Viemos a Genebra, e já conhecemos o novo Dacia Spring!

Apesar de ter sido revelado com uma semana de antecedência, foi no Salão de Genebra que tivemos o primeiro contacto com o novo Dacia Spring.

A semana passada revelámos aqui praticamente tudo sobre o novo Dacia Spring, o elétrico que chegou ao mercado em 2021 para tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. Deste então já foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140 000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.

Agora, por ocasião do Salão de Genebra 2024 onde o Escape Livre marcou presença, tivemos oportunidade de o conhecer de perto e de confirmar todas as evoluções e melhorias que aqui tínhamos reportado.

Dacia Spring renova-se e fica (ainda) mais barato!

O Dacia Spring renovado, será uma das estrelas de Genebra, e vais ser ainda mais barato, segundo afirmou Luca de Meo, CEO do grupo Renault.

Ler mais

Maior e com mais espaço!

O novo Dacia Spring cresceu não só no espaço a bordo e para bagagens, mas também evoluiu ao nível dos materiais e da tecnologia ao serviço do condutor. A bagageira passa a dispor de 308 litros e, na frente, passa a existir um compartimento sob o capot dianteiro com mais 35 litros de arrumação. Outro detalhe importante para o condutor é a regulação do volante que passa a contar com regulação ajustável em altura.

O Dacia elétrico mantém-se como o único automóvel totalmente elétrico a pesar menos de uma tonelada (984 kg na versão mais equipada), o que o ajuda também em termos de eficiência.

Com a capacidade da bateria a manter-se nos 26,9 kWh, mantêm-se também as autonomias anunciadas superiores a 200 km em cidade (ciclo WLTP).

No interior de facto confirmam-se as melhorias ao nível das tecnologias presentes. Ainda que se mantenha um automóvel simples, está menos espartano e mais jovial, com soluções interessantes ao nível da versatilidade.

Mais potência e tecnologia

O Dacia Spring 2024 está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.

Tão ou mais importante do que isso é o novo carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga). Este vai lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.

As encomendas do Novo Dacia Spring 2024 vão ser abertas na primavera de 2024, e o lançamento no mercado nacional está previsto para o verão de 2024. Todas as restantes informações estão disponíveis aqui, num artigo mais completo.

Ao Escape Livre os responsáveis da Dacia ainda não revelaram o preço final desta nova geração do Dacia elétrico, o Spring. Recordamos que o atual modelo custa 19 990€ (com motor de 45 cv) e 22 050€ com o motor mais potente de 65 cv.