Bugatti criou Chiron especial para cliente com falta de imaginação

A Bugatti criou um Chiron especial para um cliente. A encomenda indicava um carro integralmente preto… acabou assim! Melhor que a encomenda!

A divisão Sur-Mesure da Bugatti criou um Chiron especial para um cliente falho de imaginação. A encomenda falava de um carro integralmente preto. Perante esta exigência, Jascha Straub, o designer encarregado do “Sur-Mesure” convenceu o cliente a personalizar o carro tendo o preto como base. Nasceu assim este Bugatti Chiron Super Sport Hommage T50S, único e já valorizado.

As versões diferentes e especiais que já foram feitas tendo por base o Chiron são incontáveis. Por um lado, as mudanças mecânicas dos modelos Sport, Super Sport e Pur Sport. Depois, junta-se tudo aquilo que o departamento Bugatti Sur-Mesure oferece. Uma divisão fundamental para o tipo de cliente que paga uma cifra de sete dígitos. Que, com toda a certeza, não quer chegar a um evento e encontrar alguém com um carro exatamente igual. Foi assim que a Bugatti criou este Chiron especial.

Um Chiron especial e… diferente

Quando um cliente encomendou um dos últimos Chiron Super Sport e deu como única exigência ser todo preto, Jascha Straub viu uma tela em branco. Contactado o cliente, convenceu-o a criar uma obra de arte, mantendo o preto como base. A ideia era criar um tributo à primeira participação da Bugatti nas 24 Horas de Le Mans. Preto, claro, mas com subtis alterações.

A história por trás do modelo

Nos finais dos anos 20 e 30 do século passado, a Bugatti tinha fama de ter uma engenharia de qualidade superior. E como Ettore Bugatti queria potência e mais potência, a casa de Molsheim inovou ao propor um motor 8 cilindros em linha com 5 litros e sobrealimentado. Este motor foi o primeiro a ter um duplo veio de excêntricos à cabeça e tinha uma potência de 250 cv!

O Type 50S, derivado do Type 46, recebeu este motor e, depois de o ensaiarem, Jean e Ettore Bugatti decidiram participar nas 24 Horas de Le Mans.

A Bugatti inscreveu três carros em 1931. E porque o Governo francês se recusou a apoiar financeiramente a participação, Ettore Bugatti decidiu que os carros não seriam pintados com o azul tradicional que homenageava a França, mas de preto. Infelizmente, uma saída de pista violenta acabou por levar os três carros a não participar na prova.

Hommage T50S em preto

Este Chiron Super Sport Hommage T50S rende homenagem ao chassis 50177, o mesmo que se despistou devido a um problema com os pneus.

Em primeiro lugar, claro, manteve o preto que o dono queria e que o carro de Le Mans exibia. Em segundo lugar, o carro recebe o nº5 nas portas e na grelha dianteira. Finalmente, entre as rodas e as portas está a inscrição “Le Mans 1931” e na asa traseira um desenho do Circuito de La Sarthe, o traçado que o Type 50S fez em 1931. Os forros das portas têm um desenho do carro de Le Mans.

Mecânica e interior ficaram sem mudanças, exceto o bordado nos encostos de cabeça com a inscrição “Le Mans 1931”. Quanto a preços, sabemos que o Chiron Super Sport custa 3,84 milhões de euros. O valor do resto da personalização… desconhecido!