As novidades da chinesa BYD no Salão de Genebra

A chinesa BYD foi outra das presenças em Genebra. Para além do renovado SUV Tang, vimos o YangWang U8, um poderoso gigante que até flutua.

No espaço da BYD em Genebra as atenções estavam viradas para o U8. Na verdade não é bem um BYD ma sim um Yangwang. É a nova marca de luxo da BYD e levou até Genebra um enorme, luxuoso e até estonteante SUV. Um verdadeiro topo de gama. Isto porque os seus 5,3 m de comprimento e dois metros de largura “escondem” números avassaladores.

São mais de 1100 cv conseguidos através de quatro motores, um em cada roda, e aproximadamente 1280 Nm de binário. Apesar das enormes dimensões faz 3,6 s dos 0-100 km/h. Mas atenção porque não se trata de um 100% elétrico.

O YangWang U8 tem ainda um sistema híbrido plug-in assente num motor 2.0 turbo a gasolina, ao passo que os motores elétricos recorrem a uma bateria de 49 kWh de capacidade. Para se ter noção, esta é praticamente a capacidade de uma bateria de um elétrico mais convencional. Para além disso, o inteligente sistema de tração integral possibilita que o YangWang U8 gire sobre si mesmo num movimento de 360º.

YangWang U8. Um gigante que flutua!

Ainda no exterior reconhecem-se algumas parecenças com Land Rover Defender que até ser um dos concorrentes deste YangWang U8, bem como o Mercedes-Benz Classe G. Mas não nos deixemos enganar pelas dimensões e luxo a bordo, porque segundo a BYD, as duas tecnologias presentes neste modelo, a e⁴Platform e o DiSus Intelligent Body Control System, atribuem-lhe capacidades em fora de estrada inacreditáveis. Isto já para não falar na tecnologia IP68 de impermeabilização e vedação da carroçaria para permitir que o veículo flutue na água. Isso mesmo!

No interior naturalmente que reina o luxo, a par com o muito espaço disponível para os cinco ocupantes e claro, tecnologia, muita tecnologia. Naturalmente que não foi pensado para a Europa, e por isso é um modelo que não veremos no nosso país.

As outras presenças BYD em Genebra

Para além deste, o espaço da BYD em Genebra contava com o novo Seal, e Seal U, e este numa nova versão denominada de DM-i. O Seal U DM-i é um SUV PHEV do segmento D e é o primeiro veículo da BYD na Europa a utilizar a tecnologia Super DM (Dual Model). Trata-se de uma tecnologia híbrida desenvolvida para uma eficiência energética excecional, e um consumo de combustível ultrabaixo.

O Seal U DM-i estará disponível na Europa a partir do segundo trimestre de 2024 mas a BYD ainda não revelou mais dados sobre a motorização, pack de baterias ou autonomias.

Tang, um grande e interessante SUV elétrico de sete lugares

A BYD em Genebra mostra ainda ao público, o novo BYD Tang. O SUV elétrico de sete lugares foi totalmente renovado. Equipado com a BYD Blade Battery de 108,8 kWh, garante uma autonomia de 530 km (WLTP combinado). Tem uma potência de 380 kW e atinge uma velocidade máxima de 190 km/h.

Para além de garantir tração integral, conta com espaço para sete ocupantes. A capacidade da bagageira de 940 litros do chão ao teto (com os bancos 6 e 7 rebatidos) pode ser expandida para 1655 litros quando a fila intermédia de bancos é rebatida.

Com o carregamento DC de até 170kW é possível recuperar dos 30% aos 80% em a30 minutos. Já o carregador interno do BYD Tang é de 11 kW AC. Também está disponível de série a função V2L que permite ligar outros aparelhos elétricos.

A BYD chegou recentemente ao mercado nacional mas já tem conquistado muitos adeptos. A gama atual em Portugal é composta pelo Dolphin, o Atto 3, o Han, o Tang, e mais recentemente o Seal, modelo que reúne já uma considerável lista de encomendas. Os preços da gama BYD em Portugal começam nos 29 990€ do BYD Dolphin.