BMW Vision Neue Klasse X é o SUV do futuro elétrico da BMW

Chama-se BMW Vision Neue Klasse X e oferece a antevisão daquilo que será o primeiro SUV da BMW no futuro elétrico da marca.

Chama-se Vision Neue Klasse X e oferece a antevisão daquilo que será o primeiro SUV da BMW no futuro elétrico da marca. A evolução do estilo é marcada pela semelhança com os atuais modelos no que toca à superfície vidrada e uma evolução daquilo que foi revelado com o Neue Klasse. A tecnologia será avançada com o ênfase a estar nas capacidades de condução autónoma.

Alguns sobrolhos levantaram-se quando o Neue Klasse surgiu sem a grelha duplo rim, tradicional em todos os BMW. Este Vision Neue Klasse X, antevisão do primeiro SUV do futuro elétrico da casa de Munique, faz regressar a mítica grelha. Com proporções aceitáveis e pensada como uma escultura tridimensional. Diz a BMW…

BMW Vision Neue Klasse X

O futuro BMW terá SUV e muito mais

A habitual conferência anual sobre os resultados financeiros do Grupo BMW trazia um ovinho da Páscoa: o BMW Vision Neue Klasse X. Um ano depois da revelação do Neue Klasse, esta é a maior novidade para o futuro da BMW.

BMW Vision Neue Klasse X

Com toda a certeza que esse futuro teria de incluir modelo da moda. Porém, este modelo revela-se bem mais interessante. Em primeiro lugar porque dentro do que tem sido o estilo da BMW, mostra-se bem mais agradável à vista. Em segundo lugar faz regressar os códigos imortais do estilo da casa bávara. Finalmente, porque carrega consigo muita tecnologia.

BMW Vision Neue Klasse X

Por outro lado, BMW anunciou que o Neue Klasse X será produzido na Hungria (Debrecen), enquanto o Neue Klasse será fabricado na Alemanha, em Munique.

BMW Vision Neue Klasse X

BMW Vision Neue Klasse X com duplo rim reinventado

Por vezes as marcas testam as águas, assim como nós fazemos com o pezinho para perceber se a água do mar está fria ou gelada. O Neue Klasse sem a grelha duplo rim foi uma enorme surpresa. Poucos referiram o assunto porque, dentro da lógica, com pouca lógica, do atual estilo BMW, pensava-se que a solução encontrada por Fritz Fielder para refrigerar o radiador do BMW 303 iria desaparecer.

Afinal, a notícia sobre o seu desaparecimento foi, manifestamente, exagerada e o duplo rim está de regresso, com dimensões contidas e luzes LED a definirem o contorno. Elegante!

Novidades na plataforma

Oliver Zipse, CEO do Grupo BMW, explicou algumas das novidades deste Vision Neue Klasse X. Em primeiro lugar, a plataforma é a conhecida da berlina Neue Klasse, vai ser vir de base a várias versões da berlina e do SUV. Em segundo lugar há quatro poderosos supercomputadores que vão controlar diversos aspetos das funções. Um deles desenvolvido pela Qualcomm estará encarregue de ajudar o condutor. Outro feito pela BMW terá a responsabilidade de cuidar da cadeia cinemática e da dinâmica na condução.

Finalmente, a BMW dará um salto enorme rumo à condução autónoma, com autonomia de Nível 2 “sem mãos com olhos na estrada” e Nível 3 com limitações.

Poderoso sistema elétrico

Por outro lado, o Neue Klasse X terá um sistema elétrico poderoso de 800 volts que permite carregamento rápido que adiciona 300 km de autonomia em apenas 10 minutos. Nesse sentido, o modelo utiliza células cilíndricas que oferecem mais 20% de densidade energética. Dessa forma, a autonomia aumenta qualquer coisa como 30% em comparação com os atuais modelos da marca equipados com baterias de células prismáticas.

Interior espaçoso e acolhedor

A BMW descreve o interior do Neue Klasse X como “espaçoso e iluminado”. Cortesia de uma alongada distância entre eixos com as rodas colocadas nos extremos da carroçaria.

Por outro lado, todos os controlos estão reduzidos ao mínimo com quase tudo a ser feito pelo controlo de voz, botões no volante e através do ecrã central.

Nesse sentido, o “head-up display” é complementado pelo “BMW Panoramic Vision” que corre ao longo do para brisas até ao lado do passageiro.