Diretamente de Genebra… aqui está a versão final do novo Renault 5 E-Tech!

O novo Renault 5 100% elétrica foi finalmente revelado no Salão Automóvel de Genebra. Estivemos lá para o ver ao vivo e a cores!

É caso para dizer, finalmente! O novo Renault 5 não só é o carro do Salão Automóvel de Genebra como será, certamente, o lançamento do ano. Já foi há mais de três anos que as primeiras imagens do Renault 5 deixaram o mundo de boca aberta. O seu regresso através de um divertido elétrico revivalista tem sido muito bem aceite. Já em 2022, o Renault 5 chegou a receber o título de “Protótipo Mais Bonito do ano”. Agora, aqui no Salão de Genebra 2024, vimos finalmente a versão final do novo Renault 5 100% elétrico.

O novo modelo da Renault que virá substituir o já cansado Zoe tem concentrado todas as atenções do Salão de Genebra. Sem fugir praticamente nada do concept que lhe deu origem, o novo Renault 5 tem estilo e linhas muito modernas mas que inegavelmente recordam o saudoso Renault 5 produzido entre 1972 e 1996 e que foi líder de vendas no mercado português.

Aqui está o novo Renault 5 que será revelado em fevereiro

A marca francesa anda a mostrar detalhes do novo Renault 5. A versão final será revelada já no próximo mês de fevereiro.

Ler mais

Face ao concept, destaca-se naturalmente a ausência do lettering Renault iluminado na frente bem como o feixe led na traseira a unir ambos os faróis.

Um elétrico revivalista!

Desde as formas dos grupos óticos, retangulares na frente e em posição vertical na traseira, à inclinação do pilar C, ou à posição dos logótipos, muitos são os detalhes que nos recordam o anterior Renault 5, isto apesar dos seus quase 4 metros de comprimento.

Dos detalhes que agora conhecemos, destacamos o indicador de bateria no capot a recordar a entrada de ar do antigo Renault 5, e o interior com os bancos também típicos do R5 de outrora. Reconhecemos ainda alguns pormenores do novo Megane E-Tech como o volante.

O novo Renault 5 E-Tech estreia ainda a tecnologia V2G (vehicle-to-grid) que dá a possibilidade de fornecer energia diretamente à rede, e que será uma mais-valia para alguns.

Para além do indicador do estado da bateria no capot, o Renault 5 elétrico coloca a porta de carregamento na frente lateral do lado esquerdo.

Baterias e preços do Renault 5 elétrico

Para além disso, o novo Renault 5 E-Tech é o primeiro automóvel da marca construído sobre a nova plataforma AmpR Small (anteriormente CMF-B EV). Conta com uma bateria de 52 kWh, e anuncia uma autonomia de até 400 km. Será com esta versão que a Renault abrirá as encomendas. Mais tarde será lançada uma versão com bateria de 40 kWh, e ainda mais acessível, com autonomia de até 300 km.

Para além disso vão existir três níveis de potência: 70 kW (95 cv), 88 kW (120 cv) e 110 kW (150 cv). Um detalhe curioso deste novo Renault 5 elétrico é a adoção de um eixo traseiro multilink que promete conferir-lhe um comportamento dinâmico bastante interessante.

Segundo a Renault, o novo Renault 5 chegará ao mercado nacional antes do final do ano, com preços a começar nos 25 000€. Contudo, este será o preço para a versão com bateria mais pequena (40 kWh) que chegará um pouco mais tarde. As encomendas deverão abrir já durante o próximo mês de março.

Elétricos baratos, abaixo de 25.000€? Eles estão a caminho…

Está à espera de um elétrico barato? Há uns meses dir-lhe-íamos que esperasse sentado. Hoje podemos dizer-lhe que estão a caminho.

Ler mais

Já sabemos ainda que haverá uma versão deste Renault 5 a cargo da Alpine, de onde se prevê que saia um dos melhores e mais divertidos pocket-rockets elétricos do mercado. Será um rival do Abarth 500e e do MINI Cooper SE.