio, os automóveis têm, sempre, de passar na casa da Partida, leia-se, do Restyling. Com toda a certeza esta quarta geração necessitava de retoques e de desfazer-se das versões de três portas e cabriolet. Por outro lado, a Audi necessitava de criar um paliativo para o final anunciado do Q2. Aqui está ele na forma do A3 Allstreet.

A3 Allstreet só chegou agora… por isso é diferente

A grande surpresa é, claro, a introdução desta versão arregaçada do novo Audi A3 e denominada Allstreet. Repete a fórmula do mais pequeno A1 e, surpreendentemente, não recebe a mudança operada pela Audi na frente! Razões?

Esta versão estava prevista para a fase 1 da quarta geração do A3, cerca de um ano depois do lançamento. Porém, por diversas razões, isso não sucedeu e só agora com a segunda fase desta quarta geração é oferecida esta variante mais offroad. Por isso o carro ainda tem a frente da fase 1.

Novo Audi A3

Alterações para um aspeto mais aventureiro

As diferenças deste A3 Allstreet? Uma distância ao solo maior 30 mm, proteções das cavas das rodas e das embaladeiras em plástico preto, proteções dos para choques em plástico preto e imitação de alumínio. As proteções inferiores – não são funcionais – também fazem parte do visual do A3 Allstreet.

Poderão perguntar porque não é o A3 um Allroad? Em primeiro lugar, não tem tração integral quattro. Em segundo lugar não é uma carrinha. Finalmente, a Audi não quis misturar conceitos.

Novo Audi A3

O novo Audi A3 Allstreet terá uma variante 35 TFSI, que usa o bloco 1.5 litros a gasolina sobrealimentado, e um 35 TDI com o bom e conhecido bloco 2.0 turbodiesel. Ambos têm a mesma potência (150 cv) e a caixa é uma unidade automática de dupla embraiagem S-Tronic com sete velocidades.

Em suma, a Audi tenta uma fórmula conhecida para fechar a vida do Q2 e permitir que o mercado olhe para uma forma diferente de rolar face aos rivais BMW Série 1 e Mercedes Classe A que não têm uma versão destas. E a Audi reforça a ideia dizendo que a experiência de condução é similar á de um SUV.”

Novo Audi A3

Novo Audi A3 com motores gasolina e Diesel

Com toda a certeza o Allstreet é a maior novidade do Audi A3. Porém, há mais alterações na gama. Mantendo a carroçaria Sportback e Sedan (5 e 4 portas) a quarta geração do A3 recebe uma atualização no interior.

Esta renovação surge depois da VW ter rejuvenescido o Golf e a Skoda ter feito o mesmo ao Octavia. Todos usam a mesma plataforma e, no caso da Audi, o maior trabalho centrou-se no interior. Mas há, também, um reforçado S3 que se junta a esta renovação.

De conformidade com a variante Allstreet, o A3 receberá os motores 35 TFSI e 35 TDI, gasolina e Diesel, com 150 cv. Mais tarde surgirá um híbrido Plug-In e outras ofertas de motorização com eletrificação, seguramente.

Mudança subtis no exterior

Com o intuito de refrescar, sem grandes modificações, o A3, a Audi mudou a grelha dianteira (mais larga) e colocou os quatro anéis no topo da mesma de forma saliente e não integrada. Por outro lado, a face do A3 mostra novas entradas de ar laterais e um spoiler que quer dar a ideia de que o carro está mais perto do solo. Atrás, há um novo para choques e um difusor inspirado, diz a Audi, no famoso RS2 Avant.

As luzes diurnas possuem quatro assinaturas diferentes que podem ser escolhidas pelo utilizador para personalizar o aspeto do seu carro.

Interior com mais tecnologia

Em primeiro lugar, todos os Audi A3 recebem, agora, o painel de instrumentos digital “Virtual Cockpit”) da casa alemão e o volante de três braços. Em segundo lugar, a consola central foi redesenhada e passa a incluir de série um apoio de braços e um comando da caixa mais pequeno. Finalmente, as saídas de ar da climatização foram revistas, o mesmo se passando com a iluminação. Neste aspeto, está tudo diferente nas luzes interiores das portas, tabliê, consola central e porta copos.

Passa a figurar na lista de opcionais um novo sistema de som da Sonos que vem ocupar o lugar do sistema Bang&Olufsen. O ecrã central sensível ao toque passa a ter 10,1 polegadas.

Por outro lado, dependendo dos mercados, são adicionados equipamentos como o cruise control adaptativo, luzes dos máximos automática e ar condicionado com duas zonas.

Da mesma forma, o Audi S3 recebe um motor 2.0 litros sobrealimentado com mais potência (340 cv) e o sistema de tração do RS3. Chega ao mercado no final do ano. Os outros A3 chegam ao mercado no segundo trimestre e ainda não há preços definidos.