Skoda Octavia renova-se e passa a incluir a utilização do ChatGPT

A quarta geração do Skoda Octavia passa pela casa da remodelação com ligeiras mudanças exteriores e uma grande novidade.

A quarta geração do Skoda Octavia passa pela casa da remodelação com ligeiras mudanças exteriores e uma grande novidade. O renovado Skoda Octavia oferece ChatGPT e uma gama de motores recentrada. Cumpre-se a tradição da casa de Mlada Boleslav de renovar os seus produtos de forma ligeira, mas marcante. Com toda a certeza, o Octavia moderniza-se esperando pela quinta geração que, provavelmente, será elétrica. Recordar que o Octavia regressou ao catálogo Skoda em 1996 depois de ter feito parte da gama da casa checa entre 1959 e 1971.

Este segundo andamento da quarta geração do modelo da era moderna mais vendido da marca não oferece nada de espalhafatosamente diferente. Porém, como sempre sucede com as renovações da Skoda, são evidentes.

SKODA OCTAVIA 2024 9

O renovado Skoda Octavia caracteriza-se pelos faróis de contornos complexos. Uma receita usada em 2017, embora de forma mais radical nessa altura.

SKODA OCTAVIA 2024 6

Renovado Skoda Octavia com faróis complexos

Recordamos que nessa altura os faróis foram divididos, assim à imagem do que a Mercedes-Benz fez no Classe E. Desta feita, os faróis centrais estão unidos à grelha, com um capô que continua mergulhante e um para choques que alarga a frente do carro.

Por outro lado, a traseira recebe farolins com textura diferente e o novo logótipo da Skoda aplicado na tampa da bagageira. E quanto ao exterior, estamos conversados.

Interior do remodelado Skoda Octavia com ChatGPT

Juntamente com as alterações do exterior, vieram algumas mudanças no habitáculo. Assim, os Octavia de entrada na gama têm ecrã de 10 polegadas, os outros beneficiam de unidades de 13 polegadas, uma estreia na Skoda. Por outro lado, a gama está estruturada em quatro níveis: Essence, Selection, Sportline e RS. Depois. há nove ambientes diferentes: Studio (Essence) Loft, Lodge, Lounge, Suite Black e Suite Conacg (Selection), Sportline (Sportiline) e RS fabric e RS Suedia (RS).

Finalmente, a Skoda vai incluir, de série, o ChatGPT até ao final do ano. Este está integrado no assistente de voz Laura da casa de Mlada Boleslav.

SKODA OCTAVIA 2024 19

Motorizações sem híbridos Plug-In

Podia oferecê-los, mas ao contrário do VW Golf (de onde deriva), o Octavia não tem mecânicas PHEV. Por outro lado, todos os motores do renovado Skoda Octavia têm eletrificação. A base da gama oferece o bloco 1.5 TSI com sistema híbrido ligeiro nas versões de 115 e 150 cv. Esta versão toma o lugar do 1.0 litros com 110 cv e do 1.5 TSI anterior. Segue-se o 2.0 TSI com 204 cv e tração às quatro rodas. Este mesmo motor, mas no RS, debita 265 cv.

Juntamente com estas mecânicas a gasolina, será disponibilizado o bloco 2.0 TDI com 116 e 150 cv. Dizer que há caixas de seis velocidades manual e DSG de sete velocidades e, tal como dissemos acima, possibilidade de tração integral.