Lancia Ypsilon regressa como elétrico e promete boas autonomias

O novo Lancia Ypsilon é o salvo-conduto para a marca italiana regressar ao mercado mundial através de um modelo 100% elétrico.

Longos foram os dias de ausência da Lancia do mercado mundial. Confinada aos limites do território italiano, a casa italiana recebeu salvo-conduto para regressar com o novo Lancia Ypsilon. Com toda a certeza é um regresso saudado que se faz com nova geração do Ypsilon. O Escape Livre já lhe revelou as formas do modelo, mas aqui ficam as fotos oficiais do utilitário Lancia que nasce como modelo 100% elétrico.

Ousado! Será esta a melhor definição para o novo Lancia Ypsilon. Condicionados por ter como base o Peugeot 208, os técnicos e designers da Lancia fizeram um excelente trabalho. O estilo é ousado, o interior também e há várias novidades que merecem a pena serem avaliadas.

LANCIA YPSILON 2024 15

Lancia Ypsilon renasce elétrico

O lançamento do carro foi feito através de uma série especial denominada Edition Cassina inspirada, diz a Lancia, no mundo das mobílias italianas. E foi a marca Cassina a escolhida para dar nome às 1906 unidades desta série especial. A apresentação foi feita em Milão, com possibilidade de os clientes interagirem e expressarem o seu interesse no Lancia Ypsilon Edizione Cassina. Um automóvel que será 100% elétrico.

Pu+Ra HPE é fonte de inspiração

Claramente, o estilo do Ypsilon está marcado pelo protótipo Pu+Ra HPE apresentado o ano passado. Diz a Lancia que “A carroçaria apresenta as formas suaves, elegantes, puras e sensuais do Aurelia e do Flaminia, combinadas com as mais modernas expressões de radicalismo inspiradas na história desportiva da marca, encarnada pelos famosos Stratos e Delta, e pela linguagem da arquitetura, do mobiliário e da moda.”

Peugeot e-208 é a base do Lancia Ypsilon

Com toda a certeza vemos no perfil do Ypsilon o Peugeot e-208, algo natural pois o modelo da casa do leão é a base deste renovado Lancia. Porém, a forma da superfície vidrada torna o perfil diferente. A frente está, claramente, marcada pelo Pu+Ra HPE com os faróis montados por baixo das luzes diurnas e os logótipos Lancia no pilar C.

LANCIA YPSILON 2024 18

Na traseira, os farolins inspirados no Lancia Stratos são unidos por uma barra preta com o nome Lancia. Ambos estão salientes face ao óculo traseiro. O para choques também foi redesenhado para rimar com os farolins.

Este novo Lancia elétrico utiliza a mesma mecânica do e-208 e do Corsa-e. Por conseguinte, tem uma bateria de 51 kWh que autoriza uma autonomia até 403 km. O motor tem 156 cv e 260 Nm de binário, e o sistema autoriza carregamento rápido de 20 a 80% da bateria em 24 minutos. O consumo homologado é de 14,3 a 14,5 kWh/100 km.

Edizione Cassina com estilo diferenciado

Com o propósito de exaltar o estilo italiano, a Lancia uniu-se ao fabricante de móveis Cassina para assinalar o lançamento do novo Lancia Ypsilon. E foi a firma italiana que se responsabilizou pelo interior do modelo nesta série especial.

Os bancos estão forrados com um padrão “canneloni”. Por outro lado, a consola central tem uma mesinha e um volante reto na parte inferior. O sistema de info entretenimento conta com o novo Sound Air Light Augmentation da Stellantis. Quer isto dizer que utiliza “widgets” totalmente personalizáveis, sendo a “homepage” a central de comando que o leva a escolher se quer comunicar com o carro através de um botão ou vocalmente.

O novo Lancia Y estará disponível com oferta de financiamento Stellantis Financial Services com uma entrada de 9800€ e rendas mensais de 200€ durante 35 meses. Está incluía a solução de carregamento “Easy Wallbox” e uma garantia de 3 anos/30.000 km.