Dacia Spring renova-se e fica (ainda) mais barato!

O Dacia Spring renovado, será uma das estrelas de Genebra, e vais ser ainda mais barato, segundo afirmou Luca de Meo, CEO do grupo Renault.

O novo Dacia Spring será uma das estrelas do Salão de Genebra, e vai ser ainda mais barato! Com toda a certeza vai ser mais agradável com destaque para a estética e para o interior. O remodelado modelo será apresentado no Salão de Genebra no dia 26 de fevereiro e, nessa altura, teremos os preços de um modelo que poderá ser encomendado em Portugal a partir da primavera com a chegada aprazada para o verão.

Até algum construtor cumprir as promessas de carros elétricos, verdadeiramente baratos, o Dacia Spring continua a ser o modelo alimentado por baterias mais acessível do mercado. Com toda a certeza, o sucesso que assegurou – e que surpreendeu a Renault – impeliu a Dacia a fazer-lhe uma renovação mais profunda.

Melhor, e mais barato!

Regra geral, um automóvel que se renova acaba por ver o seu preço subir. Com o fim de descer ainda mais a fasquia dos preços, Luca de Meo, o CEO do Grupo Renault, foi no sentido contrário. O novo Dacia Spring vai, mesmo, ficar mais barato! Até porque agora tem um concorrente a chegar ao mercado, o novo Citroën ë-C3.

Disse o italiano que lidera os destinos do grupo francês que o Spring será “giro e ainda mais barato”. E com desempenho melhorado. Só para exemplificar, o modelo urbano 100% elétrico da Dacia vendeu, em 2023, 59 054 unidades. Isso significou um aumento de 21,7% face a 2022, quando foram comercializadas 48 538 unidades.

Desse modo, o Dacia Spring ficou no oitavo lugar dos modelos elétricos mais vendidos, à frente do Volvo XC40 e do BMW i4 a pouco mais de 3 mil unidades do Fiat 500e e 4 mil veículos do VW ID.3. Recordamos que o atual modelo custa 19 990€ (com motor de 45 cv) e 22 050€ com o motor mais potente de 65 cv. Conseguirá a Dacia descer dos 20 mil euros para o modelo mais potente?!

Quais as vantagens do Dacia Spring?

Para lá do preço que poderá ser menor devido a várias economias de escala e vários elementos oriundos do novo Duster, o novo Dacia Spring surge com várias alterações pouco onerosas. O que não muda, por exemplo, é a bateria de 26,9 kWh que autoriza uma autonomia acima dos 200 km. Porém, este “facelift” acarretou o aumento de seis quilos no peso pluma de 948 kg. Distante da tonelada e do peso de alguns dos seus rivais. Os mais de 200 quilómetros de autonomia são suficientes para o ambiente do Spring… a cidade.

DACIA SPRING 2024 8

Com o intuito de esclarecer isso mesmo, a Dacia diz que 75% dos condutores monitorizados carregam o Spring uma vez por semana depois de cumprirem, em média, 37 km por dia a uma média de 37 km/h. Por outro lado, esses 75% carrega a bateria em casa usando a rede normal.

Ou seja, até neste caso a poupança é assinalável. Contas feitas, numa ficha convencional de 10 amperes, são precisas cerca de 11 horas para que o carregador interno de 7 kW carregue toda a bateria. Numa tomada de 16 amperes, são necessárias menos de 7 horas. No caso de ter uma “Wallbox” e com o carregador interno opcional de 30 kW, entre 20 e 80% de carga são preenchidos em 45 minutos.

DACIA SPRING 2024 6

Afinal, o que mudou no novo Dacia Spring?

Com toda a certeza o estilo. Não as autonomias. Não melhoram porque o consumo aumenta 0,1 (para 14,6 kWh), mas também não reduzem. Quer isto dizer que se mantêm os 183 km (ciclo WLTP) e os 220 km em cidade.

Por outro lado, a frente do novo Dacia Spring recebeu atualização que coloca o modelo mais próximo do resto da gama. O novo logótipo, os faróis a fundirem-se com a grelha e a assinatura “black” tornam o carro muito diferente.

DACIA SPRING 2024 9

Além disso, o Spring utiliza proteção total nas cavas das rodas e nas soleiras das portas. Ou seja, o Spring tem uma aparência musculada apesar de não ter mais de 3,8 metros e uma largura de 1579 mm.

Nessa medida, há contraste de cores com os para choques para dar mais ousadia ao modelo. A traseira também está muito diferente, com uma placa a imitar carbono a unir os dois farolins, que, por sua vez, contam com novo grafismo. Os para choques também foram redesenhados.

Também mudou o interior

Com o fim de se ver livre dos plásticos de má qualidade e dos bancos desconfortáveis que foram amplamente criticados, a Dacia foi buscar peças ao… Duster. Portanto, há um novo tabliê, novos bancos e ecrãs que funcionam como painel de instrumentos (7 polegadas) e lar do sistema de info entretenimento com generosas 10 polegadas. Naturalmente que este último só está disponível de série na versão de topo, sendo opcional na intermédia e ausente na variante base.

DACIA SPRING 2024 12

Por certo que estes ecrãs, vindos do novo Duster, destoam num carro elétrico pensado para ser barato. Por isso mesmo, são uma mais-valia para o Spring. O fundo do “frunk” dianteiro com 35 litros de capacidade, passa a ter uma cobertura de plástico que permite albergar o cabo de carregamento. Finalmente dizer que o novo Dacia Spring oferece-lhe agora, também, uma ficha de 220 volts incluída na tomada de carregamento. Permite, assim, utilizar coisas como uma máquina de café, uma bomba de ar para encher uma prancha ou outro aparelho elétrico.

Dacia Spring renovado com uma gama alargada… mas simples!

Juntamente com estas alterações, o novo Dacia Spring chegará com uma gama completa, mas simples. A versão de entrada Essencial utiliza o motor de 45 cv e oferece o ecrã de 7 polegadas como painel de instrumentos, volante ajustável em altura, sistema Media Control com porta USB, limitador e regulador de velocidade, fecho central de portas, sensores de estacionamento traseiro, vidros da frente elétricos e tomada de 12 volts.

As variantes Expression e Extreme utilizam o motor de 65 cv. O primeiro adiciona ao Essencial o ar condicionado e jantes de 15 polegadas. O topo de gama oferece espelhos e vidos traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, conectividade sem fios Andoid Auto e Apple CarPlay e carregador bidirecional.