Fomos conhecer o novo Toyota C-HR PHEV e contamos-lhe tudo!

Fomos conhecer o novo Toyota C-HR PHEV, e o primeiro contacto com a versão Plug-In Hybrid não desiludiu.

Fomos dar uma volta pela marginal, de Lisboa até Cascais, a bordo do novo Toyota C-HR PHEV, a sua versão Plug-In Hybrid. E começamos já por lhe falar da autonomia… real! Assim, fizemos mais de 60km com uma carga, entre cidade, nacional e autoestrada. O C-HR cumpre o prometido. Mas ainda há outras novidades que merecem destaque.

O novo Toyota C-HR conhece importante novidade com a chegada de uma mecânica híbrida Plug In (já lhe tínhamos falado aqui sobre a chegada desta novidade) que oferece uma autonomia em modo 100% elétrico até 66 km. Por outro lado, o sistema beneficia da longa tradição da Toyota nos sistemas híbridos. Nesse sentido, o Toyota C-HR passa a contar com o sistema “Predictive Efficient Drive” e a função de “geo-fencing” que permite otimizar a utilização da bateria para usar em zonas de baixas emissões.

Estilo, uma vez mais, marcante

O estilo do Toyota C-HR volta a deixar marca seguindo os passos da primeira geração. Assim, nesta versão PHEV 220, as jantes são de 20 polegadas e conferem ao SUV da casa japonesa uma postura inconfundível.

Por outro lado, a Toyota decidiu colocar o condutor no centro do veículo oferecendo uma experiência holística graças à maior qualidade de construção e de materiais. Nesse sentido, o C-HR foi desenvolvido especificamente para as expetativas dos clientes do Velho Continente e na esteira da primeira geração.

Tecnologia híbrida de quinta geração no novo Toyota C-HR PHEV

Todos os C-HR, inclusive o PHEV, contam com a tecnologia híbrida de quinta geração da Toyota. O que significa uma condução mais abrangente, silenciosa e agradável. Assim, com o sistema híbrido de carregamento externo (Plug In), o Toyota C-HR oferece a condução de um veículo 100% elétrico até 66 km. Dessa forma, e fazendo contas aos percursos pendulares dos europeus, permite andar em modo elétrico durante toda a semana. Desde que a bateria seja recarregada todos os dias, claro!

O carregamento da bateria numa tomada doméstica de 2,3 kW demora 6h30, enquanto numa Wallbox de 7 kW (o máximo do carregador do C-HR PHEV são 6,6 kWh) são precisas apenas 2h30. As duas cifras são para uma carga a 100% da bateria de 13,6 kWh, oferecendo a Toyota o cabo Tipo2.

O sistema é composto por um motor elétrico de 163 cv no eixo dianteiro e um bloco de 2.0 litros com 152 cv. Assim, a combinação dos dois oferece uma potência de 223 cv, o que permite uma aceleração 0-100 km/h em 7,4 segundos. Em termos de consumos, a Toyota reclama 0.8 a 09 l/100 km/h e emissões de CO2 entre 19 e 20 g/km.

Para lá da resposta ao acelerador otimizada e da utilização de uma atualização da plataforma TNGA, o Hybrid 220 está equipado – em estreia absoluta na Toyota – com a tecnologia de controlo sensível à frequência da ZF. Este sistema hidromecânico aumenta a força de amortecimento a baixas frequências para proporcionar mais controlo dos movimentos da carroçaria e manter maior estabilidade em curva.

Vários modos de condução no novo Toyota C-HR PHEV

Para lá das valências do sistema híbrido Plug In, o novo Toyota C-HR Hybrid 220 oferece quatro modos de condução: EV, Auto EV/HEV e HV e carregamento. O primeiro é ativado por defeito quando se liga o veículo e continuará a usar a carga da bateria até esta se esgotar. Nessa altura, o sistema passa, automaticamente, para o modo HV. Este modo pode ser ativado pelo condutor. Por outro lado, pode usar o modo Auto EV/HEV que alterna entre as duas formas de propulsão consoante as necessidades. O modo de carregamento pode ser usado para carregar a bateria em andamento, utilizando o motor de combustão interna.

O Toyota C-HR conta ainda com os modos Normal, Eco e Sport e a aplicação My Toyota pode iniciar e terminar, remotamente, o carregamento. Além disso, na mesma aplicação pode acompanhar a evolução do carregamento em tempo real.

Sistema preditivo de condução eficiente

Este é um sistema que ajuda de forma prática a melhorar a eficiência da condução. Dessa forma, combina a análise das condições da estrada e do tráfego com a aprendizagem contínua dos percursos e do estilo de condução. Graças à função de geo-fencing, o percurso é analisado e o sistema alterna automaticamente entre os modos EV e HV de forma a maximizar a condução em modo 100% elétrico.

Graças ao “Regeneration Boost” o novo Toyota C-HR PHEV oferece um sistema semelhante ao “e-pedal”, ou seja, fornece regeneração de energia e 80% da travagem durante a condução, regulável em três níveis (suave, média, forte).

Nesse sentido, o novo Toyota C-HR PHEV está equipado com o Controlo de Assistência ao Arranque Adaptativo. Este sistema aplica a assistência do motor nas descidas para reduzir a necessidade de o condutor carregar no pedal de travão. Assim, modifica a aceleração com base na inclinação do trajeto.

Em resumo, o sistema de condução preditiva oferece sugestões preditivas de desaceleração, condução em modo elétrico preditiva e condução otimizada com o “geo-fencing”.

Por outro lado, o Toyota C-HR Hybrid 220 está equipado com uma bomba de calor que torna a climatização neutra. O tejadilho panorâmico reflete os raios infravermelhos no verão e mantém o calor dentro do habitáculo reduzindo, ambos, a necessidade de usar o ar condicionado.

Toyota T-Mate reforçado

Este é o nome do conjunto de sistema abrangentes da Toyota que contribuem para a proteção contra acidentes, fornecem proteção em caso de impacto e ajudam o condutor a efetuar manobras de estacionamento ou de condução no trânsito.

Por isso está incluída a última geração do Toyota Safety Sense que inclui sistemas de segurança preventiva com maior funcionalidade e uma monitorização mais abrangente. Juntam-se o aviso de ocupação dos bancos traseiros, o “Safe Exit Assist” que avisa antes de abrir a porta da chegada de veículos ou ciclistas, e muitos outros.