Novo Fiat Panda será assim. Haverá versão elétrica, mas também a combustão!

O novo Fiat Panda será apresentado no próximo dia 11 de julho, exatamente no dia em que a casa de Turim cumpre 125 anos desde a sua fundação.

O novo Fiat Panda será apresentado no próximo dia 11 de julho, exatamente no dia em que a casa de Turim cumpre 125 anos desde a sua fundação por Giovanni Agnelli como Fabbrica Italiana di Automobile Torino. A quarta geração do pequeno carro que domina, ainda hoje, o segmento dos citadinos, é um produto Stellantis. Por isso a sua proximidade com o novo Citroën C3 e a oferta de multi energia. Com toda a certeza teremos um Fiat Panda elétrico, mas também com opções a gasolina.

Uma vez mais, o departamento de homologações europeias permite-nos oferecer as primeiras imagens do carro definitivo. Com toda a certeza que podemos ver nas formas do Panda, o Citroen C3 remodelado.

FIAT PANDA 2024 1

Novo Fiat Panda será assim

De facto, o novo Fiat Panda é um produto Stellantis. Só para exemplificar, os espelhos retrovisores exteriores e os puxadores das portas são os mesmos do 208. Depois, vemos o para-brisas com os pilares pintados de preto mate e um tejadilho direito.

FIAT PANDA 2024 2

No mesmo sentido, encontramos a traseira e a frente curtos e um habitáculo recuado. Exatamente como o Citroen C3. A partir daqui tudo é diferente. O desenho da traseira do novo Fiat Panda lembra um pouco o Lancia Ypsilon com os farolins posicionados muito acima. Mas ao invés do Lancia, no Panda são quadrados e atravessados por uma barra luminosa. O óculo traseiro é curto, mas prolonga-se para baixo dos farolins.

Por outro lado, os vidros mais pequenos e os painéis das portas parecem ter vindo, diretamente, do C3. A plataforma do novo Fiat Panda elétrico é, claro, a STLA Smart que permite ao Panda estar disponível com motorização elétrica e motor de combustão interna com hibridização ligeira.

FIAT PANDA 2024 3

Novo modelo poderá ter ligações à… China

De acordo com algumas informações, o novo Fiat Panda poderá ter fortes ligações à China e menos à Citroen. Conhecem a Leap Motors? Esta empresa chinesa vendeu 20% do capital à Stellantis por 1,5 mil milhões de euros e uma parceria estratégica. Tudo aconteceu com o propósito de criar as condições para que os objetivos do plano Dare Forword 2030 sejam alcançados.

Nasceu, assim, a Leapmotor International, onde a Stellantis tem 51% do capital e espera algumas sinergias a partir do segundo semestre deste ano. Ou seja, exatamente quando o novo Fiat Panda será revelado.