Abarth 600e será o escorpião mais potente de sempre

O Abarth 600e vai ser o veneno do escorpião mais veloz do mundo, não cheira a gasolina, mas promete derreter borracha como a foto denuncia!

O veneno do escorpião mais veloz do mundo não cheira a gasolina, mas promete derreter borracha como a foto denuncia! O Abarth 600e será a versão desportiva do SUV 100% elétrico da Fiat e com 240 cv será o mais potente de sempre alimentado por… bateria! Plataforma retrabalhada e motorização com 240 cv são a receita da casa italiana para um desportivo 100% elétrico. Com toda a certeza, este não será mais um… será um Abarth!

Quando os modelos com motor de combustão interna da casa criada por Carlo Abarth estão a caminho da extinção, a marca italiana da Stellantis não quis deixar ninguém viúvo. O primeiro mordido pelo escorpião, naturalmente, foi o 500e. E só se escutam coisas boas do trabalho da Abarth no pequeno elétrico. Agora, chegou a vez do 600e onde tudo está pronto para um carro delirante. Enfim, um Abarth!

ABARTH 600E 2024 1

Abarth 600e será o mais potente de sempre

Os italianos da casa transalpina não deixam méritos por mãos alheias. Por conseguinte, não há que temer face a esta ofensiva elétrica no coração de uma marca que faz sonhar com as belas máquinas italianas. O carro foi criado em redor de três ideias: pensado para o máximo desempenho, ser o Abarth mais potente de sempre e ser desejado pelos amantes dos modelos desportivos.

ABARTH 600E 2024 2

Com diferencial autoblocante e… muito mais

E só para exemplificar como estes rapazes estão a falar muito a sério, o Abarth 600e Scorpionissima terá 240 cv, diferencial autoblocante… mecânico e pneus desenvolvidos no seio da Fórmula E. Ah pois é!

Por outro lado, o modelo terá suspensões revistas, travões majorados e as jantes de 20 polegadas com os tais pneus Michelin desenvolvidos na Fórmula E. A plataforma é a eCMP, a mesma do Fiat 600e. Porém, como foi alterada pelos engenheiros da Abarth para ter maior performance passou a ser denominada Perfo-e-CMP.

O modelo deverá chegar no final deste ano e por isso a Abarth ainda não revelou nada sobre a bateria. Se for a do 600e, acreditamos que a autonomia venha para baixo dos 400 km. Em primeiro lugar pelo aumento de potência. Em segundo lugar pelas performances. Finalmente, porque será complicado encontrar quilómetros extra num desportivo.

ABARTH 600E 2024

Dúvidas quanto à bateria a aplicar

Talvez por isso ainda nada tenha sido dito. Porque há duas vias: ou uma bateria maior que carrega o peso do carro, ou uma bateria mais pequena com menos autonomia, mas muito mais prazer de condução. Por nós, pode ser a última!

A versão de lançamento Scorpionissima estará limitada a 1949 exemplares e terá uma cor única: Purpura Hypnotic, das fotos. Quanto a diferenças para o 600e, estão nos para-choques dianteiro e traseiro, saias mais profundas e cavas das rodas alargadas. O spoiler traseiro é maior. Preços e data exata de lançamento só vão ser revelados mais tarde.