Nova BMW Série 5 Touring estreia versão 100% elétrica!

A nova BMW Série 5 Touring chega com uma inédita versão 100% elétrica, para além de mais bagageira e mais potência.

A sexta geração da carrinha da Série 5 chega com mais bagageira e mais potência. Porém a grande novidade da nova BMW Série 5 Touring é a versão 100% elétrica, estreia absoluta nesta carrinha. Segue, assim, os passos da berlina exibindo a mesma fórmula de estilo, prometendo a BMW que esta é uma excelente alternativa aos crossover. O novo modelo será lançado em maio e chegará a Portugal até ao final do ano.

Será a estreia absoluta da carrinha da Série 5 na mobilidade elétrica, embora tenha muitas outras coisas interessantes para destacar. Em primeiro lugar, a nova BMW Série 5 Touring está maior. Em segundo lugar, oferece uma bagageira mais generosa. Finalmente, todos os motores de combustão interna têm hibridização ligeira 48 volts e a caixa automática Steptronic é de série em todos os modelos.

Nova BMW Série 5 Touring com versão i5

Esta é a grande novidade da nova BMW Série 5 Touring: o BMW i5 Touring. Com toda a certeza era algo necessário à gama do Série 5. Pela primeira vez 100% elétrica, a carrinha do Série 5 tem uma bateria de 81,2 kWh. Depois há várias opções. O BMW i5 eDrive40 Touring tem um motor elétrico no eixo traseiro com 340 cv e 430 Nm de binário. Chega dos 0-100 km/h em 6,1 segundo e tem a velocidade limitada aos 193 km/h. A autonomia homologada oscila entre 483 e 560 km.

BMW I5 TOURING 2024 7

Juntamente com esta versão mais “acessível” é proposto o i5 M60 xDrive Touring que faz disparar a potência para os 517 cv (601 cv no modo My Mode Sport) e 795 Nm (820 Nm em modo My Sport Mode). Com toda a certeza, o i5 M60 xDrive Touring oferece desempenho de topo. Vai dos 0-100 km/h em 3,9 segundos com uma velocidade limitada aos 230 km/h, mas a autonomia é menor, entre os 445 e os 506 km.

Por outro lado, a capacidade de carregamento do i5 Touring é excelente. O carregador interno autoriza 11 e 22 kW (opcional) e sistema rápido até 205 kW. Quer isto dizer que em dez minutos podem ser carregados 149 km de autonomia. Nesse sentido, a função Max Range aumenta em 25% a autonomia.

BMW 530e TOURING 2024 5

Motores híbridos para a nova BMW Série 5 Touring

Com o propósito de deixar felizes os adeptos do modelo que torcem o nariz à eletrificação, a nova BMW Série 5 Touring oferece motores de combustão interna. Porém, todos eletrificados com solução híbrida ligeira com tecnologia de 48 volts ou Plug-In.

A gama de combustão conta, para já, com o 520d e o bloco de quatro cilindros turbodiesel com 197 cv e 400 Nm. Caixa automática Steptronic de oito velocidades é de série e pode vir acompanhada do sistema xDrive de tração integral.

Para já foram estas as versões anunciadas pela BMW, esperando-se no verão a chegada de mais motorizações. Entre elas um bloco de seis cilindros a gasóleo e duas variantes com a mais recente geração de motorizações híbridas Plug-In.

BMW I5 TOURING 2024 12

Tecnologia reforçada no novo modelo

A nova BMW Série 5 Touring está equipada com tecnologia de encher o olho. Com toda a certeza, ter um Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem com ativação ocular, vai deixar todos dentro do carro boquiabertos!

Por outro lado, o Série 5 Touring oferece o sistema “Driving Assistant Profissional” que inclui Assistência à Direção e Manutenção na Faixa de Rodagem, Controlo de Distância com função Stop&Go. No mesmo sentido, o “Highway Assistant” permite rolar em sistema “mãos livres” até aos 130 km/h, em auto estrada.

Estilo renovado à imagem do Série 5

Naturalmente que a nova BMW Série 5 Touring segue o estilo escolhido para a berlina. Quer isto dizer que abandona as curvas suaves da anterior geração por troca com linhas tensas e superfícies cinzeladas. Por outro lado, a grelha é proeminente e pode ter o já famoso contorno luminoso BMW Iconic Glow. Porém, este é um opcional.

BMW 520d TOURING 2024 7

Caminhando para a traseira, percebemos que a nova BMW Série 5 Touring tem uma linha de ombros vincada e um tejadilho que se inclina para a traseira. Esta é mais simples, mas com os códigos do estilo BMW, ou seja, faróis esguios e um óculo traseiro escurecido.

Com o intuito de dar um ar mais fresco à carrinha, a BMW oferece jantes de 18 e 19 polegadas, com novo desenho, de série e uma opção de 21 polegadas. Com toda a certeza, podem ser encomendados os pacotes M Sport e M Sport Pro, a que se junta o M Carbon Exterior.

A nova BMW Série 5 Touring está maior. Está mais comprida 97 mm, mais larga 32 mm e mais alta 17 mm, com uma distância entre eixos majorada em 20 mm.

BMW i5 M60 TOURING 2024 9

Interior de qualidade com bagageira maior

O habitáculo da nova BMW Série 5 Touring é familiar, mas com algumas novidades. Em primeiro lugar, o painel curvo que engloba um ecrã de 12,3 polegadas a funcionar como painel de instrumentos e outro de 14,9 polegadas exclusivo do sistema de info entretenimento.

Em segundo lugar, já está equipada com o novo sistema operativo BMW OS 8.5. Quer isto dizer que aceita streaming de vídeo e jogos. Finalmente, encontrará compatibilidade Android Auto e Apple Carplay.

Por outro lado, embora os detalhes sejam escassos, a nova BMW Série 5 Touring está equipada com um volante mais plano e bancos desportivos. Juntamente com essas diferenças, a BMW reclama ser o interior do modelo inteiramente vegano.

Poderá encomendar a sua carrinha com sistema de som Bowers & Wilkins com 18 altifalantes ou ainda a “BMW Interaction Bar”.

Finalmente, falamos da bagageira. Com o fim de oferecer o maior espaço possível, a BMW oferece na carrinha do Série 5 uma capacidade de 570 litros que podem chegar aos 1700 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Por outro lado, há um espaço por baixo do piso da bagageira que a BMW não revelou qual a capacidade e um portão traseiro com abertura elétrica automática.

BMW Série 5. Uma história com cinco gerações