Apesar dos ventos contrários à eletrificação, aí está o Audi Q6 e-tron!

O Audi Q6 e-tron avança navegando à bolina contra os ventos contrários que se abatem sobre os modelos 100% elétricos. Todos os detalhes aqui.

É um passo decisivo para os planos da Audi em tornar-se marca exclusivamente elétrica em 2033. O Audi Q6 e-tron avança navegando à bolina contra os ventos contrários que se abatem sobre os modelos elétricos. Com toda a certeza é um passo importante e ousado nesta ocasião em que as vendas de modelos 100% elétricos recuam e a dos híbridos avançam. A coragem torna-se ainda maior quando a Audi aponta este Q6 e-tron a jovens casais e pede 70 mil euros pelo carro.

Este é um lançamento que estava agendado há bastante tempo. Inclusivamente já o tínhamos visto no passado Salão de Munique. Porém, diversas dificuldades foram adiando até chegarmos a esta data e a uma previsão de entrega aos clientes no terceiro trimestre de 2024.

“Irmão” do Porsche Macan elétrico

Depois do Q4 e-tron e do Q8 e-tron, a Audi passa a contar com três modelos 100% elétricos na sua gama, descontando, claro, o GT e-tron. Do mesmo modo, o Q6 e-tron é o primeiro modelo da Audi a ser feito com base na plataforma Premium elétrica, exatamente a mesma do Porsche Macan revelado em janeiro passado.

Como referimos acima, problemas com o desenvolvimento do software e outras pequenas coisas, atrasaram o lançamento do modelo. Visto como crucial para os planos da Audi, a verdade é que o atraso experimentado pode dificultar a vida da casa germânica.

Plataforma Premium Elétrica (PPE) serve para (quase) tudo

Com o fim de mitigar o tempo de atraso experimentado, o CEO da Audi, Gernot Dollner, referiu em comunicado que “a PPE mostra como estamos a recolher conhecimento dentro do grupo Volkswagen e, assim, tornar a mobilidade elétrica possível.”

Este atraso acabou por oferecer ao Q6 e-tron algumas ferramentas que podem ser decisivas no seu sucesso. Segundo a marca teutónica, uma nova bateria de iões de lítio com 12 módulos e 180 células prismáticas, oferece uma capacidade de 100 kWh (utilizáveis). Ora, desta forma, o Q6 e-tron tem uma autonomia que chega aos 625 km.

Com o intuito de acelerar a recarga, conta com tecnologia de 800 volts e capacidade máxima de 270 kWh de carregamento. Curiosidade: quando é carregado numa estação compatível com 400 volts, o sistema do Q6 e-tron divide a bateria em duas partes iguais que podem ser carregadas em simultâneo até aos 135 kWh.

Audi Q6 e-tron

Audi Q6 e-tron com dimensões compactas

Por outro lado, o Q6 e-tron tem dimensões que o colocam entre o Q4 e o Q8 e-tron. São 4771 mm de comprimento, 1993 mm de largura e 1648 mm de altura. A bagageira tem capacidade entre 526 e 1529 litros e há um “frunk”, bagageira na frente, com mais 64 litros.

Interior… Audi!

Com toda a certeza que o habitáculo do Q6 e-tron é… Audi. Quer isto dizer que tudo é feito com bom gosto e qualidade. Por outro lado, há vários monitores. Um para o painel de instrumentos (Virtual Cockpit) com 11,9 polegadas e outro para o sistema de info-entretenimento com 14,5 polegadas para o condutor. Frente ao passageiro da frente está outro ecrã, desta feita com 10,9 polegadas.

Da mesma forma, o sistema multimédia é alimentado pelo sistema operativo Android Automotive e a casa de Ingolstadt anunciou que oferecerá de série um “head-up display” com realidade aumentada.

Que modelos do Audi Q6 e-tron estarão à venda?

Com toda a certeza a Audi toca os extremos: o Q6 e-tron quattro de base e o SQ6 e-tron quattro. Em primeiro lugar, ambos têm tração integral. Em segundo lugar, partilham muitos componentes. Finalmente, serão lançados, mais tarde, modelos com ainda maior autonomia e apenas tração traseira, para além das versões RS. Será o primeiro crossover elétrico da família RS.

Contas feitas, o Q6 e-tron quattro chega dos 0-100 km/h em 5,9 segundos, o SQ6 e-tron quattro faz o mesmo exercício em 4,3 segundos. O primeiro toca os 210 km/h, o segundo chega aos 230 km/h. Os dois modelos têm uma implementação mecânica com motores nos dois eixos. Por outro lado, a plataforma PPE oferece mais espaço interior.

E quanto a preços?

Pois… é caro! Na Alemanha o Q6 e-tron arranca nos 74 700€, ainda assim, menos 10 000€ que o Porsche Macan. Os modelos com tração traseira poderão ficar abaixo dos 70 mil euros.