Confirmado! Lewis Hamilton na Ferrari em 2025!

É a grande bomba da “silly season” da Fórmula 1: Lewis Hamilon na Ferrari em 2025! Um rumor que passa a ser verdade daqui a um ano!

É a grande bomba da “silly season” da Fórmula 1: Lewis Hamilton na Ferrari em 2025! Rumor velho como as pirâmides de Gizé, reacendeu-se nas últimas horas e já existe a confirmação. O sete vezes campeão do Mundo de Fórmula 1 volta as costas à Mercedes e a Toto Wolff e cai nos braços de Frédéric Vasseur e da Ferrari na tentativa de levar para casa o oitavo título, desempatar com Michael Schumacher e devolver a casa de Maranello aos títulos.

O ano passado este rumor agigantou-se até ser esvaziado com o anúncio da renovação de Lewis Hamilton com a Mercedes por vários anos. Não foi explicada a duração do contrato – soube-se depois que era para 2024 e 2025 – nem o seu clausulado. Sabe-se, agora, que o acordo era um ano mais um de opção.

LEWIS HAMILTON FERRARI 1

Hamilton na Ferrari em 2025

Com toda a certeza que o sete vezes campeão do Mundo quis fazer uma jogada de poker. “Pagou” para ver o que a Mercedes faria depois de um péssimo 2022, passou 2023 a deixar recados e acaba por fazer “all in” com esta mudança para a Ferrari.

A Ferrari anunciou, há poucos dias, a renovação milionária com Charles Leclerc e ficou de lábios selados sobre Carlos Sainz. O espanhol, inteligente, não fez muitas ondas, mas diz-se que já está em negociações com outras equipas enquanto se faz de desentendido com a falta de contacto para renovar o seu contrato.

Percebe-se tudo isto… Lewis Hamilton na Ferrari vai ser colega de equipa de Charles Leclerc a partir de 2025 e o espanhol terá de ir à sua vidinha. Até porque a coisa está confirmada com os empregados da equipa de Fórmula 1 da Mercedes a já terem sido informados. O anúncio oficial estará por horas.

LEWIS HAMILTON F1 4

Lewis Hamilton e Frédéric Vasseur: velhos conhecidos

Lewis Hamilton e Frédéric Vasseur são não desconhecidos, bem pelo contrário. Ambos são velhos conhecidos e há enorme respeito de parte a parte. Só para exemplificar, foi há quase 20 anos que a ART Grand Prix (de Vasseur) ofereceu dois títulos de campeão a Hamilton: F3 Euro Series em 2005 e GP2 Series em 2006.

Por conseguinte, tudo se alinha: Lewis Hamilton tinha um contrato de um ano mais um de opção com cláusula de saída, Carlos Sainz termina o seu contrato em 2024 e não foi convidado a renovar.

Como recursos é coisa que não faltam à formação de Maranello, teremos Lewis Hamilton e Charles Leclerc na Ferrai em 2025. Resta saber como é que Frédéric Vasseur vai conseguir colocar nas mãos das suas duas vedetas – um com 40 anos o outro com 26 anos e reconhecido como o piloto mais veloz da F1 numa volta – um carro capaz de bater a Red Bull e Max Verstappen e, sobretudo, como é que vai ser gerir os dois egos.

LEWIS HAMILTON F1 1

Palmarés fantástico

Para a história ficam doze anos de ligação de Lewis Hamilton à Mercedes (no final de 2024) e 17 temporadas aos comandos de um monolugar com motor Mercedes. Ele que com a McLaren Mercedes cumpriu 110 Grandes Prémios com 21 vitórias, 26 pole positions, 12 voltas mais rápidas, 49 pódios e 913 pontos. Foi campeão do Mundo em 2008.

Mudou-se para a Mercedes em 2012 e rubricou 222 Grandes Prémios (até final de 2023), 82 vitórias, 78 pole positions, 53 voltas mais rápidas, 148 pódios e 3.726,50 pontos. Adicionando seis títulos de Campeão do Mundo de Fórmula 1.

GP BRASIL F1 6

Razões para a mudança

Com toda a certeza, Lewis Hamilton tem o desejo de dourar mais um pouco um palmarés. Que, claro, poderá ser igualado ou batido nas próximas décadas. Nunca escondeu a admiração pela Ferrari e após onze anos na Mercedes, uma mudança seria uma lufada de ar fresco. Por outro lado, a Mercedes recuperou James Allison para o lugar de diretor técnico, estendendo-lhe o contrato (tal como sucedeu com Toto Wolff).

Porém, Lewis Hamilton ficou muito desanimado com o ano de 2023. Isto porque passou dois anos seguidos sem vitórias, com um sexto e um terceiro lugar no campeonato de pilotos. E, sobretudo, algum desnorte da equipa.

LEWIS HAMILTON F1 3

Por outro lado, com 39 anos, Lewis Hamilton sente o tempo a escoar por entre os dedos e o oitavo título cada vez mais longe. Igualmente claro para o britânico é o avanço da Red Bull face aos adversários. Os primeiros dados do W15 no túnel de vento são encorajadores e pode o britânico sacar esse oitavo título com a Mercedes.

Também não é de descartar o sexto sentido do britânico. Sente que o oitavo título não vai acontecer e vai terminar a carreira na mítica equipa criada por Enso Ferrari. Por outro lado, Frédéric Vasseur tem estado a libertar-se de alguns pesos pesados da equipa e a recrutar sangue novo. Conseguirá o francês num par de anos oferecer o carro necessário para Hamilton voltar a ser campeão? Estará Leclerc pelos ajustes e deixar o veterano britânico ganhar sem luta? Vamos esperar pelo anúncio oficial para perceber o que vai acontecer nos próximos meses. Sendo certo que para a Fórmula 1 não poderia haver melhor silly season que esta!