O novo Citroën C3 Aircross vai ter opção de… 7 lugares!

O novo Citroen C3 Aircross terá como opção sete lugares, o que permite à casa tricolor oferecer um SUV familiar inédito no segmento.

Com o novo Citroen C3 Aircross, a casa tricolor quer oferecer um SUV familiar. Com o fim de manter o equilíbrio entre as gamas dos diversos construtores da Stellantis, o C5 Aircross vai continuar sem oferecer sete lugares, deixando ao Peugeot 5008 essa oferta. Porém, a Citroen tem um trunfo na manga que vem da Índia e que lhe vai permitir oferecer um SUV de 7 lugares no segmento B. Algo inédito até porque o Peugeot 2008 não terá versão com lotação alargada.

A marca francesa revelou recentemente o novo Citroen C3, com o qual teremos o primeiro contacto ainda durante esta semana já em solo nacional. Será um automóvel muito diferente daquilo que a casa francesa tinha à venda. Menos arredondado, vincadamente SUV e longe do utilitário que surgiu em 2002, recebeu segunda geração em 2009 para sofrer total mudança com a terceira geração em 2016 e renovação em 2020.

Novo Citroen C3 Aircross

Novo Citroën C3 Aircross com 5 ou 7 lugares

Com o propósito de oferecer um SUV familiar, o C3 Aircross vai ter segunda geração com um estilo decalcado do novo Citroen C3 tendo estreia prevista para 2024. A pergunta óbvia é: para quê um segundo SUV? Mesmo que o novo C3 seja um SUV, a Citroen quer aproveitar o facto do Peugeot 2008 não ter sete lugares. Ou seja, a casa tricolor estará sozinha no segmento a oferecer um veículo familiar. Quer dizer… até chegar o Opel Frontera que será feito a partir do novo C3 Aircross.

Aliás, no final da revelação do novo Citroen C3, a equipa de comunicação, mostrou, de forma breve, uma foto com visão de cima do novo modelo. E foi nessa imagem que estava, num canto, o arranjo de sete lugares do C3 Aircross. Em suma, a segunda geração do C3 Aircross será proposta com cinco e sete lugares. Só para ilustrar, no lançamento em 2017 (e sofreu renovação em 2021), o C3 Aircross sempre ofereceu cinco lugares.

Novo modelo tem ligações à Índia

Com o intuito de mudar a sua abordagem ao mercado, a Citroen vai reforçar a oferta SUV com a inevitável eletrificação. O fim dos monovolumes com o desaparecimento do Grand C4 Picasso e do Grand C4 Space Tourer, deixou os adeptos da casa francesa órfãos. Para terem um sete lugares tinham de comprar um Berlingo ou um Space Tourer.

Com toda a certeza isso vai mudar com a segunda geração do C3 Aircross. Porém, esta ideia não apareceu do nada. A segunda geração do Citroen C3 Aircross, do mercado indiano, conheceu revelação em abril deste ano e tem… três filas de bancos. Algo que é habitual na Índia, pois, ter lugares extra é algo muito apreciado pelos consumidores.

Nesse sentido e porque o modelo tem capacidade de cumprir com as normas europeias de segurança – o que não sucede com outros modelos vendidos na Índia por marcas europeias – será relativamente fácil importar a ideia.

Mais detalhes estarão disponíveis muito em breve já que ainda durante esta semana teremos a apresentação nacional do modelo, onde o Escape Livre vai marcar presença.