Sim, é possível! Toyota GR Yaris para 2024 está (ainda) mais desportivo!

O Toyota GR Yaris é uma máquina que nos deixa boquiabertos e a Toyota voltou a surpreender com algumas novidades e evoluções nesta nova geração.

O Toyota GR Yaris é uma máquina que nos deixa boquiabertos e a casa japonesa voltou a surpreender no Salão de Tóquio. Com as alterações promovidas a este renovado GR Yaris, o modelo, agora homologado na categoria WRC2, está ainda mais desportivo oferecendo um interior à imagem do carro de competição e uma caixa automática de 8 velocidades que promete sensações extraordinárias.

Sabia-se que a Toyota iria mexer no GR Yaris, mas as mudanças são maiores do que o esperado. O que torna este desportivo de bolso um dos melhores de sempre. Um miminho diz quem já o experimentou!

Toyota GR Yaris (ainda) mais desportivo

É um facto que havia pouco a melhorar, mas a Toyota não descansa, e se podia fazer evoluir o seu pequeno desportivo, assim o fez. Pode parecer estranho um desportivo ser ainda mais… desportivo! Porém, foi exatamente isso que a Toyota Gazoo Racing conseguiu neste renovado Toyota GR Yaris 2024!

Fresquinho depois da homologação no WRC2, o GR Yaris surgiu no Salão de Tóquio com várias alterações. Em primeiro lugar, a caixa de velocidades. Com o intuito de encontrar uma solução semelhante à usada na competição, esta deixou de ser apenas manual.

Depois de ter usado uma unidade manual de seis velocidades (como a Hyundai fez para o i30N) em exclusivo, agora há uma opção automática com oito velocidades. Não é uma caixa de dupla embraiagem, mas sim uma caixa convencional que a Toyota chama de Direct Automatic Transmission.

Em segundo lugar, os modelos com caixa automática têm refrigeração específica e patilhas no volante. Só para ilustrar as diferenças, a caixa pesa mais 18 kg, mas o carro fica mais rápido nos arranques. A questão da emoção ao volante… dependerá dos gostos!

Toyota GR Yaris 2024 2

O Toyota GR Yaris de 2024 conta ainda com um radiador extra, que está ainda equipado com um sistema que pulveriza água sobre a superfície do radiador, o que acelera o arrefecimento em situações de maior sobreaquecimento.

Toyota espreme mais potência do três cilindros

Não havia falta de potência no “anterior” GR Yaris. Algo que podemos afirmar categoricamente depois de um dia passado no kartódromo de Évora a tirar tempos. Ainda assim, consciente da progressão que o “pequeno” bloco de três cilindros é capaz, a Toyota Gazoo Racing resolveu espremer mais o bloco. Como conseguiu isso? Em primeiro lugar, aumentou a pressão da injeção direta. Em segundo lugar, instalou um novo sensor de pressão de ar na admissão. Finalmente, instalou novos pistões e alterou os veios de excêntricos.

Contas feitas, o pequeno propulsor do Toyota GR Yaris 2024 debita agora 280 cv às 6500 rpm e 390 Nm de binário entre as 3250 e as 4600 rpm. Um ganho pouco expressivo face aos 268 cv e 370 Nm de binário do anterior modelo, mas que demonstra a confiança da marca na fiabilidade deste pequeno, mas endiabrado bloco de três cilindros e 1.6 litros de capacidade.

TOYOTA GR YARIS 2024 2

Toyota GR Yaris em pista! ? TANTO, por tão pouco❗

Em 2021 a Toyota volta a lançar um especial de homologação como há muito o mercado não via. O Toyota GR Yaris é, sem dúvida, o desportivo do ano!

Ler mais

Mudanças no exterior e no interior

Na frente há um novo para choques com amplas entradas de ar. Atrás há novos farolins LED. E pronto, nada mais mudou. Por outro lado, o interior está diferente e mais virado para o condutor com um painel de instrumentos digital aproximado do que acontece nos ralis.

Utilizando o mesmo painel de 12,3 polegadas do Toyota GR Corolla, o painel de instrumentos mostra os dados de forma semelhante aos carros de competição. Juntamente com essa alteração, o ecrãdo sistema de info entretenimento foi reposicionado 15 graus inclinado para o condutor. Diz a Toyota que tudo foi feito com inspiração no carro de ralis.

Só para ilustrar as mudanças, os botões dos quatro piscas e o botão de arranque/desligar do motor estão mais perto do condutor para que, com cintos de quatro apoios, o condutor os consiga alcançar sem dificuldades. Por outro lado, o banco do condutor foi rebaixado 25 mm. 

Um Toyota GR Yaris com… 120 cv e tração dianteira?!

O novo GRMN, tornou o pequeno GR Yaris ainda mais radical. Mas por terras nipónica, nem todas as versões são assim tão apimentadas.

Ler mais