Fórmula 1 rejeitou a entrada de Andretti e da Cadillac

A F1 rejeitou Andretti e a Cadillac como 11ª equipa no Mundial de F1 para 2025. Um chumbo que era esperado mas que promete mais desenvolvimentos.

A F1 rejeitou Andretti e a Cadillac como 11ª equipa no Mundial de F1 a partir de 2025. Um chumbo que era esperado, mas que surge à luz de explicações dúbias e que fazem pouco sentido. Com toda a certeza isto não fica por aqui e há empresas de advogados à espera da taluda com um processo que pode acabar por ser muito feio. Quando tinha tudo para ser uma bela novidade para a Fórmula 1.

Uma longa declaração para dizer que a Fórmula One Management (FOM) rejeitou a admissão da Andretti Cadillac como a 11º equipa do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Fica claro que tudo aquilo que levou a FIA a aceitar a entrada da Andretti na F1, não é suficiente para a FOM.

F1 ANDRETTI MICHAEL ANDRETTI

F1 rejeitou Andretti

Em primeiro lugar, a FOM entende que há poucas possibilidades da equipa norte americana alcançar um nível aceitável, pelo que não vê mais valias comerciais em ter mais dois carros na grelha sem competitividade. Tenha essa equipa um nome famoso ou não.

Em segundo lugar, a FOM duvida que, tecnicamente, a Andretti Cadillac tenha capacidade para fazer um carro para 2025 e depois outro com as regras de 2026. Finalmente, usar um motor cliente até 2028 (no caso Renault) e depois passar para o motor Cadillac não é uma boa ideia. Isto entre muitas outras coisas que estão naquela declaração e que, somadas, dizem isto mesmo. Com algumas frases que são duras como “não fomos capazes de identificar qualquer efeito positivo nos resultados comerciais da CRH (Commercial Rights Holder), como indicador chave do valor comercial puro do campeonato.”

Logo depois desta comunicação, a FIA respondeu dizendo que “está comprometida com o diálogo e a avaliar os próximos passos.”

F1 ANDRETTI MICHAEL ANDRETTI MARIO ANDRETTI

Andretti responde com enigma

No rescaldo deste anúncio, fica a declaração da Andretti dizendo estar “frontalmente contra esta decisão” e que o trabalho “continua em bom ritmo”. Pelo menos por agora.

Acreditamos que tudo possa ser diferente em 2028 quando a Cadillac (General Motors) tiver um motor próprio. Mas isso será só daqui a quatro anos e sem competir, não se percebe como é que a Andretti será mais competitiva nessa altura. Por outro lado, não será possível manter o mesmo nível de investimento na equipa durante esses quatro anos.

Enfim, há um postigo aberto para 2028. Vamos ver se Michael Andretti e a Cadillac vão manter-se teimosos e a queimar milhões de dólares, ou se vão aos poucos convencer-se que não vai ser possível ultrapassar a FOM? Ou terá a FIA e a família Andretti uma carta na manga, comprando uma equipa existente? Não perca os próximos episódios, porque nós também não!