VW Tayron irá substituir o Tiguan Allspace em 2025

Chama-se Tiguan L Pro na China. No Velho Continente será Tayron o nome escolhido pela Volkswagen para o substituto do Tiguan Allspace.

Chama-se Tiguan L Pro na China. No Velho Continente terá outro nome, embora seja o mesmo carro. Tayron é o nome escolhido pela Volkswagen para o substituto do Tiguan Allspace. Segundo o CEO da marca, Thomas Schafer, este modelo será mundial e produzido na Alemanha (em Wolfsburg), China (unidade fabris de Anting e Changchun) e no México (Puebla). Com toda a certeza terá como base a plataforma MQB-Evo que alberga diferentes acertos de suspensão e hibridização com tecnologia de 48 volts.

Com o fim de homologar o veículo na China, as fotos do modelo final acabaram por verter para fora dos gabinetes oficiais, revelando o modelo que vai chegar à Europa já em 2025. Como referimos, na China chamar-se-á Tiguan L Pro, na Europa será o novo VW Tayron. Convirá lembrar, porém, que esta será a segunda geração do Tayron, modelo vendido na China.

Novo VW Tayron

Novo VW Tayron substitui Tiguan Allspace

Naturalmente que os dados sobre a versão europeia são escassos, para não dizer nenhuns. Porém, olhando à ficha de homologação chinesa, descortinamos as suas dimensões. Com toda a certeza, terá sete lugares – por isso vai ocupar o lugar do Tiguan Allspace que tinha… 7 lugares – encaixados num automóvel com 4735 mm de comprimento.

Por outro lado, terá 1859 mm de largura e 1682 mm de altura. Contas feitas, será 197 mm mais comprido, 17 mm mais largo e 43 mm mais alto que o Tiguan Allspace. Com o intuito de oferecer a máxima habitabilidade, a distância entre eixos aumentou 111 mm face à terceira geração do Tiguan. Serão 2791 mm disponíveis entre os eixos. Por consequência, um automóvel destas dimensões não pode ser leve e a báscula acusa 1790 kgs.

Motores híbridos, mas sem versão 100% elétrica

À imagem do que sucede com outros modelos da gama Volkswagen, o Tayron substitui o VW Tiguan Allspace, mas sem versões 100% elétricas. Por conseguinte, veremos debaixo do capot os blocos a gasolina com hibridização ligeira 48 volts e, também, o bloco diesel 2.0 TDI. Sob o mesmo ponto de vista, o Tayron será equipado com versões híbridas Plug-In com 200 ou 270 cv e uma autonomia 100% elétrica de 100 km. E com capacidade de carga rápida!

O novo modelo poderá se encomendado, consoante as versões, com tração dianteira ou integral. Por outro lado, todos os modelos estarão equipados com a caixa de dupla embraiagem DSG.

Em contrapartida, o nome Tayron pode não ser usado em todos os países. Quer isto dizer que o nome Tiguan pode manter-se em alguns mercados.