Novo Aston Martin Vantage V8 com 665 cv é… brutal!

Novo Aston Martin Vantage V8 com 665 CV entra na luta direta com Ferrari Roma e Porsche 911 Turbo S, revelando-se absolutamente… brutal!

A notícia que dava como acabados os motores de combustão e decretava o fim dos desportivos de topo é, manifestamente, exagerada. A casa de Gaydon também se rendeu aos SUV, tal como a Ferrari, mas com este novo Aston Martin Vantage V8 carregado com 665 cv, volta a marcar as notícias e mostra um rival do Ferrari Roma.

Fazendo as contas, o novo Aston Martin Vantage V8 tem mais 30% de potência que o anterior modelo. Por outro lado, exibe uma carroçaria mais musculada e um interior modernizado face a alguns modelos da gama.

Aston Martin Vantage4

Novo Aston Martin Vantage V8 ameaça… Ferrari Roma?

Com toda a certeza, estas são alterações mais profundas que uma ligeira remodelação. O “pequeno” Aston Martin recebeu as mesmas intervenções que os modelos de topo DB11 e DB12.

Quer isto dizer que a base técnica é a mesma e a definição de estilo também é igual à anterior geração. Porém, estamos perante um carro muito diferente. E aqui começa-se a perceber a mão de Amadeo Felisa, um antigo responsável de produto da Ferrari que, agora, é o diretor geral da Aston Martin.

Aston Martin Vantage6

A aparência é muito mais musculada e a opção pelo reforço do motor V8, deixando a eletrificação de fora. Sobre isso, o diretor geral da Aston Martin referiu que “o sector dos automóveis de alta performance está a entrar num período de profunda mudança e é ainda mais importante para nós mantermo-nos fiéis às qualidades fundamentais da nossa marca (…) É por isso que este novo modelo demonstra um compromisso inabalável com a alta performance na sua forma mais pura e explícita”.

Aston Martin Vantage8

Motor V8 4.0 biturbo com 665 cv

Fornecido pela Mercedes-AMG, o bloco do Vantage V8 foi retrabalhado para oferecer os 665 cv e os 685 a 800 Nm de binário que são exibidos na ficha técnica. Com o intuito de oferecer estas cifras de desempenho, foram alterados os turbos, os veios de excêntricos, a taxa de compressão, a lubrificação e o arrefecimento.

Aston Martin Vantage23

Contas feitas, o Vantage V8 fica a apenas 11 cv do DB12 e pesa menos 85 kg! Pronto, são mais 75 quilogramas que a anterior versão, mas mesmo assim… Manteve-se a caixa automática ZF no eixo traseiro e o motor atrás do eixo dianteiro. Com uma relação final mais curta e algumas mudanças nas outras relações, o novo Aston Martin Vantage V8 chega dos 0-100 km/h em 3,5 segundos e toca os 325 km/h.

Aston Martin Vantage com chassis repensado e mais eletrónica

O chassis em alumínio colado viu a rigidez aumentar, com o sub-chassis dianteiro a ser recuado e os apoios da suspensão reforçados. Por outro lado, as vias foram alargadas (3 cm) sendo de 2,05 metros.

No mesmo sentido, o comprimento do carro aumentou 3 cm (é agora de 4,50 metros). Já a distância entre eixos ficou igual. O novo Aston Martin Vantage V8 é ligeiramente mais alto com 1,28 metros.

Por outro lado, a suspensão utiliza amortecedores adaptativos Billstein DTX. Nessa medida, as jantes de 21 polegadas escondem discos de 400 mm e maxilas de seis pistões à frente e 360 mm com maxilas de 4 pistões atrás. Igualzinho ao DB12! Os pneus são os Michelin Pilot Sport S5, feito por medida para o novo Aston Martin Vantage V8.

O novo Aston Martin V8 está equipado com todas as ajudas eletrónicas (passiveis de serem desligadas), diferencial autoblocante eletrónico e uma direção com 2,27 voltas de topo a topo.

Interior totalmente diferente

Com toda a certeza, aqui encontramos a maior diferença para o anterior modelo. Acompanhando aquilo que foi feito no DB12, o novo Aston Martin Vantage V8 tem um painel de instrumentos muito mais elegante, com linhas retas.

Por outro lado, a consola central tem duas saídas de ar da climatização e um ecrã de 10,25 polegadas. O pequeno comando da caixa está ladeado por vários botões físicos que controlam a climatização, sistema de áudio e as definições da suspensão e do controlo de estabilidade.

De maneira idêntica, o painel de instrumentos é totalmente digital e a conectividade 4G que dá acesso a serviços conectados. Os bancos desportivos aquecidos, as câmaras 360 graus e sistema áudio de 360 W com 11 altifalantes, faróis adaptativos, fazem parte do equipamentos de série.

Concorrentes de peso

O novo Aston Martin Vantage V8 terá como rivais modelos como o Ferrari Roma, Porsche 911 TurboS e o Mercedes AMG-GT. A produção vai iniciar-se no final de março e as primeiras entregas no segundo semestre. Por outro lado, vai surgir uma variante descapotável e já está pronta a versão de competição que vai disputar o Mundial de Endurance e os campeonatos de GT.

Aston Martin Vantage15