Fomos ver ao vivo o protótipo DS E-Tense Performance

Protótipo impressionante e funcional, o DS E-Tense Performance é um laboratório sobre rodas que mostra o futuro da marca.

Protótipo impressionante e funcional, o DS E-Tense Performance é um laboratório sobre rodas que mostra o futuro da marca. A marca premium gaulesa criou este modelo para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para o futuro. Com toda a certeza este é um vislumbre do que a DS tem preparado ou em preparação para os próximos anos. Esteve em Portugal e o Escape Livre foi vê-lo – só não nos deixaram conduzir!

Imaginado, desenvolvido e criado pela DS Performance após a conquista dos títulos de equipas e pilotos no Campeonato do Mundo de Fórmula E. O DS E-Tense Performance está assente numa estrutura monobloco em fibra de carbono e oferece tração integral. Como? Graças a dois motores elétricos que, combinados, oferecem 815 cv.

Soluções inovadoras

Por outro lado, chassis, unidade de potência e bateria integram soluções inovadoras. Todas elas testadas para alimentar o desenvolvimento do futuro dos modelos DS E-Tense 100% elétricos.

Nessa medida, a carroçaria do DS E-Tense Performance lança pistas sobre o que será o estilo dos modelos da casa premium francesa, particularmente a peculiar e vincada parte frontal.

Cumprindo dez anos de presença no mercado, a DS sempre colocou a eletrificação no centro da sua estratégia. Por isso a participação no Campeonato do Mundo de Fórmula E, suporte para a pesquisa e desenvolvimento na área da mobilidade elétrica.

Nessa medida, o DS E-Tense Performance exibe um chassis em fibra de carbono e uma mecânica vinda da Fórmula E. Por outro lado, a suspensão recebe uma geometria inovadora para melhorar o comportamento perante qualquer condição meteorológica.

DS E TENSE PERFORMANCE 15

Componentes vindos da F.E

A cadeia de tração é composta por dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 cv de potência e a um binário de 8000 Nm transmitido às quatro rodas.

Estes componentes vêm, diretamente, do mundo da Fórmula E, e apresentam rendimentos excecionais. Com toda a certeza, a capacidade de regeneração sem precedentes de 600 kW permite que a cadeia de tração do modelo dê prioridade à melhor utilização possível da energia.

Curiosamente, o E-Tense Performance possui um sistema de travagem tradicional com discos e pastilhas. Porém, apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem.

Bateria avançada

Com o fim de testar soluções para o futuro, o DS E-Tense Performance está equipado com uma bateria inspirada naquela que é utiliza nos monolugares da Fórmula E. Instalada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono feita pela DS Performance, esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células.

Só para exemplificar, esta bateria tem fases de aceleração e regeneração até um máximo de 600 kW. Com esta capacidade está aberta a porta a novas oportunidades no que toca a capacidades e autonomias.

Presentation et essai DS Intense sur le circuit Paul Ricard, le 01 Mai 2022, Le Castellet, France – Photo Gregory Lenormand / DPPI

Linguagem de estilo DS para o futuro

Por outro lado, o DS E-Tense Performance é um laboratório para o DAS Design Studio Paris. A frente do protótipo mostra a nova linguagem de estilo da DS, perdendo a grelha combinando o logótipo da marca com efeito tridimensional a uma superfície que pode albergar várias ideias.

Em ambos os lados, novas luzes diurnas combinam tecnologia e estilo, apostando numa solução esguia sem precedentes, mas que permite uma ampla extensão da iluminação. Em conjunto, possuem 800 LED! Duas câmaras no lugar dos faróis completam a identidade visual do protótipo.

Interior futurista

Com toda a certeza, o habitáculo foi concebido para recolher dados. Bancos do tipo baquet e um volante de Fórmula E deixam a ambição de elevada performance do protótipo. O conforto e a atenção ao detalhe também surgem com inserções especiais em couro preto. A Focal colocou no interior um sistema de som Utopia para um áudio de assinatura único.

Ao vivo impressiona

Sendo um protótipo funcional é algo de único. Estamos a falar de um protótipo que foi criado não para salões de exposição, mas para ser testado no asfalto. Ao vivo, as linhas impressionam ainda mais do que nas fotografias. E o interior remete-nos para um carro de competição.

Pudemos sentar-nos no habitáculo e, acreditem, se nos tivessem dado a chave, a esta hora ainda estavam à nossa procura! Ou, se calhar não, é que a bateria tem apenas 25kWh! Consegue recarregar a 350kWh em apenas 5 minutos. Perfeito para os testes de laboratório, mas ainda não dá para a estrada!

Infelizmente, não há planos (para já) para a comercialização de um DS super desportivo. Mas este não ficava nada mal nas nossas estradas!