Mercedes-AMG GT 43 chega com metade dos cilindros da restante gama!

Apesar de ter “apenas” quatro cilindros e recorrer ao bloco 2.0 litros de cilindrada, o novo Mercedes-AMG GT 43 oferece 421 cv de potência!

Não vale a pena já estar a torcer o nariz a um AMG GT com motor de quatro cilindros, pois este Mercedes-AMG GT 43 oferece 421 cv! O bloco com 2.0 litros de cilindrada tem esta potência porque está dotado de tecnologia vinda da Fórmula 1. Conta com um sistema híbrido ligeiro com tecnologia 48 volts e um turbo elétrico para não deixar ficar mal a marca de Affalterbach.

A Mercedes-Benz poderia ter ido mais longe na oferta de um AMG GT radical em termos de peso para realizar uma máquina ainda mais competitiva na categoria GT4. Mesmo assim, este movimento da Mercedes é inteligente e torna o AMG GT mais acessível sem perder desempenho.

MERCEDES AMG GT 43 12

Motor de 4 cilindros com ajuda elétrica

Debaixo do longo capô do Mercedes-AMG GT 43 está o bloco de quatro cilindros e dois litros sobrealimentado. Com um turbo de acionamento elétrico e um sistema híbrido ligeiro com tecnologia 48 volts, o conjunto debita 421 cv e 500 Nm. O pequeno motor elétrico oferece em determinadas situações mais 14 cv, elevando a cifra final ara os 435 cv! Contas feitas, são mais 41 cv que o SL 43 (que usa o mesmo bloco) e menos 54 cv que o AMG GT 53 com motor V8. Nada mau!

Performances prejudicadas pelo peso

Por outro lado, o AMG GT 43 chega dos 0-100 km/h em 4,6 segundos com uma velocidade máxima de 280 km/h. O peso acaba por ser o inimigo do AMG GT 43 pois um Mercedes-AMG A 45S 4Matic com o mesmo motor é mais rápido naquele exercício 0,7 segundos.

MERCEDES AMG GT 43 2

Diferenças no estilo face aos V8

A Mercedes-Benz não quer que haja semelhanças entre os carros com motor V8 e com bloco de 4 cilindros. Por isso, redesenharam os para choques, tiraram a asa traseira e, à frente, a grelha é mais pequena e a parte inferior agrupa todas as entradas de ar. As saídas de escape continuam a ser quatro, mas no AMG GT 43 são redondas.

As jantes de liga leve são de 19 polegadas, mas podem ser encomendadas as de 21 polegadas. Pode optar, também, por colocar uma asa traseira fixa e vários tipos de personalização.

Interior sem grandes diferenças

Por outro lado, o interior do AMG GT 43 imita o dos modelos mais poderosos. Lá estão os ecrãs de dimensões generosas, os bancos desportivos AMG, a qualidade de construção e todas as opções que fazem parte do catálogo AMG e do programa de personalização Manufaktur.

MERCEDES AMG GT 43 13

As diferenças no chassis do Mercedes AMG GT 43

No que concerne o chassis, o modelo tem vias mais estreitas que o AMG GT 53 e 63. Apesar disso, continua a oferecer os travões em material compósito e maxilas de generosas dimensões.

Por certo, as suspensões são convencionais com amortecedores em alumínio e eixo traseiro de cinco braços com molas aligeiradas. Porém, o sistema AMG Ride Control Chassis passa a ser opcional, o mesmo sucedendo com a direção às quatro rodas.

MERCEDES AMG GT 43 11

Quem optar pelo pacote AMG Dynamic Plus adiciona apoios de motor dinâmicos, um diferencial traseiro com autoblocante eletrónico, o modo de condução “Race”, aerodinâmica inferior dinâmica e maxilas de travão amarelas. Convirá lembrar que o AMG GT 43 não tem sistema de tração integral 4MATIC.

Recordamos que a gama AMG GT vai receber, brevemente a versão E Performance com um motor V8 híbrido Plug-In com mais de 800 cv. Este Mercedes-AMG GT 43 está nos antípodas e espera-se que possa ser bem mais barato que o AMG GT 63S 4MATIC à venda entre nós por 255 650€.

MERCEDES AMG GT 43 4