Inevitável? Vem aí um Porsche 911… híbrido!

O Porsche 911 híbrido será uma realidade já na próxima remodelação do 911 Tipo 992. Porém, será um híbrido convencional e não um Plug-In.

A Conferência de Imprensa anual da casa de Weissach veio colocar a chancela oficial num rumor que há muito tempo circulava. Com toda a certeza, o Porsche 911 híbrido será uma realidade já na próxima remodelação do 911 Tipo 992. Porém, será um híbrido convencional e não um Plug-In, tendo a Porsche o cuidado de não colocar os ovos todos no mesmo cesto.

A oitava geração do Porsche 911 está perto de passar por uma remodelação de meio de ciclo (o carro foi mostrado em 2018 e lançado em 2019). Essa operação irá retirar algumas rugas ao 911, adicionar mais alguma tecnologia e a grande novidade, o sistema híbrido.

PORSCHE 911 992 2024 3

Depois do Macan e do Boxster elétricos, chega o 911 híbrido

Com o intuito de manter a sua ofensiva de produto aberta a todas as opções, a Porsche acabou de remodelar o Taycan (a que juntou duas versões desportivas) e o Macan. Este passou a ser 100% elétrico. Porém, para reforçar esta viragem para os veículos zero emissões, o próximo Boxster será apenas disponibilizado como modelo 100% elétrico.

Em contrapartida, o 911 não terá motorização 100% elétrica, surgindo como híbrido. Questão de não colocar os ovos todos na mesma cesta…

PORSCHE 911 992 2024 4

Porsche 911 híbrido… mas sem Plug-In

Com esta decisão, a Porsche tenta evitar ser surpreendida pela forte desaceleração dos modelos 100% elétricos. Para já ficam de fora deste mantra da mobilidade elétrica o Panamera e o Cayenne, tal como o 911.

Porém, o coupé da casa de Weissach vai receber um sistema híbrido convencional sem carregamento externo. Quer isto dizer que o 992 vai ter o mesmo motor boxer de seis cilindros “pendurado” na traseira, mas agora com o auxílio de um propulsor elétrico colocado no eixo dianteiro.

Nesse sentido, o Porsche 911 Tipo 992, quando for remodelado, não será um rival dos modelos capazes de andar vários quilómetros em silêncio e com zero emissões. Será, antes, um contribuinte para a redução das emissões. E porque estamos a falar da Porsche, dará mais uns pozinhos em termos de performance!

PORSCHE 911 992 2024

Razões para não ser um PHEV

Com o propósito de esclarecer por que razão o 911 não terá um sistema como o do Panamera, Oliver Blume, CEO da Porsche, falou do peso. Uma bateria de maiores dimensões adicionaria peso e dificuldade de arrumação no corpo esbelto do 911. Por outro lado, o Porsche 911 híbrido não entrará na corrida á potência que outros modelos parecem querer encetar.

Para este sistema híbrido convencional, a bateria e os controlos serão alojados atrás do banco traseiro, imediatamente á frente do motor boxer. Tudo para melhorar a distribuição de pesos e oferecer tração integral ao mesmo tempo que reduz as emissões de CO2.