Raid do Bucho e Outros Sabores abre temporada 2024 do Clube Escape Livre

A edição deste ano desenrolar-se-á entre os dias 15 a 17 de março com novidades no percurso e com passagem pela capital do Queijo da Serra, fazendo jus ao nome deste passeio todo-o-terreno turístico.

A Festa do Bucho e o Raid do Bucho e Outros Sabores caminham de mãos dadas há 14 anos. A edição de 2024 promete novos caminhos com sabor a queijo e final, como sempre, à mesa com o Bucho. O Raid do Bucho 2024 será entre os dias 15 a 17 de março. Traz novidades no percurso e passagem pela capital do Queijo da Serra, fazendo jus ao nome deste passeio todo-o-terreno turístico.

O Bucho é um enchido típico da raia que tem uma história centenária. Preparado com carnes do osso, cabeça, rabo e orelha, este enchido é colocado no fumeiro com outros produtos endógenos desta região. A Junta de Freguesia de Freineda organiza há 17 anos o Festival do Bucho a que se uniu o Clube Escape Livre. É, já, um dos mais emblemáticos passeios do clube guardense.

Raid do Bucho 2024 com novidades

Tradição que tem fincado o pé ao avanço do tempo, a Feira do Bucho permite desfrutar dos sabores beirões. É o pano de fundo perfeito para este passeio todo-o-terreno turístico. E, ao longo destes anos tem sido um catalisador para a chegada de mais e mais visitantes à Freineda, ao concelho de Almeida e ao distrito da Guarda.

E porque andar fora de estrada é uma das componentes principais do Raid do Bucho 2024, a Jeep voltará a ser a marca oficial da iniciativa que dá o tiro de partida das atividades do Clube Escape Livre em 2024.

Por outro lado, esta fidelização do abraço entre a Freineda e o Escape Livre não significa que os caminhos pisados sejam os mesmos. Todos os anos há novidades e 2024 não é exceção.

Etapas novas e um sabor a… queijo!

Por conseguinte, o percurso da 14ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores é, uma vez mais, totalmente novo. O destaque do primeiro dia, para além das paisagens sempre deslumbrantes e cheias de cor, é a passagem por Celorico da Beira.

Confirma-se, assim, que esta edição do Raid do Bucho e Outros Sabores vai voltar a fazer jus ao seu nome. A oferta é uma explosão de sabores com a passagem pela Capital do Queijo da Serra. Ocasião para degustar estes sabores, numa altura em que os queijos serranos e os enchidos estão no seu pleno de sabor.

Desse modo, oportunidade de conhecer o Solar do Queijo da Serra. E, claro, levar para casa o verdadeiro sabor serrano do genuíno Queijo da Serra da Estrela.

Por outro lado, o Raid do Bucho 2024 culmina com o caminho até Freineda por novos trilhos. Mas, claro, terminando com a habitual mesa farta do Bucho e Outros Sabores com toda a caravana em redor da Barranha de barro para degustar o famoso enchido. Como aperitivo, todos vão assistir à reconstituição histórica das escaramuças de rua das invasões francesas no Quartel-General de Wellington. Um espetáculo sempre entusiasmante!

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui, na página do evento.