O Ford Puma foi renovado e recebeu mais tecnologia

A Ford renovou o Puma para o manter como o terceiro SUV mais vendido na Europa e o mais procurado dentro da gama da marca da oval azul.

A Ford renovou o Puma para o manter como o terceiro SUV mais vendido na Europa e o mais procurado dentro da gama da marca da oval azul. Com toda a certeza, esta atualização poderá ajudar a manter o pequeno SUV relevante num segmento muito competitivo e muito povoado. As diferenças não são muitas até porque a Ford seguiu aquela regra que diz “em equipa que ganha não se mexe”. Acabou por mexer… mas pouco.

Esta atualização do Ford Puma era aguardada há algum tempo, mas a verdade é que a renovação é tímida. Particularmente no exterior. Aqui as diferenças estão nos grafismos LED dos faróis (que podem ter tecnologia Dynamic Matrix LED), na recolocação do símbolo da marca na grelha e… mais nada. A frente ficou ainda mais parecida com o Fiesta, entretanto descontinuado.

FORD PUMA 2024 5

Ford Puma (ligeiramente) renovado

Com o intuito de reduzir custos, a Ford passa a oferecer, apenas, o bloco 1.0 litros na gama Puma. Ou seja, o bloco 1.5 litros do Puma ST desapareceu. Por conseguinte, o bloco de três cilindros passa a ter três patamares de potência, aguardando a versão 100% elétrica que vai chegar mais para o final do ano.

Mas, falemos do interior deste (renovado) novo Ford Puma. Com toda a certeza, a maior mudança é o ecrã de 12 polegadas que domina a consola central. Integra a última evolução do sistema de info entretenimento SYNC4. O painel de instrumentos recebe outro ecrã de 12,8 polegadas que, curiosamente, é o mesmo da Transit Tourneo Corrier.

FORD PUMA 2024 6

Mais tecnologia é a diferença

Novidades no novo Ford Puma são a adição da conectividade 5G e da Alexa (assistente da Amazon) estar, agora, disponível. Por outro lado, desapareceram os comandos físico da climatização, algo que, certamente, vai ser alvo de críticas.

O pacote de ajudas à condução e segurança (ADAS) do Ford Puma foi melhorado. Em primeiro lugar com a junção do sistema que centra o veículo na faixa de rodagem. Em segundo lugar com o assistente preditivo de velocidade (que regula a velocidade antecipando os limites e os obstáculos), incluído no Cuise Control Adptativo.

Motorização única e elétrico a caminho

O Puma ST com 200 cv está morto. Podem recordar o nosso ensaio ao pequeno hot-SUV aqui. Entretanto, viva o Puma ST com caixa automática e 170 cv. É o que temos neste momento. Depois há as versões de 125 e 155 cv, todas com hibridização ligeira com tecnologia de 48 volts. Caixa manual de seis velocidades está, apenas, disponível para o Puma com motor de 125 cv.

Quanto ao Puma Gen-E, a Ford não disse nada. Porém, sabemos que o carro chega lá mais para o final do ano e deverá ter a mesma mecânica 100% elétrica da E-Transit Courier. Este modelo também tem como base o Fiesta (tal como o Puma) e um motor elétrico com 136 cv. Quanto a bateria e autonomias… não conseguimos saber nada.