Novo Porsche Taycan Turbo S. O Porsche mais potente de sempre!

O novo Porsche Taycan Turbo S passa a ser o Porsche de estrada mais potente de sempre à conta dos 952 cv dos motores elétricos.

A Porsche renovou o seu modelo 100% elétrico. O novo Taycan Turbo S passa a ser o Porsche de estrada mais potente e veloz de sempre. O modelo, nascido em 2019, chegou ao momento de renovação. E a casa de Weissach decidiu melhorar quase todos os aspetos do modelo 100% elétrico preparando-se para os rivais que estão a caminho. Contas feitas, a renovação do Taycan oferece mais potência, mais tecnologia e melhor desempenho.

Chegou, finalmente, a evolução aguardada do Taycan, o primeiro modelo 100% elétrico da Porsche. Ainda sem data marcada para ser colocado no mercado e, ainda, sem preços definidos para Portugal, o novo Taycan Turbo S é a vedeta.

Novo Taycan Turbo S

Novo Taycan Turbo S é o Porsche mais potente de sempre

Quando uma berlina de produção em série exibe na sua ficha técnica 952 cv, ficamos de cara à banda. Isto, claro, utilizando o “launch control”. Ainda assim, uma cifra impressionante que permite acelerar dos 0-100 km/h em 2,3 segundos, ou seja, menos 0,3 segundos que o anterior modelo. De facto, o novo Taycan Turbo S passa a ser o Porsche de produção em série mais potente e mais rápido alguma vez produzido pela casa de Weissach.

Três variantes, várias versões

O Taycan estará á venda nas versões berlina de quatro portas e Cross Turismo de cinco portas. Por outro lado, há várias variantes do modelo: Taycan, Taycan 4S, Taycan Turbo e Taycan Turbo S. Juntam-se o Taycan 4 Cross Turismo, o Taycan 4S Cross Turismo, o Taycan Turbo Cross Turismo e o Taycan Turbo S Cross Turismo. No Velho Continente continuará à venda a versão Sport Turismo disponível para os Taycan, Taycan 4 e 4S e Turbo e Turbo S.

Em virtude das alterações feitas, o Taycan viu a sua autonomia alargada para um máximo de 678 km. Nesse sentido, todos os modelos viram a sua capacidade de carregamento aumentada em 50 kW, alcançando, agora, 320 kW. Assim, todas os modelos podem ser carregados dos 10 aos 80% em 18 minutos, aproveitando o sistema de 800 volts e a bateria que tem, agora, 105 kWh.

Novo Taycan Turbo S

Novo Taycan Turbo S: potência com controlo

Naturalmente que a Porsche nesta renovação do Taycan preocupou-se com as performances. Daí o Porsche mais potente e rápido de produção em série ser 100% elétrico. Só para exemplificar, com o fim de conseguir escovar tempo nas acelerações 0-100 km/h, o motor elétrico traseiro ganhou 109 cv em todas as variantes. E quando equipados com o pacote Sport Chrono, recebem um botão “Push to Pass” que oferece 94 cv extra durante 10 segundos.

Por outro lado, a casa alemã cuidou do comportamento em curva. Todos os novos Porsche Taycan têm suspensão pneumática adaptativa, estando disponível nos modelos de tração integral o sistema Porsche Active Ride. Este sistema permite absorver as imperfeições da estrada, reduz o rolamento da carroçaria ao distribuir o peso pelas quatro rodas. Desta forma, claro, há melhoria na aderência e do comportamento em curva.

Sob o mesmo ponto de vista, o novo Porsche Taycan tem jantes novas mais aerodinâmicas para reduzir a resistência ao rolamento. Na travagem há mais recuperação, cerca de 30% melhor que o atual modelo e até 400 kW (mais 30%).

Estilo subtilmente renovado

Com toda a certeza que o menor investimento foi feito no estilo. Novos faróis e farolins, com a frente a receber luzes HD Matrix. Atrás, o logótipo Porsche passa a estar incorporado na faixa de luz traseira com tratamento tridimensional. E, já está!

Por outro lado, o interior do Taycan recebe um novo ecrã com interface de utilizador melhorada. E uma alavanca atrás do volante que torna o acesso às tecnologias de assistência ao condutor mais intuitivas. Também o sistema Apple Car Play está mais integrado no sistema de info entretenimento. Do mesmo modo, há uma nova função de streaming de vídeo (In-Car Video) no ecrã central do sistema e na opcional pantalha colocada frente ao passageiro.

Finalmente, dizer que há duas opções de interior sem recurso a pele verdadeira e um tecido de lã, que é opção nos modelos de entrada de gama e de série no Turbo e Turbo S.