Este é o MG3 que chegou a Genebra para enfrentar Toyota e Renault

Uma das novidades do espaço da MG Motor era o MG3, modelo que chega à Europa com o objetivo de enfrentar Toyota e Renault!

Uma das novidades do espaço da MG Motor no Salão Automóvel de Genebra é o MG3, modelo que já estava à venda no Reino Unido. Agora, chega ao resto da Europa prometendo dar que fazer à Toyota e Renault no mercado dos modelos eletrificados do segmento B. Com um sistema híbrido, o MG 3 será o ponta de lança da marca chinesa no segmento B. Para lá do MG3, a casa chinesa mostrou a sua gama de produtos, a versão final do Cyberster e a nova marca IM, da qual falaremos noutro artigo.

Os alvos da MG com o pequeno 3 são os modelos da Toyota e da Renault. Em primeiro lugar, oferecendo um motor elétrico com 100 kW (ou seja 136 cv e o motor térmico com 1.5 litros debita 75 kW ou 102 cv), bem mais que aquilo que a Toyota oferece (59 kW). Em segundo lugar, este nível de potência permite ao MG3 acelerar até aos 80 km/h apenas com o motor elétrico.

MG3. Mais potente e mais elétrico

Finalmente, para andar em modo elétrico utiliza a energia fornecida por um gerador acoplado ao motor a gasolina de 1.5 litros. Pode, também, usar um sistema paralelo que envia potência elétrica e do motor de combustão interna ao mesmo tempo para as rodas.

Contas feitas, o MG3 Hybrid+ tem uma potência combinada de 192 cv. Cifra que permite uma aceleração 0-100 km/h em 8 segundos. Por outro lado, o sistema híbrido utiliza uma caixa de três velocidades que, diz a MG, é muito mais fácil e agradável de utilizar que a CVT da Toyota.

Baixos consumos e emissões de CO2

Com toda a certeza, a bateria de 1,83 kWh ajuda a uma ampla utilização do modo EV desde que o percurso ajude. Caso contrário, o gerador acoplado ao bloco a gasolina cuida do assunto.

Por outro lado, há uma significativa baixa de consumos e emissões. Diz a MG que o MG3 ficará com uma etiqueta de 100 g/km de CO2, ao passo que os consumos descem para os 4,4 l/100 km. O que, a confirmar-se, acaba por ficar aquém do que faz a Toyota e a Renault. O Yaris Hybrid tem homologado 91 g/km de CO2 e o Renault Clio E-Tech 95 g/km.

MG Genebra 2024 2

Tecnologia atualizada

Com o propósito de oferecer algo diferente, a MG colocou no interior do 3, dois ecrãs de generosas dimensões. Particularmente o que serve o sistema de info-entretenimento com 10,25 polegadas. Oferece de serie sistema de navegação e o pacote MG iSmart de conectividade.

No mesmo sentido, o MG3 oferece sensores de estacionamento traseiro com câmara, acesso e arranque mãos livres e nos modelos de topo câmara 360 graus. Os sistemas ADAS, conhecidos na marca as SAIC como MG Pilot, incluem várias coisas. Manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo, aviso de colisão frontal e auxiliar de condução em engarrafamento.

As diferenças do MG3 britânico e da versão europeia

Com toda a certeza não são muitas. É mais comprido 55 mm (4113 mm), é 68 mm mais largo (1797 mm) e manteve as outras cotas. O mais significativo é que a MG diz que este modelo retém o “fun to drive” (diversão na condução) dos modelos do passado da marca Morris Garages (MG), melhorando significativamente o conforto.

A marca não revelou preços para o MG3. Sabemos que no Reino Unido era dos carros mais baratos do mercado com um valor em redor dos 17 mil euros. Com toda a certeza, sendo mais desenvolvido tecnologicamente, o preço de verá subir para próximo dos valores dos rivais da Renault e da Toyota. Ainda assim, como referiu um responsável da MG presente no Salão de Genebra, abaixo dos rivais.