Vendas na Europa recuaram em dezembro de 2023

Vendas na Europa recuaram em dezembro de 2023. Com toda a certeza foi um aviso do mercado para as dificuldades que 2024 pode trazer.

As vendas na Europa recuaram, pela primeira vez em 17 meses, no mês de dezembro. Com toda a certeza foi um aviso do mercado para as dificuldades que 2024 pode trazer. A maior responsabilidade pertence ao esfriar das vendas de veículos elétricos. Só para exemplificar, depois do Governo germânico ter acabado com os incentivos à compra de automóveis elétricos, as vendas recuaram de forma assinalável.

Os construtores europeus estão a preparar-se para uma travagem forte no crescimento das vendas em 2024. Pela primeira vez em 17 meses, o mercado recuou. Contas feitas pela ACEA, a associação dos construtores europeu, as vendas na Europa recuaram 3,8% num total de 1,05 milhões de unidades, no mês de dezembro. Isto nos mercados da União Europeia, EFTA e Reino Unido.

Vendas na Europa recuaram

Vendas na Europa recuaram travadas pelos elétricos

Antes de mais nada, convirá referir que o desempenho do mercado em dezembro de 2022 foi extraordinário. Pode a comparação ficar distorcida devido a essa razão. Seja como for, foi o primeiro mês de recuo após 16 meses consecutivos de crescimento.

Apesar dos veículos elétricos terem sido a terceira escolha mais popular entre os consumidores europeus, a verdade é que as vendas não estão no patamar desejado. Por outro lado, os veículos elétricos conheceram um crescimento de 18,5% face a igual mês de 2022. Porém, tal como o resultado de dezembro de 2023 pode estar influenciado pela base de comparação, o mesmo acontece com os elétricos, cujo ponto de partida é baixo.

Vendas na Europa recuaram

Elétricos arrefecem e mercados ressentem-se

Contas feitas ao acumulado de 2023, a quota de mercado dos veículos elétricos chegou aos 14,6%, ultrapassando os modelos a gasóleo que representaram 13,6% das vendas. A escolha principal dos europeus continua a recair nos veículos a gasolina (35,3%), seguidos dos híbridos a gasolina (25,9%) do mercado.

Por causa do fim dos incentivos à compra de veículos elétricos, o mercado alemão contraiu impressionantes 23%. O que contrasta com o que se passou em França (crescimento de 14,5%) ou na Espanha (subida de 10,6%).

Por outro lado, o mês de dezembro de 2023 foi o primeiro mês, desde abril de 2020, em que as vendas de veículos elétricos recuaram. Foram menos 16,9% para 160.700 unidades. Este recuo é a prova do desacelerar das vendas dos modelos elétricos quando acabam os incentivos. Na Alemanha, a vendas de veículos 100% elétricos recuou… 47,6%! Como este é o maior mercado deste tipo de veículo, fica evidente que o crescimento do segmento é artificial.

Com toda a certeza, estes não são os números que se desejam ver e a chegada dos veículos elétricos de baixo preço é urgente.

Acumulado de 2023 com sólida expansão

Em contraste com o trambolhão de dezembro, o ano de 2023 acabou com uma sólida expansão de 13,9%. Contas feitas, o volume total foi de 10,5 milhões de unidades e todos os mercados da União Europeia conheceram crescimento, exceto a Hungria que recuou 3,4%. Por outro lado, a Alemanha, com influência do que se passou em dezembro, viu o seu mercado crescer modestos 7,3%.

Finalmente, dizer que o mercado dos veículos a gasolina cresceu 5,1% em dezembro o que, no acumulado, 3,7 milhões de veículos, um crescimento sustentado de 10,6% face a 2022. Apesar disso, a quota de mercado caiu de 36,4 para 35,3%.

Em sentido contrário seguem os modelos a gasóleo que em dezembro perderam 9,1% – Espanha recuou 26,5%, 22,2% em França e 19,7% em Itália. Inexplicavelmente, a Alemanha entrou em contraciclo com os modelos diesel a terem uma procura incrementada em 10,3%! A quota de mercado na Europa dos diesel caiu de 16,4 para 13,6% tendo sido vendidos 1,4 milhões de unidades.